como-criar-titulo-para-livro

Como criar o título de um livro?

Se você acha que é mais fácil escrever 100 páginas de um livro do que escolher o título da obra, fique tranquilo, você não é o único. Afinal, existe uma pressão invisível em resumir em poucas palavras algo escrito em dezenas de capítulos. 

Por isso, preparamos algumas dicas para tornar esse processo um pouco menos assustador. Elas te darão confiança para tomar uma decisão assertiva quanto às frases que estamparão a capa do seu livro. Vamos lá?

4 dicas para escolher um bom título para uma obra literária: 

1. Não fuja do tema

É claro que é possível ser criativo na escolha do título, mas ele também precisa ser facilmente relacionado à obra. Um livro de terror, por exemplo, precisa ter um título macabro e cheio de suspense. Já um livro infantil precisa descrever a história e ser memorável para que as crianças consigam entender (e lembrar sempre!). 

2. Escolha palavras de impacto

Algumas palavras sempre chamam atenção em meio a enorme quantidade de obras disponíveis por aí. Por exemplo: inferno, morte, amor… faça o exercício de utilizar uma única palavra para descrever a história que você criou. Veja como ela pode se encaixar no título, teste sinônimos e termos compatíveis com a expressão escolhida. Isso te deixará alguns passos mais próximo de chegar a uma conclusão. 

Saiba como escrever histórias de 6 palavras.

3. Crie diversas opções

Na rotina de redatores publicitários que precisam escolher frases de impacto para as campanhas de seus clientes, uma prática comum é a criação de diversas frases semelhantes, mas escritas de formas distintas. Mesmo que, inicialmente, a frase não seja boa, ao reler e comparar as opções escritas sempre pode surgir uma nova ideia. Explore essa técnica até que fique satisfeito com algumas frases. Para decidir a melhor, compartilhe com amigos próximos ou tente falar sobre o livro utilizando uma das escolhidas. Logo, uma delas passará a fazer mais sentido do que as outras.

4. Não escolha frases difíceis de memorizar

Para que seu livro seja encontrado na internet ou nas livrarias, é importante criar um título fácil. Ninguém é obrigado a decorar palavras complicadas ou frases longas. A frase que define sua história precisa ser criativa e memorável – esse critério pode, inclusive, ser um desempate para selecionar a melhor opção entre os títulos criados anteriormente.

Exemplos de títulos incríveis: 

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

O livro fala sobre rios esquecidos em Belo Horizonte, mas que marcaram a história da capital mineira. Apesar de poético (“rios invisíveis”), é também descritivo e criativo.

Assassinato no Expresso do Oriente 

Agatha Christie escreve suspenses criminais e sempre utiliza elementos da história na criação do título, acompanhados de termos-chave como “assassinato”, “morte” e etc. 

Sobre os ossos dos mortos 

Um título sombrio para uma obra macabra. Ao longo da trama, a frase começa a fazer cada vez mais sentido e, conforme a história se desenrola, é possível compreender exatamente o que inspirou a escolha.

Cem anos de solidão

Um clássico carregado de sofrimento desde o título. A frase antecipa o tormento narrado no livro, e já indica que não será uma história fácil de digerir.  

Correndo com os Etíopes

Livros inspirados em fatos reais precisam se apoiar na realidade. A obra conta como a Etiópia, um dos países mais pobres do mundo, tornou-se um dos maiores competidores de longa distância da história. O título no gerúndio passa a ideia de movimento, já apresentando o universo em que estamos prestes a embarcar.

Quer mais dicas sobre como finalizar seu livro para publicação? Confira: 

Como revisar um livro? 
Como fazer a diagramação? 
Como publicar um livro gratuitamente?

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Como criar o título de um livro?

    1. Olá, gostaria de uma opinião. Eu estou escrevendo uma história sobre uma cidade “mágica” e três jovens que se aventuram desvendenado os mistérios e descobrindo a magia (em resumo é mais ou menos isso) então pensei no seguinte título “Aventuras em *nome da cidade*” ficaria bom? Obg desde já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *