pessoa-escrevendo-livro-no-papel

Por que investir na revisão do seu livro?

Sem um português correto, dificilmente um livro encontra boas chances no mercado.

Verdade seja dita, a necessidade de revisão ortográfica e gramatical em um livro é tão óbvia, tão fundamental, que fica até difícil discorrer sobre ela. Para quem está desse lado do balcão, aliás, é nítida a diferença nos resultados de um livro revisado versus outro repleto de erros. E há motivos – muitos – para isso.

Dentre todos os idiomas, o nosso português é, provavelmente, um dos mais complexos e cheios de detalhes e sutilezas. Tanto a nossa ortografia quanto a nossa gramática são repletas de regras, exceções e situações que demandam um olhar hiper especializado. Aliás, o português falado no Brasil é ainda mais complexo (e, em minha opinião, mais belo) que o português de Portugal (que tem até mesmo menos tempos verbais que o nosso).

Confira alguns dos termos do nosso idioma que mais geram confusão no meio literário:

Diferença entre poema e poesia
O que é prefácio?
O que é posfácio?
O que significa sátira?

Mas… o leitor percebe?

Sim, percebe. Não tenha dúvidas disso.

Não que todo leitor seja um especialista na língua portuguesa, claro: cansamos de ver pessoas falando atrocidades gramaticais (como “quer que eu faço isso?” em vez de “quer que eu faça isso?”, para ficar apenas em um exemplo que me tira do sério). Mas é importante entender que, na palavra escrita, a fluidez depende do uso correto do idioma.

Se você trocar uma vírgula de lugar, se errar a grafia de um termo, se confundir acentos ou se maltratar tempos verbais, a história começa a perder justamente o seu efeito. O texto fica cansativo, as quebras de raciocínio vão afastando o leitor e, para aqueles que conhecem melhor o idioma, a credibilidade da narrativa cai por terra quando um erro imperdoável é detectado.

Ou seja: mesmo que seu leitor não seja um professor de português, mesmo que ele não consiga apontar pessoalmente os erros que um texto mal escrito tem, não duvide que esses mesmos erros acabarão afastando-o do livro.

Nosso idioma é belo por causa da fluidez que a nossa complexa gramática garante. Ignore isso e você será como um engenheiro que ignora as mais básicas regras da matemática.

“Ah, mas todo mundo me diz que eu escrevo bem!”

Ótimo: isso significa que a revisão do seu texto será mais rápida – mas jamais desnecessária.

A não ser que você mesmo seja um revisor, a probabilidade de que algum erro passe em um texto seu beira os 100%. E raciocine: um texto, uma história, um livro, é como um filho. Faz sentido mesmo lançá-lo ao mundo sem se dar sequer ao trabalho de prepará-lo?

Tenha esta regra como sagrada: todos os textos precisam de revisão.

Outros motivos para investir na revisão da sua obra

Revisão ajuda o livro a vender

Não é possível, claro, traçar uma regra matemática ou uma fórmula que determine quanto, precisamente, a revisão ajuda um livro a vender. Por outro lado, é difícil (senão impossível) encontrar um livreiro que não assine embaixo disso. O motivo é simples, óbvio: ao garantir um uso correto do nosso idioma, livros revisados entregam ao leitor uma experiência de leitura melhor, mais fluida, mais impactante.

E não tenha dúvidas de que, hoje, essa experiência de leitura precede o ato da compra. Por quê? Porque antes de colocar a mão no bolso o cliente lê a sinopse, folheia as primeiras páginas, busca críticas feitas por terceiros. E tudo isso é diretamente impactado pela revisão.

Revisão é cara?

Por incrível que pareça, mesmo sendo a mais especializada de todas as tarefas relacionadas ao processo de editoração de uma obra literária, a revisão é provavelmente a mais barata dela.

Leia também: Quanto custa publicar um livro?

Onde acho um revisor?

Se você não tem um professor ou amigo especializado em revisões ortográficas, fique tranquilo! A internet – ainda bem – está cheia de profissionais que desempenham trabalhos impecáveis. Procure nos principais sites de freelancers, lembre-se de avaliar o trabalhos anteriores do profissional e contrate um revisor sem sair de casa. Fácil, né?

Revisão é o que basta para lançar o meu livro?

Não, de forma alguma! Aliás, sugerimos fortemente o uso do nosso checklist de publicação :)
Para ajudá-lo com a finalização da sua obra, confirma outros conteúdos aqui do Blog:

Como fazer a capa perfeita para o seu livro?
Como escrever e formatar um livro no Word?
A importância dos feedbacks antes da publicação de um livro

Tem alguma dúvida? Algum comentário? Deixe aqui que responderemos diretamente!

banner-saiba-como-publicar-um-livro

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “Por que investir na revisão do seu livro?

  1. Por favor, revisem o texto do blog.
    Se você trocar uma vírgula de lugar, se errar a grafia de um termo, se confundir acentos ou se maltratar tempos verbais, a história começa a perder justamente o seu efeito. O texto fica cansativo; as quebrar de raciocínio vão afastando o leitor;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *