fundo-desfocado-com-paginas-do-livro-em-movimento

Quantas páginas seu livro deve ter?

A ideia de escrever e publicar um livro surge e, com ela, aparece também a dúvida: qual a quantidade ideal de páginas para um livro? É claro que não se mede a qualidade de um livro pela sua quantidade de páginas, mas a dúvida continua válida (e super importante!).

Por isso, preparamos um artigo especial para esclarecer as principais questões sobre este assunto. Vamos lá?

O número de páginas importa?

Certamente, se você pretende publicar uma obra de ficção com grande nível de detalhes e um enredo complexo, o número de páginas precisará ser maior do que em um livro de contos ou uma história infantil. Nestes casos, o número de páginas importa sim, mas justamente por ser consequência da qualidade de sua obra.

Mas não há uma regra quanto a isso!

Franz Kafka, por exemplo, autor de A Metamorfose, era famoso por encerrar em pouquíssimas páginas histórias imortais e que, para sempre, marcaram a literatura mundial.

Já Dostoievsky, escritor do aclamado Crime e Castigo, seguia uma linha oposta e era fã dos “calhamaços”, preferindo histórias longas e detalhadas.

Verdade seja dita, cada autor tem o seu estilo – que inclui não apenas características da sua narrativa como, também, claro, o espaço que precisa para contar sua história.

Leia também: 5 hábitos estranhos de escritores de sucesso

Qual é o tamanho médio dos livros publicados?

De acordo com um estudo da Amazon, o número médio de palavras nos livros publicados (todos os gêneros) é de 64 mil. Abaixo, por curiosidade, listamos alguns dos livros destacados pelo artigo do Huffpost e sua média de palavras:
*Cabe lembrar que o texto original é em inglês e, por isso, a soma equivale à versão estrangeira das obras.

  • A revolução dos bichos, de George Orwell: 29.966 palavras. 75% dos livros são maiores do que este.
  • Madame Bovary, escrito por Gustave Flaubert: 117.963 palavras. 18% dos livros têm mais palavras do que este.
  • Ulysses, de James Joyce: 262.869 palavras. Apenas 2% dos livros têm mais palavras do que este.

Quantidade de palavras x gênero literário:

De acordo com a especialista Zara Altair, ao se questionar sobre o tamanho médio dos livros, é fundamental analisá-los de acordo com seu gênero. Em seu artigo, a autora destaca os seguintes números:

Ficção gerais:

  • Ficção rápida: 300–1500 palavras
  • Historias curtas: 1500–30,000 palavras
  • Novelas (curtas): 30,000–50,000 palavras
  • Romances: 50,000–110,000 palavras

Gêneros Ficcionais

  • Romance tradicional: 70,000–100,000 palavras
  • Sub-gêneros de romance: 40,000–100,000 palavras
  • Ficção científica/fantasia: 90,000–120,000 (e, às vezes, 150,000) palavras
  • Ficção histórica:  80,000–100,000 palavras
  • Terror, mistérios e crimes: 70,000–90,000 palavras
  • Young Adult: 50,000–80,000 palavras

Livros para crianças:

  • Livros de figuras: 300–800 palavras
  • Leitores iniciantes: 200–3500 palavras
  • Leitores iniciantes + capítulos: 4000–10,000 palavras
  • Infanto juvenil: 25,000–40,000 palavras

Não-ficcionais:

  • Padrão (negócios, política, Psicologia, História etc) 70,000–80,000 palavras
  • Memorial: 80,000–100,000 palavras
  • Biografia: 80,000–200,000 palavras
  • How-to / Autoajuda: 40,000–50,000 palavras

Ou seja: é fundamental ter em mente qual é o gênero e público-alvo da sua obra na hora avaliar esses pontos. Quanto maior o número médio de palavras, maior o número de páginas necessárias para apresentar sua história.

Além do tamanho do conteúdo, itens como ilustrações, margens largas, títulos grandes e divisões de capítulos também acabam impactando no tamanho “comercial” do livro e encarecendo um pouco a impressão. Avalie suas opções de diagramação cuidadosamente antes de sair emendendo textos ou cortando informações relavantes apenas para ficar próximo da média de páginas dos demais livros, ok?

Consulte nossos templates de livros e facilite a diagramação do seu.

Há uma relação entre quantidade de páginas e vendas?

É irresistível não olhar para os números e tentar extrair deles conclusões matemáticas. E foi justamente o que fizemos para escrever este texto. Movidos pela mais pura curiosidade, analisamos alguns padrões de vendas aqui do Clube de Autores e cheamos a resultados no mínimo curiosos.

Quando começamos este artigo, tendíamos a afirmar que o número de páginas não importava para o sucesso de uma obra. A paixão pela produção literária praticamente nos impõe um fervoroso “não” na garganta – mas os números parecem gritar um sim. Entenda:

Aqui, no Clube, 85% de todos os livros vendidos têm entre 150 e 200 páginas.

E, apesar dos números parecerem proporcionais (disponibilidade x vendas) em livros maiores, o mesmo parece não ocorrer com títulos com menos de 100 páginas.

Ou seja: livros, por exemplo, com 50 ou 60 páginas, acabam afastando os seus leitores em potencial e apresentando números de vendas significativamente menores do que a média. Curioso, não?

Mais sobre vendas de livros: como definir o preço da sua obra?

Se há alguma relação já comprovada entre tamanho e vendas, não sabemos dizer. Mas que há uma relação prática e que já começamos a sentir aqui no Clube de Autores, isso há!

E você, o que acha? Prefere ler livros mais longos ou os exemplares mais curtos são os que mais chamam sua atenção?

Conteúdos relacionados:

*Texto publicado em 2019 e atualizado em 2021.

Assine a Nossa Newsletter

Paulo Santos

Diretor de Operações do Clube de Autores. Sou advogado por formação e administrador por amor. Gosto de ler de bula de remédio a outdoors, incluindo eventualmente livros. livros e livros.

133 comentários em “Quantas páginas seu livro deve ter?

  1. Oi, sou o autor da Saga Confusões Conjuntas (treze livros de comédia dramática/comédia pastelão/comédia maluca)… daí, são cinco romances literários, uma coletânea de contos, outro romance literário, uma coletânea de biografias fictícias e outras cinco coletâneas de contos no caso.

    Nisso, entendo realmente que os romances literários precisem ser bem mais longos, as coletâneas de contos bem mais curtas e a coletânea de biografias fictícias numa espécie de meio-termo… não é verdade?

    É porque os livros têm três protagonistas femininas fictícias… e, então, um dos livros traz as biografias fictícias delas, sacam?

    Mas enfim… meus parabéns pelo artigo! Bem completo e bem dissertado… estão sabendo?

  2. E o gênero principal pra mim, poesia, nem sequer é mencionado. Impressionante, mas explica muita coisa pra mim, e sobre mim também.

    1. O meu gênero preferido também é poesia, meu sonho lançar um livro de poesia, mas não faço a mínima idéia se tem um número mínimo de páginas, você sabe me dizer ?

  3. BOA NOITE ALGUNS ANOS PENSO ESCREVER UM LIVRO ,ESTAVA NA TEORIA A MUITO TEMPO . HOJE INICINEI UMA NOVA ETAPA DA VIDA QUERENDO COMPARTILHAR MINHAS EXPERIENCIAS ENQUANTO PROFISSIONAL. ACREDITO NA IDEALIZAÇAO DESSE SONHO E CONTRIBUIÇAO AO MEIO . REFLETI SOBRE O QUE E COMO SERIA .. CONCLUI ESCREVER UMA AUTOBIOGRAFIA ,NAO SEI COMO SERA A DIVULGAÇAO ATE QUE SEJA MATERALIZADO. SABEMOS O QUAL E DIFICIL A PUBLICAÇAO MAS SIGO CONFIANTE NESSE NOVO PROJETO . SE PUDER ME DAR ORIENTAÇOES SOBRE ASSUNTO PROPOSTO AGRADEÇO .

  4. Olá.
    Gostaria de sabe qual o número mínimo de páginas para que o livro brochura seja impresso com miolo colado.
    Lembro de ver a informação de que se for um número pequeno de páginas, será grampeado, porém, não encontrei mais essa informação no site.

  5. Muito interessante e curioso o artigo, mas sempre acredito que uma boa capa e um livro que sinta-se bem de pegar na mão faça toda a diferença, afinal o livro depois da capa, é sentido com as mãos….

  6. Acabei de escrever meu primeiro livro, está na fase de gramatização e capa, acredito que em breve estarei com ele em mãos, como faço para publicar ele no site? Sou muito leigo sobre isso.

    1. Olá colega Eduardo! Tenho as mhs dúvidas que vc! Estou a escrever o meu primeiro livro, que seja o primeiro de muitos…

  7. Boa tarde. Estou estudando e gostaria de começas a escrever algumas resenhas que já tive, porem não sei por onde começar e nem começar, por gentileza poderiam me dar alguma dica.

  8. Oi Pessoal,
    Gostaria de saber o custo de uma publicação. Meu primeiro livro, com editora alemã, foi grátis. Não gostaria de gastar para editar. Livros no Brasil é loteria ou um deleite intimo.
    Primeiro livro deu 200 paginas. O atual esta com 36 mil palavras e não estou nem na metade. Não é um romance. É uma resenha dos fatos marcantes no mundo, com descrição desde os primitivos, passando por pandemias, e vários outros tópicos de interesses salpicados com minha contra posição com a atualidade especialmente o Brasil.
    Agradeço se comentar ou responder a respeito.
    José Alberto, um abração a todos.

    1. Oi, José! Como vai?
      A publicação, aqui no Clube, é totalmente gratuita. Você – e seus leitores – só pagam pelos exemplares que adquirirem no site. Aliás, você, tem desconto sobre os direitos autorais, o que tornará a obra mais barata sempre que a comprar.

      Quanto ao tamanho do livro, o mínimo de páginas são 20 e o máximo 700, tudo bem?

  9. Oi, eu finalmente decidi participar de um concurso de escrita, depois do meu amigo insistir, mas tenho um problema, é obrigatório ter um pseudônimo, eu to há semanas tentando achar um que combine comigo e seja “realista”, mas não consigo… Já fiz de tudo, até embaralhador de palavras e gerador de nomes eu já usei… Daqui a pouco eu vou perder o prazo pq n consigo achar um pseudônimo… Você tem alguma dica pra me dar? Eu já li vários sites tbm… e nada… Por favor me ajuda, obrigada. Abs.

    1. Boa noite, poderia me ajudar ? O Clube de Autores tem um limite de páginas para a publicação de um livro ? O meu livro tem cerca de 1.000 páginas.

  10. Olá a todos
    Meu nome é Osmar, sou escritor em inicio, no começo do ano passado coloquei em prática meu projeto de escreve uma série de livros infanto juvenil. No total serão 10 livros até o momento. Escrevi o primeiro, depois o segundo e atualmente estou escrevendo o terceiro livro da série.
    Quanto comecei a escreve, não me preocupei com o número de páginas, pensei da seguinte maneira, “a história é quem vai determinar quantas páginas serão necessárias para formar o meu livro”. Outra coisa, adotei a seguinte ideia, contar uma historia de forma simples sem rodeios de palavras e ser direto com fatos.
    Li os cometários acima e concordo que boa historia independe do número de página , meu primeiro livro 68 páginas, formato A5, 10.544 palavras e caracteres com espaço 60.592. Meu segundo também ficou nessa média e escrevi pensando da mesma maneira. Acredito que os próximos fiquem nessa média.
    Minha dúvida: por se tratar de uma historia infanto juvenil em série, esses padrões que adotei para escrever podem tornar as minhas obras menos interessantes ao leitores.
    Obrigado.

    1. Oi, Osmar!
      Por ser uma série de livros, é interessante que o número de páginas não seja muito alto para que os leitores procurem os próximos volumes, como você bem especificou.

      Não existe uma “receita de bolo”, então tudo vai depender de quantas palavras sua história rende :)

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

    1. Oi Kleber. Sim, se a venda for via livraria, ele recebe 20% (mais que o dobro que o acordo tradicional de editoras, diga-se de passagem). Lembre-se que, ao vender em livrarias, as próprias livrarias ficam com uma margem razoável da venda – o negócio deles é esse, afinal. Se fosse possível, não tenha dúvidas que o repasse seria maior!

  11. OLá – estou com um projeto de livro de poesias, poemas e textos motivacionais… estou com 70 páginas A4, fonte Book Antigua 14.
    Mas penso num livro A5 por exemplo e não sei mais ou menos quantas páginas daria em A5. Poderiam me ajudar quanto ao tamanho ideal de fonte e tamanho?
    E também, penso em colocar em alguns poemas e textos algumas imagens, ilustrar, entendem?

  12. Oi, queria tirar uma dúvida, meu livro em formato A4 está com 100 páginas, gostaria de saber quantas páginas ele ficaria em formato A5,obrigada.

    1. Oi Marcela! Não há uma “fórmula” para isso, pois depende da diagramação que estiver usando. A melhor maneira de testar é configurando diretamente no Word mesmo…

  13. eu sempre gostei de livros fininhos, com no máximo 150 páginas. Gosto de contos, não muito de romances longos. Porém ando lendo um livro de quase 900 páginas e estou adorando, “Caminhos do Desconhecido”, de Gelder Mosso. Tambem ando lendo livros no celular também, mas acho dificil comprar livros pelo celular, deviam facilitar mais a compra pois o celular pode ser, hoje em dia, uma forma de ler livros..

    1. Oi Josiane. O arquivo precisa ser cadastrado aqui no Clube já no formato exato. Ou seja: se quiser publicar em A5, o arquivo já deve estar em A5 – o sistema da gente não mexe em absolutamente nada da diagramação da obra. Neste sentido, a quantidade de páginas é também rigorosamente respeitado.

    1. Oi Adila. O próprio autor deve se responsabilizar por tudo – nós apenas viabilizamos a publicação. Com relação à quantidade de páginas, o mínimo é de 20.

  14. Por favor, li muito nos posts sobre a questão do número de páginas. Tenho seguido as orientações americanas e estou me baseando em um livro de 100 mil palavras. Estou na metade agora. Sou escritora desde que me lembro mas só agora tive coragem de escrever e publicar. Gostei da sua dica sobre colocar em formato A5, porém me peguei pensando qual tamanho e formato de letra e as margens do papel para eu configurar a página corretamente e ter uma noção exata das páginas? Obrigada.

  15. Meu segundo livro tem 834 páginas, gostaria de publicar aqui, mas infelizmente não posso… gostaria que permitissem, por hora, vou imprimir em alguma gráfica.

    1. Oi Lucas! É… realmente temos uma limitação para livros com mais de 700 páginas por conta de maquinário… Hoje, a única possibilidade de publicação seria reduzindo a quantidade de páginas ou dividindo um livro em dois. Sei que não é o ideal e talvez nem seja viável mas, infelizmente, é o único caminho viável por aqui :-(

  16. Olá, bom dia.

    Quero saber se eu posso publicar meu livro sem ter registrado ele na Biblioteca Nacional e, se corro o risco de plágio ou algo do tipo.
    Meu livro tem o formato A5 14,8X21, espaçamento de 1,5; 250 páginas e 40mil palavras. É um romance fictício no século XIX e o desfecho se passa na Inglaterra. Para um livro de romance, este número de páginas está bom?
    Se por acaso eu publicar, eu posso revisá-lo quando quiser?
    O formato que está no livro será alterado?

    Obrigada pela atenção.

    1. Oi Marysol! Nós não exigimos o registro aqui no Clube – para publicar, é só clicar em “publique seu livro” e seguir as orientações. E sim:vc pode revisá-lo quando quiser – as opções estarão disponíveis no próprio site.

      Com relação a risco de plágio, serei bem franco: não há nenhum registro que te proteja disso. Publicar, por definição, significa “tornar público” – o que também significa que qualquer pessoa má intencionada do mundo pode plagiá-la. Por outro lado, tendo a data de publicação comprovada aqui no Clube, você também terá um argumento forte para utilizar em qualquer eventual disputa jurídica.

      Aliás, a melhor maneira de se proteger de plágio costuma ser publicando as suas ideias e histórias – só assim você conseguirá comprovar a autoria, não é verdade?
      Boa sorte e bem vinda! :-)

  17. Olá, gostaria de saber como são todos os procedimentos para publicação de um livro, estou escrevendo ainda, porém, quero publica-lo ainda este ano. Ta osso! Gostaria de saber também se o livro é físico ou digital…

  18. Sei que tem muitas variáveis que interferem mas a grosso modo, 50 folhas de papel sulfite fonte arial 11, resultaria em um livro tamanho médio de altura de quantas paginas?

    1. Pri, realmente não sei te dizer assim de pronto, pois isso depende do tamanho do livro que quiser. A melhor maneira de saber é formatar no próprio Word, usando tamanho A5 (14,8×21). Você verá a quantidade exata de páginas.

  19. Olá.
    Já entrei no site e me cadastrei para publicar meu livro. Mas, antes, gostaria de saber se poderei personalizar a capa do livro com uma imagem minha. Há alguns sites em que a plataforma que utilizam só aceita uma imagem de banco de imagens… No Clube de Autores tenho esta liberdade de personalização?
    Outra dúvida é quanto ao tempo em que a obra será publicada após cadastrada.

    Obrigada.

  20. Ola posso escrever um livro de bolso com uma historia
    quais as metas para isso
    se trata de uma gueixa q se torna ninja
    O titulo é (yume)

  21. Oi! Tenho uma seria duvida, já tenho alguns livros prontos, um deles que considero muito bom, ele tem 150 paginas no Word, me pergunto, quantas paginas ele daria em um livro.

    1. O Juliana. Livro é livro – ele precisa de uma história contada, independentemente do número de páginas. Mas a paginação depende totalmente da diagramação: dependendo do tamanho do papel que usou, do tamanho da fonte e do espaçamento, as 150 páginas em Word podem virar bem mais ou bem menos. Daqui não temos como responder: só você mesmo para configurar e ver como ele sairá.

  22. Oi, tenho 14 anos e tenho um imenso sonho de me tornar escritora, escrevo deste que tinha uns 9 anos, mas somente no ano de 2014 que realmente sento em frente ao computador para escrever. Comecei em setembro à escrever um romance, ele está atualmente em seu 14° capitulo com cerca de 27.000 palavras, está encaminhando para o fim, pretendo ir até o 22° capitulo, mais prólogo e epilogo. Tenho pesquisado sobre “Como publicar um romance” e vejo que não é fácil, mas o que realmente importa é que é um sonho que eu quero realizar. Estou cursando atualmente o 9° ano do Ensino Fundamental, e após o Ensino Médio espero integrar na faculdade de Letras ou até mesmo na de Jornalismo, para conhecer mais nossa língua, que se não apreendida de forma correta, pode se transformar em um desastre.

  23. OLÁ!!! ME CHAMO CRISTIANE E FAZ UNS 20 ANOS QUE RASCUNHO, COM UM IMENSO DESEJO DE PUBLICAR… NA VERDADE TENHO APENAS 2 ROMANCES E VÁRIOS CONTOS, “MARIANA CAÇA ARCO-IRIS” O QUAL ESCREVI HA UNS 5 ANOS FALANDO SOBRE UMA ADOLESCENTE COM LEUCEMIA…
    E SEMPRE TIVE UMA IMENSA PAIXÃO PELA LINGUAGEM DE MINHA TERRA O RIO GRANDE DO SUL, ENTÃO ESCREVI HÁ UNS 15 ANOS”ÁGUA DA FLOR”, A HISTÓRIA DE UMA MENINA CRIADA SEM A MÃE, EM UMA FAZENDA, E QUE AO CRESCER SE VÊ NO CONFLITO DE DOIS AMORES DIFERENTES… DEPOIS TENHO OS CONTOS QUE ESCREVI HÁ UNS 20 ANOS “A OBRA FARAÔNICA DO SEU ADAMASTOR”, “O LABORATÓRIO SECRETO DE BRUNO”,”A MABEL CRESCEU”, “A RECEITA”, “AS MULHERES DO ILDEGARDO”, “DESENCONTRO FATAL”… ESTIVE LENDO ALGUMAS DICAS E ACREDITO QUE VOU CONSEGUIR TERMINAR E QUEM SABE PUBLICA-LOS…

  24. To escrevendo um livro que conta a fase de uma jovem, infância,adoeecência e juventude o seu grande amor.e tem apenas 36 paginas e conseguentemente gostaria de continuar a sua historia após algum tempo é claro em outros livros da mais ou menos a mesma quantidade de paginas é possivél……

    1. Oi Jéssica! Se o livro for bom, a quantidade de páginas é irrelevante! Aliás, do ponto de vista de estatística, aqui no Clube, os livros que mais vendem tem justamente entre 150 e 200 páginas.

  25. olá, Blogueiro sou nichang wollkuna e tenho 14 anos estou escrevendo um livro baseado no filme “Eragon” é uma aventura sobre um casal de gemeos que recentemente a mae foi aassacinada e eles conhecem uma maga e procuram pelos outros 2 herdeiros dos dragões elementares. bom…. conto isso no livro e tenho muitas duvidas quanto a isso estou insegura de que meu livro seja muito bem inspirado.
    Então aminha pergunta é simples: como posso me sentir segura quanto ao meu livro ter este tipo de tema?????????

    1. Oi Nichang. Muito depende do que quer dizer com “inspirado em Eragon”. Se se basear em personagens e no universo da trama original, então seu liro se enquadra na categoria de Fan Fic. Minha sugestão é que contate a editora com os direitos de Eragon no Brasil e peça autorização deles. Caso contrário pode ser que seu livro acabe sendo considerado uma infração de direitos autorais, entende?

  26. Olá caro blogueiro, tenho 16 anos, venho escrevendo um livro de romance, estilo de texto narrativa e argumentativa, contém poemas, e diálogos, pergunto se dará certo…comecei a escrever este ano, já contém umas 60 páginas..

    1. Luís, não há como ninguém te dizer se um livro “dará certo” assim. Livros são projetos: dependem da capacidade do texto prender a atenção, da rede de relacionamentos do autor, do magnetismo do tema e de um universo imenso de questões. Isso sem falar que “dar certo” é um conceito muito, muito subjetivo e individual. Eu diria o seguinte: se você é um escritor, então não consegue segurar as mãos: escrever é mais forte que qualquer coisa. Sendo assim, continue. E publique. E estude formas de divulgação e divulgue.

      Publicar um livro não garante sucesso – mas não publicar garante fracasso.

    1. Oi Caroline! Não acho não. Mas, se quer um parâmetro, a maior parte dos livros aqui no Clube tem entre 150 e 220 páginas. Já ouvi algumas livreiros dizerem que o “tamanho ideal”gira em torno de 200 páginas. Mas quer saber a minha opinião? Se a história for boa, a quantidade de páginas é irrelevante!

  27. Terminei meu primeiro livro a um dia atras, é do gênero de ficção científica. Seu nome é A Biografia do Pretor. Tem 160 páginas, estou naquele momento de que já tenho o produto , mas não sei oque fazer com ele. Tenho visto algumas editoras relacionadas, porém, minha falta de experiência me faz temer por entregar a minha história em mãos erradas. Conto com os conselhos do Clube de Autores.

  28. estou fazendo uma saga de livros, e cada um vai ter 160 páginas, a quantidade de paginas eu me inspirei no harry potter britanico, pois na ingleteero o livro dele tem 190 páginas e no brasil tem 268! os meus livros da saga vão ter 160 páginas, estou com ideias para fazer 4

  29. Olá Ricardo, boa tarde.
    Eu te pergunto, os trabalhos de vocês são livros eletrônicos, ou são livros editados em celulose, ou são faccionados nos diversos moldes ?

    Obrigado, e boa tarde.

    1. Oi Adelson! São de todos os formatos – impressos e digitais. Sempre recomendamos que os autores publiquem de todas as formas para ampliar o alcance – até porque, hoje, mais de 90% das vendas são de impressos.

  30. Oi, meu nome é Gustavo Drago, sou autor da saga Relíqua, obra que está tendo o segundo volume lançado aqui pelo site e possui 446 páginas. O vol 01 tem 365 e eu geralmente vendia uma média de 10 exemplares por semana, usando o Google Ad-word para divulgá-lo através de banners por toda internet. Posso garantir que funciona! Para quem não entende de Internet Marketing ou Marketing Pessoal, eu recomendo assistir umas vídeo-aulas no youtube. Com o Marketing certo, qualquer obra vende, independente do número de páginas. Abraços a todos!!!

  31. Meu livro conta com 130 páginas, de uma coletânea de poesias, intitulado “Amor em Poesia”
    Acredito que a quantidade de páginas de nada interfere em vendas ou no sucesso do mesmo, porém, acho bom que o autor tenha uma média de páginas para seus livros, e acho bem recomendável um valor mínimo de 120 páginas, e máximo 150, para obras de cunho poesia, filosofia, contos e etc. Narrativas pode-se chegar a exceder até os 170. Livros pequenos demais levam o leitor a não querer pagar pelo livro, grandes demais, podem causar certo espanto e serem cansativos.
    Nada que impeça de você ter uma ótima história com 500 páginas, porém, acho mais viável tanto a autor quanto leitores, a escolherem livros que entrem nessa média, já que parece ser realmente algo mais prático.

    Pessoal que quiser me procurar, estou pra lançar um livro com contos de terror, quem se interessar, fica meu apelo pra não deixar de dar um oi, quem sabe não trocamos livros e fazemos boas críticas um ao outro.

    Abraços a todos e ao clube de autores.

    1. Eu estou começando a escrever um livro de terror psicológico agora e estou precisando de opiniõe. Me adiciona no whats pra gente trocar uma idéia
      (61)95364428.

    2. Nayra, pelo Whats é complicado – por mais que adoremos compartilhar experiências com os autores daqui do Clube, infelizmente não temos como dialogar individualmente com todos – somos em quase 40 mil, no total :-)

      Se aceita uma opinião, vá compartilhando seu livro com leitores de seu círculo e em quem você confie. Pegue-se nas opiniões deles – mas nunca deixe de priorizar a sua própria, claro!

      Boa sorte e esperamos seu livro publicado aqui no Clube em breve!

  32. Muito interessante a sua observação, meu ultimo livro tem 94 páginas.
    Estou com outro livro para ser publicado que esta com 120 páginas, então entrei na média.

    Um grande abraço.

  33. Meu primeiro livro chama-se: TPM Espiritual e já está a venda, tem 200 páginas.

    Estou escrevendo outro cujo título ainda não vou informar aqui. Mas o início dele está abaixo e já está com 62 páginas. Creio, pelo fluir da história que chegarei a umas 300 páginas. É minha meta com esse. Por favor avaliem se continuo ou não a história, pois o TPM Espiritual, apesar de já ter mais de 2300 acessos, não está sendo vendido o que não entendo. Os que eu mesma comprei e emprestei, quem leu amou e me incentivou a publicar, só que estou sem condições financeiras no momento. Se não fluir o próximo livro, abandonarei essa carreira pois estou ficando um pouco frustrada.

    “VOANDO COM OS ANJOS

    Fechei os olhos. Comecei a sentir a presença de Deus em minha vida. O som daquele hino foi penetrando em meu corpo. Senti meu sangue se movimentando. De repente fui esquecendo… esquecendo… esquecendo de tudo… Os olhos cada vez mais fechados, o corpo começou a arrepiar. Sentia cada vez mais um arrepio estranho. Sabia que algo sobrenatural estava acontecendo, mas não sabia o que era. Tudo era novo. Dava um pouco de medo, queria abrir os olhos, mas não conseguia. Queria levantar, mas não conseguia. Tentava falar, meus lábios movimentavam-se sem parar, mas não entendia o que estava dizendo. De repente senti meu espírito sair do corpo, não pensei em nada, apenas deixei o som daquele hino penetrar em minha alma, apenas senti…
    De repente senti como que asas se abrindo em minhas costas… de repente estava voando. No começo fiquei com muito medo, a altura me assustava… – Será que vou cair? E se cair, onde irei? onde estou? O que é isso? De repente tudo mudava: cores diferentes, luzes… – Aquilo era um pássaro? – Estrelas? tão perto de mim? As nuvens são alaranjadas? O que é isso Senhor: … Ninguém falava nada. Eu continuava voando, subindo, o coração acelerado… Mas subia, subia, voava… voava… A sensação é inexplicável. Tentar expressar em palavras é muito difícil. É preciso sentir. É sobrenatural. Além de nossa imaginação. Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração algum… Mas eu estava sentindo, eu estava ouvindo, eu estava vendo… Não eram meus olhos normais, eram meus olhos espirituais, meus ouvidos espirituais… Eles estavam abertos… E pude sentir, ver e ouvir…
    Este livro te ajudará a sentir a verdadeira presença do Espírito Santo. Viaje com Talita nessa emocionante história real.”

  34. Infelizmente,a maioria das pessoas esta preza às formas.
    Elas não veem o conteúdo, a essência ,devido a estarem inconscientes .E isso não se restringe só à livros,mas se estende a tudo inclusive pessoas.Só quando despertarem a consciência ,poderão ver. Mas isso é um processo evolutivo,que todos deverão passar.

    1. Livos com muitas páginas também despertam receio nas pessoas. Digo, pois, meu primeiro (e ainda o último) título, de 513 páginas, ainda não foi vendido.

    2. Sim, o importante é produzir, mas produzir algo que seja lido, que chame a atenção do leitor. Não adianta escrevermos um livro sem conteúdo, sem história, e sem o desejo de alcançar o leitor. Estou escrevendo o meu primeiro livro, mas tive que parar em, 2011 por que tive um infarto, e depois disso perdi o espirito da continuidade, e hoje estou me arrastando e continua com as mesmas,cinquenta e duas paginas quando parei. É uma história fictícia mas no momento me sinto bloqueado para continuar.

  35. Também tenho notado tudo isso na prática. Tenho livros de 40 páginas, 70, 250 e 470. Livros de poucas páginas, as pessoas não dão muita credibilidade e de muitas páginas, elas temem arriscar o investimento de tempo e dinheiro. Interessante que meu livro mais vendido tem 78 páginas, Como Aprender Inglês Rapidamente. O que me surpreendeu foi meu livro de 254 páginas, Deus é Programador, que de vez em quando estar vendendo.
    Mas aquele que eu tinha certeza que não venderia, e não venderá enquanto eu não fizer uma boa divulgação, é o livro que eu mais gostei de escrever, um romance de 470 páginas, Como Seduzir Seu Professor de Inglês, que foi a experiência mais fenomenal que já tive em minha vida, uma história que passou pela minha cabeça e saiu totalmente do meu controle. De vez em quando eu o releio, igual a um pai coruja :P, e aproveito para fazer algumas correções. Quando estiver realmente pronto, irei fazer uma divulgação só para testar, mesmo assim não tenho a ingenuidade de acreditar que o público irá ler um romance de 470 de um autor desconhecido.
    De qualquer maneira, eu disponibilizei 46 páginas da história na página do livro impresso e convido aos amigos do Clube, que gostam de romance e aventura a darem uma olhada.
    Um abraço a todos.
    Seu amigo,
    Sean

  36. Concordo com um amigo que disse que não devemos limitar nossa inteligência por causa do número de páginas, mas o valor que é comprado do custo para fazê-lo ainda é grande para nós escritores independentes, mesmo que o trabalho do CDA seja ótimo. Minha primeira obra, de ficção-científica (Néfi LIVRO UM IrmÃ), tem em torno de 200 páginas. O segundo volume, que sairá ainda este ano, será o dobro ou mais… ^^

  37. Tirando meus três livros de poesia, e agora os meus contos que estou publicando um por mês no Clube. Meus livros mesmo, mesmo, tem aproximadamente 400 páginas.

    O meu primeiro de fantasia, tem 368, porém o meu de ficção o primeiro de uma saga com nove livros tem as sus 466 páginas.

    As continuações do meu romance policial, terão em média essas mesmas 400 páginas por livro. Acho um número bom para o leitor se aprofundar na estória e a sua riqueza de detalhes, sem ser entediante/interminável ou um livro que acabe quando se menos espera.

  38. Oi, Jack. Pessoalmente, não sei se concordo com a comparação entre livros e eletrodomésticos – algumas das melhores obras que já li são curtas, mas de valor extraordinário. Além disso, sempre preferi escolher pelo autor, sinopse e indicações (ao invés de quantidade de páginas). Mas essa é apenas a minha opinião…

  39. Olhares Em Eclipse: 545 Páginas… mas não para ter volume e sair caro para o leitor, mas sim para ter uma boa e bem explicada história.

  40. é verdade, André. Aliás, já estamos desenvolvendo a solução que você sugeriu e em pouco tempo ela estará pronta e no ar!

  41. Recebi meu livro Cores do Infinito e
    gostei muito do trabalho gráfico desenvolvido
    pela editora. Quanto a questão números de páginas,
    acho perfeito entre 150 e 160 páginas. Um livro
    com mais páginas também é muito atrativo. Embora
    para o autor, no meu caso causa um estresse literário
    onde formatar textos pequenos torna uma difícil
    analise de um bom conteudo. Quando comecei com o
    projeto Cores do Infinito, tinha 43 páginas e as
    ideias iam melhorando, o mesmo livro passou a ter
    83 páginas. Agora que recebi o mais atualizado
    exemplar, 164 páginas, achei muito legal e de fácil
    assimilação. Claro que essa é uma visão
    pessoal, pois quem ama literatura viaja quantas
    páginas necessárias, quando há uma interatividade
    legal entre o livro e o leitor. Amo o Site Clube
    de Autores e fico feliz pela oportunidade aberta
    e igual a todos os escritores. Que possamos escrever
    muitas páginas de sucesso juntos. Felicidades e bons
    debates culturais. Um abraço do amigo Marcelino.

  42. Estou esperando ansiosamente para receber o meu livro Imaginarium. Já ouvi muitos elogios ao trabalho gráfico da editora do Clube de Autores, e quero logo ter o prazer de folhear minhas 200 e poucas páginas. Só receio que o preço do livro assuste um pouco os leitores.

    A quem gosta do gênero literatura infanto-juvenil, fica o meu apelo! =P

  43. Olá, Ane.

    Veja: os custos técnicos são exatamente os que garantem a existência do site – até porque, diferente de todas as empresas de publicação sob demanda do Brasil, nós não cobramos absolutamente nada dos autores ou exigimos nenhum tipo de tiragem mínima.

    Montar um negócio de impressão sob demanda não é tão simples quanto parece. É preciso mantê-lo, ter equipe de atendimento e suporte, garantir o pleno funcionamento logístico, operacional e comercial – sem contar no desenvolvimento dos sistemas, que é algo bastante complexo.

    Uma observação: o autor é responsável, de fato, por toda a sua obra – mas é ao Clube que cabe a responsabilidade de viabilizá-la como livro impresso, promover a venda e garantir a entrega para todo o país, em uma relação de parceria plena.

    De qualquer forma, o nosso intuito é e sempre será o de apoiar os nossos autores. Isso inclui negociações mais avançadas com os fornecedores logísticos (visando baixar principalmente os valores de frete), mais opções de formatos, mais apoio na divulgação dos livros e novos cursos online gratuitos como os que temos disponíveis no site.

    Apenas uma correção: o preço final do livro (hoje, em média, nos R$ 30,00) é formado pelos custos administrativos e logísticos, por custos gráficos, direitos autorais e impostos (que, naturalmente, incidem sobre o valor total da obra, nele incluso o direito autoral). Não há nenhum custo de livraria, como você comentou no seu post.

    Aproveito para te parabenizar pelo “Asas ao Vento” – que, inclusive, já comprei, li e indiquei para alguns amigos. ;-)

  44. Oi, Ezequiel! Puxa, mas você não discorda de mim não – eu sou da mesma opinião que você! Como disse no post, algumas das maiores obras da humanidade são pequenas em paginação, mas não em grandiosidade.

    Quanto à sua dúvida, não dá para responder assim – pois isso tudo depende também do tamanho da fonte, margens etc. Minha sugestão: no Word, selecione o seu texto inteiro, vá em configuração de página (ou page setup) e altere o formato (que deve estar em Letter/ Carta ou A4) para A5 (14,8cm de largura por 21cm de altura). Esse é o formato exato que o livro terá – e você terá uma noção mais precisa do seu tamanho. OK?

    Abs,
    Ricardo.

  45. O que notei é que os livros menores, com menos páginas. Ficam com o frete e o custo final do livro muito caro, por exemplo meu livro O vento que publiquei aqui tem 70 páginas e custa 25,00 e fração.O frete deste livro para que eu receba ele em casa sai por 24.00 reais!!!Ai fica muito caro, já os que tem mais páginas oferecem um custo benfício bem melhor. èo que pude notar. Muitos amigos meus não fizeram a compra por ter no frete um preço muito caro ou seja. o mesmo preço do livro!!!

  46. Publiquei alguns livros no clube. E fiz um especialmente para comprar alguns exemplares e revendê-los a amigos que sempre que publico querem adquirir. Entretanto o preço de frete tornou impossível o negócio.

  47. Oi, Ezequiel! Puxa, mas você não discorda de mim não – eu sou da mesma opinião que você! Como disse no post, algumas das maiores obras da humanidade são pequenas em paginação, mas não em grandiosidade.

    Quanto à sua dúvida, não dá para responder assim – pois isso tudo depende também do tamanho da fonte, margens etc. Minha sugestão: no Word, selecione o seu texto inteiro, vá em configuração de página (ou page setup) e altere o formato (que deve estar em Letter/ Carta ou A4) para A5 (14,8cm de largura por 21cm de altura). Esse é o formato exato que o livro terá – e você terá uma noção mais precisa do seu tamanho. OK?

    Abs,
    Ricardo.

  48. Concordo em parte com a Ane. Sei que o serviço técnico é onde o site deve ganhar o seu dinheiro, afinal isso não é filantropia, mas realmente se quisermos vender nossas obras ou temos que ganhar menos na comissão ou apertar o número de páginas, que foi o que fiz com o Carta aos Romanos. Bom, paciência…
    OBS. nada a ver com o assunto, mas acho que vocês poderiam colocar algo para indicar, dentro da área do autor, quantas visitas tem o livro. Facilitaria pra gente.

  49. O que eu percebi é que tudo encarece o livro para o consumidor final
    No meu caso eu fiz um livro de 101 página, onde 13 é da editora, 2 de livraria e 10 é serviço técnico (um absurdo isso) ja que revisamos e fazemos todo o trabalho e caso haja algum erro isso não será corrigido, acredito que isso vai causar uma má imprensão no site frente as vendas,pois quem comprar uma vez não volta para uma segunda compra. também ha o imposto que é cobrado dos nossos direitos autorais pois conforme se coloca valores o imposto vai aumentando o meu livro que ficou no valor de 34 reais sai por 60 a um amigo que vem prestigiar e se for no modo econômico o preço não reduz quase nada pois o desconto é minimo. Acredito que isso deve ser levado em conta e que seja revisto, ja que os autores precisam divulgar suas vendas, mas o comprador também precisa comprar algo que tenha um preço coerente.

  50. Oi, André! Boa dica – já estamos avaliando-a aqui no cronograma de novos desenvolvimentos. A propósito, você viu que os comentários já estão disponíveis? Se não me falha a memória, essa foi sugestão sua, não?

  51. Eu não sou autor de livros, mas aprecio uma boa leitura. Na minha opinião, preço de livro é uma questão de gosto. Já comprei livros com menos de 100 páginas em livrarias que o valor era mais de R$ 45,00 reais, ou seja, cada obra tem o seu valor. A questão do frete é uma questão para ser revista, que no meu caso o valor não é tão alto. Mas eu acho que quando o site tiver a possibilidade do autor subir a própria capa por completo com titulo, diagramação feita por ele em uma imagem, conforme uma indicação que eu fiz, será o ponto crucial para que leitores se interesse mais pela obra. Hoje uma boa capa é um cartão de visita. Já comprei vários livros somente pela arte da capa, pela curiosidade que impõem e a imaginação do que a capa significa.

  52. Concordo com o amigo acima. realmente esta confusão acaba afastando os compradores de livros menores pelos reais motivos de acabar saindo pelo valor de um maior… então, se podemos comprar maior por uma pequena diferença… pode ter certeza que vamos comprar maiores. E assim se dá em qualquer sistema de Mercado, quer seja em eletrodomésticos, quer seja em livros.

  53. Olá, George. De fato, com poucas páginas o livro sai mais caro mesmo, pois todos partem de um preço base mínimo para que seja graficamente viável. E o frete varia também de acordo com a região do país, partindo de cerca de R$ 7. Hoje, todas as entregas são feitas pelos correios, nosso parceiro logístico – e os seus valores são, de fato, altos para algumas das regiões do país. Mas já estamos em negociação com outras empresas e, em breve, devemos ter novidades.

  54. Olá Ricardo!
    O comentário não foi idéia minha, mas espero que seja útil! Eu já havia dado a dica do contador, isto sim.
    Abraço

  55. Um ponto importante é que livros maiores tem um menor custo por página e o frete diminui.
    Por exemplo.
    Tenho três livros que se comprados individualmente custam 93,97
    Criei então um volume único para eles que sai a 55 com os direitos autoriais iguais a soma dos direitos dos volumes individuais.
    Se eu fosse o comprador está claro qual eu adiquiriria.

  56. Oi, Paulo! Estamos já fechando um acordo novo com os correios que deve baixar BASTANTE o custo do frete. Ainda precisaremos de um tempinho para formalizar e programá-lo, mas isso certamente fará a diferença!

    1. Concordo com o Ezequiel. Quem gosta realmente de ler, não verifica se o livro tem muitas páginas ou não e sim o assunto que lhe interessa. Eu, por exemplo, já li um livro de 700 páginas e agora estou lendo um de 550. Se é uma história que eu goste e que queira conhecer, quantidade de paginas é um fator irrelevante.

  57. Eu discordo completamente do Georgio e o Ricardo em questão de compra, não importa se o livro tem um numero de paginas maiores que 100 quem é leitor de verdade não olha para o numero de paginas, ou seja, se o leitor ver um livro e ao olhar seu numero de paginas for entre 50 as 80 ele nao vai comprar um livro com mais paginas. O que importa é o conteudo que há nele. eu estou prestes a lançar dois livros, sou um poeta me considero como um poeta do romantismo. um dos meus livros tem várias poesias e frases e o outro é sobre religião.

    minha pergunta é meu livro tem equivalente a 16 folhas de sulfite só frente, e eu gostaria de saber quantas paginas de um livro isso daria?

    1. Eu concordo é discordo, também acho que oque mais importa é o conteúdo, mas muita gente quer aproveitar o máximo do livro, por isso mais páginas melhor. Eu não gosto de livros muito grandes pois de primeira percebo que são livros muitos detalhados é acho que isso,limita o leitor a imaginar oque o escritor imaginou,o meu livro não será repleto de detalhes,nele terá história.

  58. Oi, Ezequiel! Puxa, mas você não discorda de mim não – eu sou da mesma opinião que você! Como disse no post, algumas das maiores obras da humanidade são pequenas em paginação, mas não em grandiosidade.

    Quanto à sua dúvida, não dá para responder assim – pois isso tudo depende também do tamanho da fonte, margens etc. Minha sugestão: no Word, selecione o seu texto inteiro, vá em configuração de página (ou page setup) e altere o formato (que deve estar em Letter/ Carta ou A4) para A5 (14,8cm de largura por 21cm de altura). Esse é o formato exato que o livro terá – e você terá uma noção mais precisa do seu tamanho. OK?

    Abs,
    Ricardo.

  59. Oi, Ezequiel! Puxa, mas você não discorda de mim não – eu sou da mesma opinião que você! Como disse no post, algumas das maiores obras da humanidade são pequenas em paginação, mas não em grandiosidade.

    Quanto à sua dúvida, não dá para responder assim – pois isso tudo depende também do tamanho da fonte, margens etc. Minha sugestão: no Word, selecione o seu texto inteiro, vá em configuração de página (ou page setup) e altere o formato (que deve estar em Letter/ Carta ou A4) para A5 (14,8cm de largura por 21cm de altura). Esse é o formato exato que o livro terá – e você terá uma noção mais precisa do seu tamanho. OK?

    Abs,
    Ricardo.

  60. Esperoq eu tenha contribuido de forma significativa com o desenvolvimento de uma ideía que parece ser ótima.E assim que o valor do frete estiver melhor para o interior da Bahia vc terá com certeza mais vendas dos livros de autores daqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *