camera-de-filmagem-em-cima-mesa

O que é Book Trailer e como fazer o seu?

Os trailers exibidos antes dos filmes no cinema têm uma missão muito importante: fazer com que o público fique curioso, animado e desesperadamente ansioso para conhecer a história completa.

Sabemos que a propaganda foi bem quando olhamos para a pessoa que está na poltrona ao lado e dizemos (apenas com o olhar, palavras não são necessárias): Parece muito bom, né? Vamos assistir quando lançar?

Depois disso, está feito. Você foi fisgado, assim como milhares de outras pessoas que tiveram a sorte (ou azar) de topar com o trailer no YouTube, em uma mensagem do WhatsApp ou ouvindo a conversa alheia no caminho pro trabalho.

Mas você sabia que também existem trailes de livros? E é sobre isto que vamos falar neste artigo. Confira!

O que são Book Trailers?

São vídeos curtos, de no máximo dois minutos, que contam um pouco da história do livro, aguçando a curiosidade dos leitores, apresentando personagens e divulgando a obra de forma sutil. O formato é muito semelhante ao utilizado no lançamento de filmes, por isso a associação no início do post.

Por que fazer um trailer para seu livro?

Book trailers não são tão comuns, portanto, pode ser uma boa opção para destacar seu conteúdo no mercado editorial. Mas lembre-se: a produção audiovisual precisa ser realmente boa e planejada. Afinal, a primeira impressão é normalmente a que fica.

Como criar um bom trailer?

Vale lembrar que os filmes já são produtos audiovisuais e para criar um vídeo curto, basta cortar o conteúdo que já foi criado. É claro que é necessário organizar as cenas, apresentar o diálogo de forma estratégica e até mesmo escolher a trilha sonora mais adequada. Porém, não é necessário criar algo do zero.

Com os livros o cenário é um pouco diferente. É necessário adaptar o conteúdo escrito para uma linguagem visual e, caso isso não seja feito com muito cuidado, toda a narrativa poderá ser prejudicada.

Confira abaixo algumas dicas para criar um bom trailer:

  • Não utilize atuações reais. O objetivo do livro é permitir que os leitores imaginem os personagens. Associar sua história a imagem de um ator logo no início pode tirar parte da magia.
  • Prefira animações ou imagens ilustrativas. Elas ajudarão a contar a história, mas de forma muito mais abstrata e subjetiva.
  • Planeje a trilha sonora. Com qual gênero musical sua obra combina? A trilha é uma peça-chave para envolver os leitores.
  • Não conte tudo! Deixe pontas soltas que deverão ser amarradas durante a leitura. O trailer é apenas um spoiler da sensação que o livro trará para o público e não deve ser tratado como um resumo.

Como divulgar o vídeo?

A divulgação do trailer também precisa ser planejada. Mas, graças a internet e ao mundo digital em que vivemos hoje, existem diversas formas de fazer isso. Confira:

  • Utilize períodos estratégicos para lançamento do trailer. Se seu livro é sobre a relação entre mãe e filho, considere lançá-lo próximo ao Dia das Mães. Se for romance, talvez faça sentido associá-lo ao Dia dos Namorados. Lembre-se que o interesse de busca por esses assuntos crescem sazonalmente e pode ser uma boa ideia aproveitar o embalo.
  • Utilize as redes sociais e impulsione suas publicações. Hoje em dia qualquer pessoa pode criar um anúncio no Facebook ou Instagram, por exemplo. Basta seguir os tutoriais ou pedir ajuda para algum amigo especialista no assunto.
  • Envie o conteúdo para influenciadores. Eles poderão compartilhá-lo para sua base fãs, aumentando o alcance do seu trailer.
  • O YouTube é a maior plataforma de visualização de vídeos, então não esqueça de compartilhá-lo por lá também!

E você? Já pensou em criar um trailer para sua obra? Compartilhe conosco suas estratégias para divulgação! =)

Artigos relacionados:

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “O que é Book Trailer e como fazer o seu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *