mão-de-pessoa-folheando-livro

O que é epílogo e como escrever um?

O que acontece depois do “felizes para sempre”?
O príncipe encantado continua jovem e bonito? E a princesa, tem filhos ou decide largar o palácio e aventurar-se pelo mundo?

Algumas histórias tornam-se tão especiais que o desfecho da trama não parece suficiente para aceitar seu término. Imaginamos o futuro dos personagens, tentamos entender melhor algo que ficou aberto e ansiamos por algumas linhas a mais para acalmar o coração e seguir em frente.

Tudo isso pode soar bastante exagerado, mas não é atoa que existe um recurso textual justamente para nos dar esse gostinho depois do fim. Saiba mais sobre esse formato! =)

O que é epílogo?

O epílogo é o oposto do prólogo. É a última parte do texto, adicionada ao final da obra para encerrar a narrativa. Trata-se de um recurso utilizado para desfecho, sendo bastante útil quando não é possível deixar todas as pontas amarradinhas no último parágrafo, por exemplo. Também é usado para projetar o futuro dos personagens ou dar voz a um deles, revelando seus sentimentos a partir dos acontecimentos narrados.

Dicas para escrever um epílogo:

  1. Menos é mais: não utilize um epílogo caso sua história tenha sido bem concluída no último capítulo. As vezes, o mistério que fica depois do fim é o que torna a obra tão memorável. No livro “A culpa é das estrelas”, escrito por John Green, não sabemos o que acontece depois da cena final, o que nos leva a especular sobre o futuro de Hazel na luta contra o câncer. E é justamente esse tipo de incerteza que torna a narrativa tão especial, afinal, estamos falando de uma doença imprevisível. Um epílogo com certeza não teria o mesmo efeito.
  2. Planeje o futuro com cuidado: mexer com o futuro é sempre perigoso, inclusive para escritores. Ao projetar acontecimentos que não serão narrados, é preciso tomar muito cuidado, conduzindo os personagens por caminhos possíveis e adequados para os desdobramentos da história. As sagas infantojuvenis Harry Potter, Jogos Vorazes e Crepúsculo são exemplos de projeções bem feitas e (geralmente) aprovadas pelo público.
  3. Fuja do óbvio: a não ser que você esteja escrevendo um conto de fadas para crianças, tente surpreender seus leitores no epílogo. Afinal, se os próximos acontecimentos já forem prevísiveis a partir dos capítulos finais, será que um desfecho é realmente necessário?

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

Artigos relacionados:

O que é sinopse?
O que significa prefácio?
Saiba como escrever um livro

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

4 comentários em “O que é epílogo e como escrever um?

  1. Adoro escrever, meus manuscritos estão completando vinte e cinco anos, tenho dez manuscritos, e so agora qie moro sozinha que estou me dedicando de corpo e alma a eles, não totalmente por dou aula de artes visuais também, mas pretendo publicar um apos o outro, dando tudo certo, claro que não é facil sem grana pra tanto, mas, faremos o possível, é isso.

  2. Bom dia!

    Obrigada por me enviar esse conteúdo tão valioso, em um momento de extrema necessidade para mim que estou escrevendo um livro e preciso estar antenada com as dicas. Um forte abraço equipe.

    1. Uma coisa aprendi escrevendo, que se um ano depois você me seu livro e gosta do que lê, com certeza vai agradar a maioria, prova disso são os comentários que recebo das pessoas que DEI um livro, procuro encerrar bem a história, mas sem grana não podemos levar nossa história a uma porcentagem grande de pessoas. Tem um livro meu que deixei dois finais possíveis. Tem outro que termina com o enterro do personagem principal. É isso que tinha pra falar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *