mulher-de-cabelo-curto-virada-para-lado-esquerdo-olhando-para-livro-em-suas-maos

Quanto custa publicar um livro?

Escreveu um livro e não sabe quanto deve investir na sua publicação? Fique tranquilo! Neste artigo, separamos algumas informações super importantes para ajudá-lo nesta missão. Vamos lá?

Antes de mais nada, é necessário alinhar as espectativas:

Não mantenha altas as esperanças de encontrar alguma editora que aceite bancar a publicação inteira do seu livro. Também não leve isso para o lado pessoal: hoje, a não ser que você já seja uma personalidade consagrada e famosa, praticamente nenhuma editora do país investe o que deveria investir.

Na melhor das hipóteses, aliás, elas propõem uma espécie de “divisão de investimentos” (assim, entre aspas mesmos): você paga tudo e ela presta os serviços editoriais convencionais (capa, revisão etc.).

Considerando esse cenário, a publicação independente é, de longe, a mais econômica. E é sobre ela que vamos falar nos próximos tópicos!

Suas opções para lançar um livro independente:

1. Contratar profissionais especializados nos serviços necessários para a finalização do seu livro;
  2. Usar e abusar da sua rede de contatos, pedindo os favores certos às pessoas certas para que tudo saia a contento.
  3. Aprender as funções de diagramação e desempenhar a maior parte das etapas sozinho.

Mas lembre-se: há uma série de serviços que precisa ser executado com profissionalismo. Ou seja: não adiantará nada fazer algo “mais ou menos”. O resultado, tenha certeza, será igualmente “mais ou menos”.

Em outras palavras: você pode contratar os serviços ou garantir que alguém de confiança os faça gratuitamente. Você só não pode ignorá-los e lançar o seu livro sem que ele seja devidamente trabalhado.

Quais os serviços necessários para a finalização de um livro?

Listaremos, abaixo, todos os serviços tradicionalmente necessários para a publicação de um livro e valores de referência de mercado. Mas ressaltamos: você pode fazer por conta própria (ou por meio de amigos) quase todos, o que garantirá que publique seu livro de maneira gratuita.

Outro ponto importante: os valores apresentados abaixo são de referência. Em suas cotações, dependendo tanto do profissional quanto do próprio livro, é possível que consiga orçamentos maiores ou menores que esses abaixo! :)

1. Leitura crítica

Primeira e mais fundamental de todas as etapas, trata-se da seleção de um crítico literário que esmiuce seu texto e critique absolutamente tudo dele, recomendando ajustes gerais na fluidez da narrativa.

Valor de referência: R$ 500 a R$ 4.000.

2. Revisão

Finalizado o processo de leitura crítica, entra em cena a revisão ortográfica e gramatical. E essa etapa é fundamental também! Acredite: um português correto e bem escrito, é muito importante para que seu texto ganhe destaque e seja recomendado pelos leitores.

Valor de referência: R$ 4,00 a R$ 7,00 por lauda (sendo uma lauda composta por 1.200 caracteres). Apenas como referência, um livro de cerca de 200 páginas pode ter algo na casa de 125 laudas – o que gerará um custo de revisão de R$ 500 a R$ 875).

Veja algumas opções re revisores aqui.

3. Capa

A capa é também um elemento fundamental para o sucesso de um livro. Capas vendem: ponto final.

Confira nossas dicas para criação de capas.

Valor de referência: R$ 200 a R$ 600

4. Diagramação

Sabe aqueles livros com fontes minúsculas e praticamente sem margem, do tipo que dá preguiça de sequer começar a ler? Sim, você quer fugir disso. A diagramação é uma etapa gráfica importantíssima que garante uma espécie de conforto visual para o leitor, algo que complementa a experiência de leitura em si.

Valor de referência: R$ 1,5 a R$ 7 por lauda (dependendo principalmente da complexidade). Seguindo o mesmo exemplo que demos para a revisão, um livro de aproximadamente 200 páginas custará algo entre R$ 187,50 e R$ 875.

Veja uma relação de diagramadores que você pode contratar aqui.

5. Conversão para EPub

EPub é o formato de ebook ideal. Por que dizemos “ideal”? Porque você até pode distribuir o seu livro como PDF, mas apenas Google e mais uma meia dúzia de sites o aceitará. Kindle, Apple e muitos outros exigirão que o formato seja EPub, algo que dificilmente pode ser feito com qualidade de maneira automatizada.

Temos, aqui, uma relação de profissionais que fazem este serviço e que podem ser contratados online.

Valores de referência: R$ 50 a R$ 300

6. ISBN

Com o livro devidamente revisado e diagramado e com sua capa pronta, é o momento de fazer o registro de ISBN. Aqui, honestamente, você mesmo consegue fazer tudo sozinho! :)

Valores de referência: o registro é feito diretamente junto à Biblioteca Nacional. Se for o seu primeiro livro, você precisará se cadastrar como editor-autor, o que inclui um custo extra, mas a partir daí, cada livro que você quiser registrar te custará aproximadamente R$ 20.

Confira a tabela de preços do ISBN sempre atualizada.

7. Publicação

Fique tranquilo! Essa é a parte mais fácil.
Aqui no Clube de Autores, a publicação é gratuita: e além de disponibilizá-lo em nosso site, sua obra também será encaminhada para as maiores livrarias do Brasil. Com custo zero.

Só há custos para o autor caso deseje adquirir uma quantidade de livros para distribuição própria. Se não, todas as impressões são feitas sob demanda e, por isso, não é necessário investir nada.

No final, quanto custa publicar um livro?

Nunca é demais repetir que você pode conseguir apoio/ ajuda de amigos para todas essas etapas, garantindo custo zero. Em nosso blog, temos uma série de artigos para ajudá-lo neste processo.

Ainda assim, se você quiser contratar profissionais para todas essas etapas, seu livro custará algo entre R$ 1.457,50 a R$ 6.940. Lembrando, claro, que esses são apenas valores de referência.

E aí, o que achou dos valores? Caso fique com dúvidas, basta escrever um comentário no final do post!