instagram-na-tela-do-celular

Como lançar um livro em uma LIVE no Instagram?

O universo digital já era utilizado para aumentar o alcance de produtos e serviços lançados no mercado, porém, depois do isolamento social de 2020, descobrimos que a internet (e, principalmente as redes sociais) têm mais poder do que imaginávamos… inclusive para lançar um livro!

Isso não significa que daqui pra frente os eventos presenciais deixarão de existir, apenas que existem outros formatos para serem explorados por aí. Neste artigo, explicaremos um pouco sobre as LIVES no Instagram e como podem ser utilizadas para divulgar obras recém publicadas. Confira!

O que são LIVES?

Lives são vídeos transmitidos ao vivo. Elas podem ser realizadas no YouTube, Instagram, Facebook ou em plataformas de próprias para o formato. Normalmente, são feitas por pessoas populares na internet para apresentação de produtos e serviços. Ou seja, é um recurso super valiozo para quem não pode investir muito em grandes eventos ou não tem tempo para organizar um encontro presencial.

Dicas para criar um evento virtual no Instagram:

• Para alcançar o maior número de pessoas possível é necessário utilizar uma plataforma que já possua uma base relevante de inscritos. Se o seu Instagram tem poucos seguidores, considere fazer uma parceria com um canal mais popular. Influenciadores digitais, marcas relacionadas ao conteúdo da sua obra ou amigos famosos podem ajudar com a exposição.
  • Planeje o evento com antecedência e utilize o tempo disponível para divulgar data e horário. E-mails, redes sociais, mensagens em grupos de WhatsApp… quanto mais pessoas interessadas no conteúdo, maior será o engajamento no dia da LIVE.
  • Crie um “roteiro” em vez de simplemente falar o que vier na cabeça durante o evento. Assim você garante que terá bons conteúdos do início ao fim da transmissão. Entregar toda a mensagem logo no começo pode desinteressar o público.
  • Estude a ferramenta do Instagram antes de se aventurar nesse universo. Entenda como adicionar pessoas ao vídeo, como interagir nos comentários e quais são as restrições do aplicativo. Essas informações estão disponíveis no site oficial e também em blogs de comunicação. É importante revisar o conceito porque a tecnologia está sempre evoluindo e podemos explorá-la de forma mais criativa quando estamos informados.

Como lançamos o livro Crônicas de Quarentena no Instagram?

No ínicio da “quarentena”, o Clube de Autores promoveu um desafio para os escritores: produzir crônicas sobre o isolamento social e todas as mudanças que vivenciamos neste período. O projeto fez tanto sucesso que escolhemos 39 textos originais para transformar em livro.

Obviamente não poderíamos nos encontrar pessoalmente (apesar da vontade de abraçar e agradecer todos os que participaram). Por isso, optamos por divulgar o lançamento no próprio Instagram do Clube.

Saiba mais sobre o livro de crônicas.

Abaixo algumas das estratégias que utilizamos:

1. Definimos uma data para a realização da LIVE e destacamos o evento em toda nossa comunicação.
  2. Disparamos e-mails para nossa base de inscritos e compartilhamos a novidade em nossas redes sociais.
  3. Planejamos o conteúdo da LIVE e trouxemos um convidado especial. O roteiro foi pensado para apresentar o livro, contar mais sobre o projeto e explicar como fazer a compra.
  4. Depois de finalizado, o vídeo ficou disponível em nosso Instagram e pode ser visualizado por qualquer pessoa.

Confira o vídeo de lançamento do livro Crônicas de Quarentena.

Tem dúvidas sobre como utilizar as redes sociais para divulgar sua obra? Deixe seu comentário abaixo!