diagramacao-de-livros

Como diagramar um livro? Dicas e erros comuns

Você passou longas horas em frente ao computador desenvolvendo personagens, descrevendo cenários e se derramando sobre reflexões e sentimentos para construir uma história incrível e fazer os leitores apaixonarem-se pelo seu universo particular.

Saiba como escrever um livro.

Depois de tanto trabalho árduo, é hora de finalmente descansar. O livro está pronto para publicação. Não há mais o que fazer, certo? Errado!

É hora de pensar na apresentação: capa, diagramação, impressão… tudo isso importa, e muito. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

O que é diagramação de livro?

Diagramação é uma parte do projeto gráfico do seu livro. É nessa etapa que a história começa a tomar forma e deixa de ser apenas um arquivo de texto.

Elementos que fazem parte da diagramação:

• Tamanho do livro, margens e espaçamentos;
  • Fontes;
  • Cores;
  • Elementos gráficos (como ilustrações ou ícones para novos capítulos);

Por que é importante dedicar um tempo para diagramar o livro? (Ou procurar ajuda profissional)?

Imagine que você está em uma livraria procurando um exemplar para levar para casa e chamar de seu. Como não tem nenhum autor ou obra em mente, vai de prateleira em prateleira julgando lombadas, texturas e títulos.

Até que se depara com um livro novo, do qual nunca ouviu falar. É um autor independente, estreando no mercado editorial. Você avalia a capa, contra capa e como tudo parece em ordem, dá uma chance para o passo seguinte: folhear o livro.

É nessa hora que o encanto acaba: as fontes são pequenas demais, não há espaçamento suficiente entre as linhas. Parece um arquivo do word dividido em dezenas de páginas. 30 segundos depois, você devolve o livro à prateleira e desiste da compra. Fim de papo.

Além da primeira impressão, um livro bem diagramado adiciona qualidade à leitura. Páginas bonitas dão prazer ao leitor e ajudam a escrita a fluir melhor. É muito importante ter em mente que a história é apenas parte da experiência. Então nada de relaxar nessa etapa, ok?

Confira alguns erros comuns que precisam ser evitados:

• Margens muito pequenas, fazendo com que as palavras sejam quase engolidas pelo miolo do livro;
  • Fontes muito apertadas, com pouco espaçamento, prejudicando a leitura do público sênior, por exemplo;
  • Fontes muito artísticas, bonitas para títulos, péssimas para o corpo do texto;
  • Ausência de parágrafos e elementos textuais fundamentais à escrita.

Conheça as 10 piores capas e títulos da história.

E, por fim, veja também as dicas do Clube de Autores:

• Defina o tamanho do livro e, depois, dedique-se às margens: direita, esquerda, superior e inferior. Lembre-se de deixar um espaço adequado entre o texto e o fim da página para que nada seja cortado durante a impressão;
  • Prefira fontes clássicas e já aprovadas pelo público: arial, helvetica, times new roman… esses estilos são populares justamente por facilitarem a leitura e não oferecem nenhum risco para sua obra;
  • Destaque títulos e subtítulos deixando-os em evidência em relação ao restante do texto;
  • Seja conciso: escolha um formato e mantenha-se fiel a ele até o ponto final.

Sim, a diagramação é cansativa, mas não tenha pressa. Alguns dias a mais para finalizar todo o processo serão recompensados quando seu livro estiver prontinho (e organizado!).

Para tornar esse processo mais fácil, disponibilizamos alguns templates que podem ser usados para a diagramação do seu livro. Basta clicar nos links abaixo e fazer o download :)

Modelo de livro tamanho A5
Modelo de livro tamanho A4
Modelo de livro tamanho pocket
Modelo de livro tamanho quadrado

Confira outras dicas sobre como utilizar os modelos de livro do Clube de Autores.

Continue lendo:

Como publicar um livro?
Quanto custa publicar um livro?

Assine a Nossa Newsletter

4 comentários em “Como diagramar um livro? Dicas e erros comuns

1. Os templates disponibilizados no site são ótimos, no entanto os arquivos são de 2009, não seria interessante disponibilizarem uma versão atualizada deles? Tipo, acrescentando o espaço para o prefácio, introdução, posfácio, atualizando as margens com a dica da Soraya felix acima e outras melhorias possíveis. Seria interessante também mais explicações sobre a estrutura do livro, do que é ou não obrigatório/essencial ter em sua estrutura.

2. Muito boa as dicas. Precisamos lembrar também que as margens internas do livro devem ser ligeiramente maiores que as externas. Em uma livro com mais de 200 páginas, há o risco do texto ficar prensado próximo a lombada, o que dificulta a leitura. Eu uso do template do Clube de autores, mas acrescentei as margens internas 3 milimetros a mais.
    Vale a dica.