tela-do-computador-wordpress

Como transformar seu blog em um livro?

Muitos escritores utilizam blogs como canal para publicar suas histórias, sejam reais ou ficção. Sem dúvidas, é um espaço incrível para praticar a escrita e compartilhar tudo o que normalmente ficaria guardado em alguma pasta do computador. 

Manter um blog exige disciplina e criatividade – exatamente as mesmas habilidades que um autor de livro precisa. A melhor parte é que os dois formatos podem caminhar em paralelo e nem é necessário criar conteúdos do zero para transformar um blog em um livro, Afinal, sempre é possível reciclar o que já foi escrito, reorganizar e complementar.

Quais as vantagens de adaptar conteúdos de um blog para um livro?

  1. É mais rápido revisar e preencher as lacunas do que criar uma obra do zero; 
  2. Não é necessário começar uma pesquisa: a maior parte do que você publicará já está pronto, basta revisar. Além disso, por ter escrito anteriormente sobre o tema, você já conhece bastante o assunto, facilitando muito o processo;
  3. A não ser que seu blog já seja muito popular, escrever na internet nem sempre garante retorno financeiro. Um livro pode ser uma alternativa para monetizar todo esse trabalho;
  4. Se você planeja continuar com o blog por muito tempo, lançar um livro pode ser uma forma de trazer mais acesso às publicações, divulgar seu nome e descolar parcerias.

Aliás, o próprio Clube de Autores lançou, em 2019, uma obra baseada nos conteúdos deste blog. Ele foi roteirizado e escrito em um final de semana, para que fosse publicado no Dia do Escritor. A obra apresenta 75 dicas para escrever um livro e está disponível para compra no site.

75-dicas-para-publicar-um-livro

Como adaptar o conteúdo online para o formato livro? 

Crie um roteiro

Antes de juntar o conteúdo, crie uma pauta com a ordem das informações. Comece com os temas introdutórios e lembre-se de construir uma sequência lógica. Caso seja necessário, acrescente recortes que não foram abordados no blog, mas que serão fundamentais para que o leitor compreenda o assunto de forma completa. Você poderá escrever essa parte mais tarde! 

Tenha sempre em mente que cada post precisará estar relacionado ao anterior, diferentemente do blog, em que cada publicação pode ser lida de forma isolada. Lembre-se também de considerar introdução, agradecimentos, prefácio, contracapa e outros elementos importantes para um livro. 

Classifique todas as publicações e observe as lacunas

Depois de roteirizar, organize todas as publicações do blog para encaixá-las em cada parte da sequência que você planejou. Fique tranquilo se inicialmente elas não se conectarem com facilidade, você poderá fazer isso depois. 

Essa etapa é fundamental para mensurar o esforço que você terá para de fato produzir textos originais. Após classificar tudo, observe os espaços em branco e planeje como preenchê-los.

Crie, revise e reescreva

Agora que tudo já está organizado, é hora de começar a dar forma ao seu livro. Comece pelos primeiros capítulos, apresente o tema e crie conexões entre cada conteúdo, preenchendo todos os buracos encontrados anteriormente. Pesquise e escreva o que for necessário e reescreva tudo o que não fizer sentido para a obra. 

Vale também observar a linguagem: na internet, podemos utilizar um tom de voz mais informal e recursos não disponíveis no meio impresso como vídeos, gráficos interativos ou hiperlinks. Tudo isso precisará ser revisado, afinal, soaria um pouco estranho pedir para o leitor “clicar aqui” em um livro físico, né?

Dica extra: 

Lembre-se que seus textos já foram disponibilizados em outro lugar. Conte sobre esse processo para o leitor, explique as motivações para escrever um livro, como surgiu o blog e também as mudanças feitas no conteúdo durante a adaptação. 

Quem sabe você tenha escrito algo há cinco anos e, durante a revisão, percebeu que não concorda mais com o que falou – isso tudo pode entrar na obra! Além disso, é uma forma “neutra” de divulgar seu trabalho online, sem forçar uma propaganda. 

Gostou das dicas? Leia posts relacionados e saiba como publicar um livro gratuitamente:

Como escolher um título para seu livro?
Modelos de livro para publicar no Clube de Autores
A importância da revisão ortográfica de livros

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *