Escreva. Publique. Venda.

Como publicar um livro?

Descubra aqui tudo o que você precisa saber
para publicar seu livro na internet e, se quiser,
venda em grandes livrarias sem gastar nada.

Guia completo: Como escrever um livro de sucesso
Guia completo: Como escrever um livro de sucesso
Nome:
E-mail:

Antes era uma história sem fim.

Escrever uma obra é difícil. Inspiração, disciplina e uma boa história pra contar são elementos essenciais para que um escritor tenha sucesso na sua jornada. Porém, essa nem de longe era a tarefa mais complicada para muitos autores.

Após concluído o livro, começava o drama da vida real: como publicar? Na era pré Internet era necessário, com MUITA sorte, conseguir chamar a atenção de algum editor, que vestiria a camisa da sua obra e defenderia a sua publicação sob um selo renomado.

Era isso ou então bancar do próprio bolso todos os custos da publicação com a tiragem que o autor imaginaria que iria vender num primeiro momento - e normalmente a previsão, baseada na visão otimista de um escritor de primeira viagem, ia muito além do que realmente era vendido. Nestes casos, após a impressão, ainda existia a fase de peregrinação pelas livrarias, em busca daquelas que aceitariam expor em suas prateleiras uma obra sem qualquer referência ou chancela de uma editora famosa. Pois é, só essa aventura já renderia uma "ótima" história pra contar.

Com o Clube de Autores ficou muito mais fácil!

Porém, hoje em dia, as coisas mudaram bastante (ainda bem)! E agora a decisão de publicar um livro envolve apenas um capítulo e um personagem: o autor só precisa querer - e os finais felizes para essas histórias começaram a ser vistos com muito mais frequência.

Isso porque, com a Internet, surgiram as plataformas de autopublicação, categoria em que o Clube de Autores é a maior da América Latina. Aqui, toda pessoa que quiser publicar sua obra pode realizar seu sonho sem tiragem mínima e sem qualquer custo - e a impressão dos livros acontece apenas sob demanda.

Publique Agora Mesmo

Decidi publicar meu livro online. O que devo fazer?

Publicar seu livro é muito simples: basta seguir as instruções, subindo seu arquivo (em formato PDF) na nossa plataforma, atentando para a dimensão desejada das páginas. Sua obra não passará por nenhum tipo de avaliação ou seleção. Assim que você subir o livro, ele estará disponível para venda sem custo algum para você, autor.

Feito isso, todas as decisões que antes ficavam por conta da editora ficam, agora, a seu critério: desde quanto cobrar pela obra até o valor que deseja receber por seus direitos autorais.

E pronto! Agora é só aguardar a reação do público às suas obras. Quanto maior o sucesso, mais direitos autorais o Clube de Autores repassará a você. Boa sorte!

E se eu quiser vender meu livro nas livrarias?

Basta assinalar a opção de distribuição ao longo do processo de publicação do livro. O Clube de Autores tem parceria com as maiores livrarias do Brasil (e do mundo), o que garante que sua obra seja revendida por elas tanto no formato impresso quanto no digital (ebook).

E tudo, ressalte-se, sem gasto algum para o escritor.

5 Mitos sobre a Autopublicação

Publique Agora Mesmo

6 Dicas para Fazer do seu Livro um Sucesso na Internet

Publicar livros na Internet é fácil (no Clube de Autores é de graça!) e muita gente já está sabendo disso. Por essa razão, existem muitas obras disponíveis para quem gosta de garimpar boas histórias. E daí surge uma outra questão: como fazer sua obra alcançar o maior número possível de pessoas?

Separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar seu livro a ser notado por mais pessoas - e, assim, recomendado. Assim como na vida real, no mundo virtual a propaganda boca a boca funciona muito bem.

1. Observe como anda o mercado editorial do gênero que pretende lançar.

Preste atenção nas histórias que estão sendo mais procuradas atualmente, assim vai ter uma noção de como pode ser a recepção à sua obra e quem sabe até fazer alguns ajustes antes de publicar. É que como qualquer mercado, o editorial também possui tendências e modismos que variam conforme o tempo - e por isso lançar o livro certo na hora certa pode ser uma ótima estratégia.

2. Antes de publicar o livro, procure a opinião de alguns amigos que façam parte do seu público-alvo.

Todo mundo possui amigos que são sinceros nos seus feedbacks, oferecendo críticas construtivas a respeito dos nossos projetos. Procure entre os seus aqueles que, além desse perfil, também curtem o gênero de obra que esteja pensando em lançar. As dicas que você receber podem ser preciosas!

3. Apesar de não se aconselhar a julgar o livro pela capa, é o que a maioria das pessoas faz.

Por isso, seja cuidadoso com o visual do seu livro. Exponha a obra com um tamanho de fonte confortável para leitura, escreva um texto arejado, que só de olhar já dê vontade de ler - e não um texto blocado, com parágrafos longos e linhas intermináveis. Preste atenção especial à capa, observe o estilo que os livros do gênero estão adotando para que ele possa ser facilmente identificado por quem gosta deste tipo de obra. Não seja pretensioso demais, não exagere. Em quase tudo na vida - inclusive nas capas de livros - menos é sempre mais.

4. A desilusão ortogrática é real.

Não há nada que irrite mais um leitor assíduo do que erros crassos de português que ficam criando interrupções na leitura e tirando o foco da história. O mais aconselhável é contratar um profissional - e oferecemos algumas indicações no site Profissionais do Livro. Mas caso não esteja disposto a pagar um, procure um familiar ou amigo que seja bom neste quesito. Só o fato de o texto ser lido por alguém que não o escreveu já ajuda muito a encontrar eventuais erros de português.

5. Pense com carinho no título.

Infelizmente você não estará presente na hora de vender seu livro a um potencial comprador, então esse papel ficará por conta da capa e do título da obra. Pense em um título - e quem sabe um subtítulo - que em poucas palavras consigam traduzir a história que suas páginas irão contar. Precisa ser interessante, instigante e de fácil memorização.

6. Usar um pseudônimo: ser ou não ser?

Dependendo do tema do livro, muitos escritores preferem omitir suas identidades reais com o objetivo de fugir do julgamento de amigos e conhecidos. Porém, considere que isso talvez dificulte a busca por sua obra, caso o projeto seja um sucesso e as pessoas venham a saber que você a escreveu. Se depois de refletir a respeito você ainda quiser adotar um pseudônimo, pense em um apelido de fácil memorização e que, quem sabe, tenha até alguma ligação com o gênero da obra, ajudando o leitor a criar uma identidade entre o autor e sua criação.

Publique Agora Mesmo

Publiquei! e Agora?

Ok, sabemos que turnês de divulgação costumam ser apenas para escritores com uma grande verba de marketing. Mas isso não significa que você não possa criar sua própria estratégia para divulgar sua obra e fazer do seu livro um sucesso. Anote algumas dicas:

Conte, divulgue, espalhe a notícia:
você escreveu um livro!

Se timidez não é a sua praia e você está com um baita orgulho de finalmente ter finalizado e publicado sua obra, não se faça de rogado. Espalhe a novidade para o maior número de pessoas que conseguir. Quanto mais pessoas souberem, mais pessoas poderão comprar. Pense nisso: um pouco de propaganda nunca fez mal a ninguém.

Baixe nosso Manual de Divulgação dos Livros

Nós, do Clube de Autores, criamos para você um Manual para auxiliar na divulgação do seu livro. Baixe e leia com atenção. Ali você vai encontrar dicas preciosas para que muitas pessoas possam ser impactadas pela sua história.

Baixar Manual

Publique nas redes sociais.

Faça a novidade correr o mundo virtual também, publicando nas suas redes sociais, pedindo para os amigos compartilharem, fazendo o maior barulho que conseguir. Se puder investir, imprima alguns exemplares e envie para influenciadores que você tem certeza que vão apreciar a história que você está contando. Assim, você tem a chance de ganhar muitos likes - e vender muitos livros. Aposte!

Como Vencer os
Bloqueios Criativos

Você sempre quis escrever um livro, já tem uma história, porém a inspiração sumiu antes da última página. Pois é, você acaba de se tornar mais uma vítima do famoso “bloqueio criativo”.Como seguir em frente, para realizar o sonho de escrever uma obra?
Seguem algumas dicas que podem ajudá-lo a reencontrar o fio da meada:

Tenha sempre um bloco de anotação por perto

As ideias não tem hora para chegar, e nem sempre há um computador por perto. Portanto, carregue sempre um caderno, bloco ou gadget para anotar qualquer ideia que surgir e que possa ajudá-lo a seguir em frente com a sua história.

Pesquise

Seja sobre o lugar onde acontece a história ou sobre o assunto de que trata o livro, o que importa é se aprofundar para de fato tornar-se envolvido pela trama e assim, ter mais recursos para fazê-la fluir.

Aprofunde-se no perfil dos personagens

Crie imagens para seus personagens e, para cada um, escreva um texto dissecando sua personalidade. De onde veio, suas características físicas e psicológicas, sua história, eventos marcantes da vida etc. Isso tudo trará profundidade para os atores da sua história e, com tudo mais definido, fica mais fácil seguir adiante.

Escreva um resumo do livro.

Em poucas palavras, descreva a trama completa do livro, com início, meio e fim. Vendo o todo da obra, pode ser mais fácil identificar qual ponto está travando a sua continuação. E resolvendo o problema, pode ser que a história prossiga seu fluxo.

Desapegue.

Quem já tem experiência em escrever várias obras já sabe: é normal descartar páginas, trechos e até mesmo personagens em prol da sobrevivência de um livro. Se for o caso, esqueça o que não está dando certo e procure novos caminhos. A novidade pode ser ótima para reativar a criatividade.

Busque opiniões.

Entregue seu rascunho para alguns amigos próximos darem sua opinião. Mas, nesse caso, é importante estar aberto a críticas e fomentar a discussão a respeito dos temas levantados. A percepção de outro olhar pode identificar entraves e caminhos sem saída que sozinho você pode não ter conseguido identificar.

Relaxe - e alimente-se de arte.

Procure descansar e, nesse meio tempo, leia, ouça músicas, assista a filmes. Abra sua mente para novas informações, histórias e narrativas. Sem tanta pressão, quem sabe a inspiração possa dar o ar da graça novamente.

Persista.

Se ter o talento de escrever histórias fosse fácil, teríamos muito mais livros publicados por aí. Eles existem justamente porque, em algum momento, alguém acreditou na sua própria ideia e insistiu o suficiente para chegar até o final. Teste todas as dicas anteriores e, se não funcionarem, crie seus próprios métodos de desbloqueio. Com tanta insistência, com certeza em algum momento o bloqueio desaparecerá e a história chegará ao final.

Publique Agora Mesmo