mulher-em-escritorio-mexendo-no-notebook

Períodos estratégicos para divulgar seu livro

Você sabe como fazer pão caseiro?
Ou melhor, você conhece uma receita simples e rápida de assar um pão em casa?

Independentemente da resposta, você deve estar se perguntando que tipo de introdução é esta, e o que ela está fazendo no texto de um blog sobre livros. Mas fique tranquilo, tudo fará sentido nas próximas linhas!

Mas vamos voltar para os pães…

Grande parte dos brasileiros consome pão diariamente. Alguns preferem comprar na padaria perto do trabalho, outros escolhem o seu na prateleira de um mercado no final de semana. Nenhuma novidade até aqui.

Mas no meio do caminho demos de cara com o coronavírus, e com ele, o isolamento social, a ressignificação de atividades antes consideradas indispensáveis e os novos hábitos de consumo.

Para se proteger e manter os hábitos alimentares, as receitas caseiras ganharam destaque na internet. Em paralelo, comportamento semelhante também apareceu como forma de passar um tempo de qualidade dentro da própria casa. Afinal, cozinhar é um hobbie bastante popular.

E para provar que o interesse por fazer o próprio pão aumentou nas últimas semanas, basta olharmos para os tendências de busca no Google:

Buscas contendo “máquina de pão”

buscas-no-google-maquina-de-pao

Buscas com “como fazer pão”

buscas-no-google-como-fazer-pao

Buscas por “receita de pão”

buscas-no-google-receita-de-pao

Fonte: Google Trends

Ok, mas o que tudo isso tem a ver com livros, afinal?

Nem só de ficção e biografias sobrevive o universo literário.

Obras sobre culinária certamente têm um papel importante na vida dos brasileiros e os livros de receita continuam sendo fundamentais, mesmo com o advento da internet.

Aqui no Clube, já foram publicados centenas de livros deste gênero, ensinando o passo a passo de preparação de todo o tipo de refeição. E seguindo as tendências sociais, a procura por esse formato aumenta em determinados períodos do ano.

Por exemplo, no Natal, pesquisas por “receitas de bolacha natalina” entram alta. Em julho, quentão e bolo de milho não podem faltar. Já em janeiro, é a vez de sorvetes, picolés, sucos de fruta e todo o tipo de comida refrescante.

Por isso, não ficamos nenhum pouco surpresos ao acessar o site do Clube de Autores nesta semana e perceber que não apenas um, mas dois volumes de livros com receitas de pão caseiro de máquina estavam entre os mais vendidos da semana.

livros-mais-vendidos-da-semana-como-usar-maquina-de-pão

As duas obras são de autoria de Mauricio de L. Rodrigues. A primeira, publicada em 2013, apresenta 350 receitas para máquina de fazer pão. Já o segundo volume, publicado em 2015, traz mais 150 novidades para completar o repertório.

Como escrever um livro de receitas?

O destaque dos livros não aconteceu do dia para a noite e a qualidade de ambos os volumes não pode ser questionada. Haja criatividade para mais de 500 receitas diferentes! Apesar disso, não podemos deixar passar a importância de saber aproveitar o surgimento das tendências de busca e consumo na divulgação de livros

Por isso, separamos algumas dicas de como utilizar a sazonalidade a favor da divulgação do seu livro. Confira:

Conheça bem o calendário

O calendário de datas comemorativas é bastante diverso e vai muito além de carnaval, Festa Junina e Natal. Todo dia é dia de comemorar alguma coisa, seja uma profissão, um acontecimento com menor destaque ou uma pessoa.

É claro que feriados nacionais sempre terão mais visibilidade, mas a competição pela atenção de leitores também será maior. Vale olhar com carinho para períodos não tão explorados no mercado literário.

Identifique potenciais oportunidades

Sua obra combina com algum período específico do ano? Ou então, você pode utilizar alguma data comemorativa como gatilho para despertar interesse de compra? Conhecendo o calendário e o público-alvo do seu livro, fica mais fácil encontrar oportunidades de marketing pessoal.

Veja alguns exemplos:

• Um livro com uma história macabra pode ser associado ao Dia das Bruxas;
  • Uma obra de desenvolvimento pessoal pode ajudar a criar as metas de ano novo;
  • Livros didáticos podem ganhar destaque durante a preparação para o vestibular;
  • Histórias feministas são excelentes presentes de dia da mulher ou dia das mães.

Invista na divulgação nos períodos mais estratégicos

Muitas vezes, seu livro poderá ser uma escolha assertiva em mais de um período do ano, basta saber observar o comportamento dos leitores. Sempre que uma oportunidade surgir, considere aumentar o investimento – seja patrocinando conteúdos nas redes sociais, participando de eventos, divulgando entre amigos etc.

Escolha os canais certos

Decidiu apostar no dia das mães? Lembre-se de quem compra os presentes!

Um jovem adulto provavelmente estará conectado nas redes sociais. Já um filho mais maduro talvez prefira as lojas físicas. É fundamental que sua obra esteja nas prateleiras? Talvez seja necessário manter um pequeno estoque em sua casa? Enfim! Escolher o canal mais adequado faz toda a diferença no resultado da campanha.

Quer outras dicas sobre publicação de livros? Confira:

Como lançar um livro sem burocracia?
Criar um blog para divulgar seu livro
Como evitar o plágio em seu trabalho?

2 comentários em “Períodos estratégicos para divulgar seu livro