menino-lendo-livro-com-imagens-sentado-na-grama

A importância da ilustração nos livros infantis

Se você já leu para uma criança, deve ter percebido como a história em si é apenas uma parte do universo – eles gostam de observar as figuras, cores, detalhes… tudo encanta. 

Isso se a ilustração tiver a ver com a história que está sendo contada – acredite, nem sempre isso acontece!

E não tem nada mais frustrante para uma criança do que não entender o que está desenhado ali. É a hora da famosa pergunta, com dedinho apontado “o que é isso?”. Você pode estar pensando “mas as crianças não conhecem tudo, os livros abrem um mundo de possibilidades para elas” – e está certíssimo – o que irrita uma criança é quando ela conhece a palavra, o som, as cores e não entende a imagem. Ou quando não há ilustração naquele trecho específico. 

Por que as imagens importam tanto?

Até os 5 anos, mais ou menos, eles estão mais focados nas imagens do que na história em si.

Às vezes, o pedido para ler novamente pode ser por um animalzinho fofo ilustrado na capa ou uma página super colorida no meio do livro. Os estímulos visuais são muito importantes nesta fase. É por meio deles que as crianças aprendem a diferenciar cores formatos, reconhecer figuras e até desenvolver melhor a fala, entre outros benefícios. 

Quanto menor a criança, mais importante é a imagem. O bebê não sabe a diferença entre um peixe e um cavalo mas ele gosta do que vê, aponta, ri, volta a página para o desenho que mais gostou. Conforme ela vai crescendo, as frases ficam maiores e as ilustrações com mais detalhes para prestar atenção.

Aqui vai um exemplo:

Felipe é uma criança que não gosta muito de comer frutas, vira e mexe torce o nariz para o que a mãe coloca no prato e chora quando insistem que ele coma. Outro dia, estava brincando com um livro em que um macaco encontrava uma linda banana e sorria depois de comê-la – o estímulo daquela imagem, somado à explicação da mamãe, fez com que ele passasse a ver a banana de um jeito diferente – pelo simples fato de que ele reconheceu a fruta ali e associou a alegria do macaco ao alimento.

Você já deve imaginar quem passou a comer banana feliz da vida depois desse dia, né? 

Tipos de ilustrações em livros infantis

Já sabemos o quanto a ilustração pode impactar na experiência da criança e por isso é importante pensar no tipo de ilustração que você pretende incluir no seu livro infantil. Assim como a escrita, existem diferentes estilos de desenho com traços e expressões variadas. 

Ao conversar com um especialista em ilustração infantil, você irá descobrir que existem diversas técnicas para ilustrar um livro. Além do desenho livre (feito à mão com lápis ou caneta), é possível usar técnicas de colagem, aquarela e até xilogravura. Você também pode criar personagens com características únicas, como O Menino Maluquinho, de Ziraldo.

Mas, atenção: desenhos disformes, ilustrações psicodélicas ou que gerem algum tipo de perturbação não são indicadas para crianças – preste atenção antes de contratar alguém para realizar este serviço.

Lembre-se que a ilustração é o complemento da narrativa e ela deve harmonizar com o contexto (e o clima) da história. Não estamos dizendo que não há espaço para arte diferenciada no universo infantil mas as crianças possuem uma mente mais realista e talvez são estejam preparadas para interpretar algo tão diferente do que estão acostumadas – se este for o caso, guarde o livro para quando ela estiver um pouco maior. 

Representatividade nas imagens

Outro papel fundamental das ilustrações é tem a ver com a identificação das crianças com personagens. Não é novidade para ninguém que as influencias recebidas durante a infância podem impactar diretamente a forma como ela vê o mundo enquanto cresce – ou seja, escrever e ilustrar um livro é uma baita responsabilidade!

Por isso, ao planejar as imagens da sua obra, lembre-se que a diversidade é super importante e pode transformar o olhar das crianças em relação a si mesmas.

Leia mais: A importância da representatividade na literatura infantil

Profissional ilustrador

Agora que você já sabe a importância da ilustração para o seu livro infantil, chegou a hora de escolher alguém para fazê-las. Não são simplesmente “rabiscos”, é o sucesso do seu livro em jogo. Geralmente, a primeira opção é um amigo que faz alguns desenhos legais mas recomendamos que você escolha algum profissional para dar mais vivacidade à mensagem que você quer passar. Existem diversas plataformas digitais onde você pode encontrar ilustradores que trabalham freelancer e possuem portfólio digital para avaliar os trabalhos já realizados. 

O Pinterest é uma rede social que pode te ajudar a buscar referências e ver as diferentes possibilidades para se inspirar na hora de passar as orientações de como ilustrar o seu livro. Para tornar o trabalho do ilustrador mais conectado à história, você deve terminar de escrever o livro e conversar sobre a maneira como imaginou o livro ilustrado enquanto produzia a obra.

Atenção: Se você desenha bem e quer se especializar em ilustração infantil, saiba que existem diversos cursos com essa finalidade – inclusive online. Você pode escolher uma técnica para começar e ganhar dinheiro como freelancer em projetos especiais.

E aí, ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Confira posts relacionados:

Tipos de personagens na ficção: planos x redondos
O que é fábula e como escrever uma?
Dicas para escrever um conto encantador

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

3 comentários em “A importância da ilustração nos livros infantis

  1. Nesse momento estou precisando de imagens para ilustrar meu novo livro.
    Já estou com esse projeto ha dois anos e ainda não encontrei quem pudesse me ajudar nisso. Tenho um livro que já foi até premiado , mas não publiquei justamente por que entendo a importância da ilustração.

    1. Ola! Eu você pode procurar por uma artista ilustradora chamada Cintia Faria, ela tem um portifolio on line e está no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *