pessoa sentada escrevendo no notebook

O que é Sinopse e como escrever uma?

O mundo literário é cheio de palavras lindas e exclusivas, que enriquecem a língua portuguesa, mas que podem facilmente embaraçar a mente de leitores e escritores. Entre os termos que mais geram confusão está a famosa “sinopse”. Confira o artigo completo e entenda de vez esse conceito!

O que significa sinopse?

O termo “sinopse” equivale a “resumo”. Trata-se de uma síntese de livro, uma espécie de abreviação de uma história ou conteúdo (seja literário ou científico).

Para quê serve uma sinopse?

Muitos autores enviam sinopses de suas obras para editoras, com o objetivo de “vender seu peixe” e, quem sabe, entrarem na fila da publicação. Ou seja, ainda que pareça inofensiva, essa palavra tem uma grande peso para os autores que estão tentando ingressar no mercado literário pelas vias tradicionais.

Mas a sinopse pode ter ainda outras finalidades. Autores independentes, por exemplo, que não possuem vínculo com editoras, também podem utilizar esse formato para divulgar seus livros antes do lançamento (ou após), despertando a curiosidade dos leitores. Já pesquisadores, podem utilizar esse tipo de texto para apresentar o conteúdo do seu trabalho de forma resumida, sem que o leitor precise ler todo o texto científico. Independentemente do cenário, escrever um bom texto nessas horas é fundamental.

Qual é a diferença entre resumo, resenha e sinopse?

Resumos são apenas abreviações da narrativa, enquanto resenhas normalmente incluem opiniões pessoais e interpretações de quem está escrevendo. Além disso, enquanto resumo e resenhas podem ser escritos por qualquer pessoa, a sinopse normalmente fica a cargo do próprio autor da história –  o que torna esse tipo de texto tão especial: são registros fiéis da obra, com todas as características pessoais do escritor.

Como escrever uma sinopse literária?

1. Situe o leitor:

Apresente o contexto, localização e época em que a história se passa.

2. Detalhe o personagem principal:

Autores passam muito tempo construindo o personagem ideal, que dará forma para toda a trama. Por isso, é importante dar uma atenção especial para ele em uma sinopse.

3. Deixe o conflito claro no texto:

Qual é o problema que o personagem precisa resolver? Envolva o leitor nos conflitos da sua obra, mostrando dificuldades, obstáculos, inimigos… enfim!

4. Não entregue o ouro:

Convide o leitor a mergulhar na narrativa, a especular o final da história, a querer mais e mais detalhes. Mas não revele a cereja do bolo, afinal, nós queremos que o livro seja lido por completo, né?

Dica bônus: não interprete a história pelo leitor! Descreva, de forma resumida, o conteúdo do livro, mas não diga o que ele deve ou não sentir. Deixe que ele tire suas próprias conclusões.

banner-saiba-como-publicar-um-livro

Quer mais dicas sobre como escrever e divulgar um livro? Confira os artigos a seguir:

Guia Completo: Como escrever um livro
Como publicar um livro gratuitamente
O que é prólogo?
O que significa epílogo?

*Texto publicado em 2019 e atualizado em 2022.

15 comentários em “O que é Sinopse e como escrever uma?

1. Oi, Leonel! Tudo bem?

As palavras-chave normalmente são comuns em textos acadêmicos, mas não são necessárias em textos para internet, por exemplo.
      Não há regras para esse tipo de conteúdo! :)

1. Eu quero fazer um treinamento escrevendo roteiro de novela,sem sair de casa quero fazer tipo um livro sem sair de 🏠 tenho curso de tiatro, desenho e editora como fazer enviar minha observação enviar sem sair daqui ?

1. Tenho seis manuscritos, pretendo digitalizar pelo menos dois esse ano, dentro de três meses termino um, tenho pouco tempo para digitar, dou aula de arte e literatura, meu tempo e um pouco apertado, mas gostaria de publicar com vocês, porque de todo que estão na internet vocês me inspiraram confiança, desculpe mas sou e gosto de ser direta, meu desejo é publicar minha histórias, algumas são baseadas em fatos reais.

2. Gostaria de saber detalhes sobre a exposição do meu livro no Clube de Autores. Tenho dificuldade com alguns termos relacionados com a internet. O meu livro já está pronto (impresso).
    José dos Reis Alves Lima.