o-que-e-plagio

Como Evitar o Plágio em Seu Trabalho: 5 Métodos Eficazes

Basicamente, plágio é copiar o conteúdo de um trabalho que não é seu sem citar o nome de seu autor. Ou seja, o plagiador se apropria do conhecimento de outras pessoas sem pedir autorização, e utiliza como se fosse dele.

Existem vários tipos de plágio e essa prática pode prejudicar todo o seu trabalho, isso sem falar no perigo de sofrer um processo judicial. 

Para isso, entrevistamos a professora de francês Paula Nogueira, da escola de Francês Percursos Idiomas, que nos contou algumas dicas para lidar com essa questão.

Nos próximos parágrafos, você verá cinco dicas para que uma pessoa não cometa plágio acidentalmente e tenha toda sua pesquisa acadêmica perdida.

5 Métodos eficazes para evitar plágio 

Copiar é Proibido!

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que não se deve fazer cópias de forma alguma. Se uma pessoa quer utilizar um trecho de outro autor em sua pesquisa, ela deve citar de algum modo o nome do autor e a data de publicação.  O mais indicado é que se faça a referência completa da obra, sempre dentro das regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Programas Anti-plágio

Para evitar que haja qualquer risco de plágio em seus textos, o uso desses programas pode ser muito útil. Ferramentas como o Copyspider e Plagius servem para analisar os textos e apontar se existe alguma frase perdida que, mesmo sem querer, tenha sido tirada de alguma pagina da internet.

Esses programas mostram o “plágio” de duas formas: uma delas é deixando as possíveis frases copiadas em vermelho no texto e a segunda forma é por meio da porcentagem de termos semelhantes. Assim, essa ferramenta deixa em evidência qualquer falha de seu texto. Além disso, esses programas mostram de qual link veio essa suposta frase copiada. Para quem trabalha como redator, esses programas são ótimos.

Normas da ABNT

A melhor chance de evitar o plágio é sempre fazer citações de qualquer informação que for colocada em seu trabalho. Isso pode ser feito de forma direta ou indireta.

Para fazer esse trabalho de forma correta, é preciso conhecer as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pois é ela que padroniza os trabalhos acadêmicos do nosso país. É essa associação que analisa se existe ou não plágio nas pesquisas e textos acadêmicos. O ideal é que o aluno faça uma consulta na versão mais atualizada do manual da ABNT, pois assim não haverá erros na hora de fazer uma citação.

Se, por acaso, você realmente precisar das palavras do autor, procure sempre as citações diretas, pois elas utilizam exatamente as mesmas palavras dele. Assim, não haverá riscos de manipulação de ideias por conta da pessoa que está fazendo o trabalho. Obviamente, a pessoa deve referenciar todo o conteúdo.

Lista de Referências

Um bom método para evitar qualquer acusação sobre plágios é fazer uma lista onde constem todos os livros e textos que a pessoa usou na pesquisa. O nome dessa seção deve ser “Referências Bibliográficas”. Assim, caso alguém queira consultar o conteúdo que você pesquisou, ela terá o trabalho facilitado por essa lista. É um processo simples, mas que evita muitos problemas.

Itens básicos que não podem faltar em uma referência bibliográfica:

  •   Sobrenome e nome do autor;
  •  Nome da obra utilizada;
  •  Dia em que o material foi publicado ou acessado, se for online;
  •   Local da publicação.

Revisão

Revisar o seu texto várias vezes é um bom método para fugir do plágio, pois, assim, será possível refazer as suas ideias e reescrevê-las com suas próprias palavras sem precisar copiar o que alguém disse. Como a língua portuguesa é muito ampla, pode acontecer de uma frase ser considerada plágio mesmo que a pessoa a tenha escrito sem usar o famoso “copiar e colar”.

Além disso, essa estratégia é muito útil para minimizar erros gramaticais. Quanto mais a pessoa revisar, maior a autenticidade do texto. Peça ajuda de outras pessoas caso esteja com dificuldades no momento da revisão. Aulas de redação também podem ajudar nesse processo.


Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

6 comentários em “Como Evitar o Plágio em Seu Trabalho: 5 Métodos Eficazes

    1. Oi, Claudia. Tudo bem?

      Além das dicas que mencionamos no texto, é sempre importante assinar seus conteúdos e garantir os registros oficiais – como o ISBN. Infelizmente o plágio pode ocorrer, afinal, nosso conteúdo está acessível para todos! Mas com esse tipo de medida, sempre garantiremos a autoria do que foi produzido.

      Abraço!

    1. Oi, Polyanne. Tudo bem?

      Para que um texto seja de sua autoria, basta que ele não reproduza conhecimento ou ideias de terceiros sem que sejam dados os devidos créditos ao autor ou basta que ele se constitua uma ideia nova: seja por contribuir tecnicamente sobre um assunto, ao trazer uma nova abordagem sobre um assunto já estudado, seja ao apresentar uma nova ideia jamais abordada, seja ao compor um texto poético ou lírico inédito…

      Caso alguém esteja utilizando um conteúdo produzido por você, recomendamos que contate um especialista em plágios para garantir a assertividade das orientações :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *