Sobre-os-Ossos-dos-Mortos

Sobre os Ossos dos Mortos: lições para criar personagens

Segundo The Economist, o livro de Olga Tokarczuk,  publicado em 2018, pode ser considerado “um dos livros mais engraçados do ano”. A avaliação é, no mínimo, curiosa, já que a obra é um misto de terror, fábula e filosofia.

A escritora, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2019, é uma das autoras mais reconhecidas da literatura polonesa. Aqui no Brasil, é difícil encontrar suas obras traduzidas, mas é claro que após tantos prêmios, o cenário deve mudar bastante nos próximos anos. 

Leia também: Melhores livros de 2019

Sobre os Ossos dos Mortos: a história

A história se passa em uma cidadezinha na Polônia, onde uma senhora aposentada (que às vezes dá aulas de inglês) acompanha alguns crimes recentes a partir de uma ótica um tanto excêntrica. A professora, que prefere a companhia de animais a de outros seres humanos, tem poucos amigos e acredita que, um dia, a natureza se vingará de tudo o que a humanidade têm feito contra ela. 

Mas não é sobre o livro que vamos falar neste artigo, e sim sobre os elementos que tornam a personagem principal (e narradora da história) tão única e digna de ser observada com atenção pelos aspirantes a escritores. 

Confira algumas das características mais marcantes de Janina Duszejko: 

Odeia nomes impessoais

A narradora acredita que os nomes não deveriam ser dados às crianças quando nascem. Além disso, deveriam ter um significado real e associado à personalidade de cada um. Durante a narrativa, descobrimos alguns dos nomes que ela dá (na própria mente) para conhecidos: Boas Novas, Esquisito e Pé Grande, por exemplo.

Sua vida é guiada pelos astros

Janina (que odeia seu próprio nome, inclusive!), utiliza a astrologia para justificar o comportamento de outras pessoas e seus próprios sentimentos. Para ela, os acontecimentos na Terra são um reflexo da organização dos planetas no céu – por isso, tem o hábito de perguntar aos outros sua data e local de nascimento, ocupando-se de fazer o mapa astral de vizinhos, amigos e até de policiais.

Vale observar que o livro é muito bem fundamentado no conhecimento dos astros, o que indica que a autora sabe muito sobre o assunto, ou teve que pesquisar bastante para construir a narrativa.

É uma senhora na casa dos 60 anos

Estamos tão acostumados a ler histórias narradas por personagens belos, corajosos, jovens e cheios de energia. E é isso que torna Janina tão especial e única – ela foge totalmente do estereótipo padrão de protagonistas. Ao longo da obra, descobrimos algumas de suas qualidades e defeitos: trata-se de uma senhora explosiva, que vê o mundo sobre um ponto de vista completamente diferente dos outros, com algumas limitações físicas por conta da idade, que se cansa facilmente e que não gosta muito de companhia. 

Todas essas características fazem com que a história adquira um outro tom, bem humorado, macabro e cheio de excentricidades. 

Tem gostos peculiares

Janina não assiste TV como o resto da humanidade. Para não se sentir tão sozinha, deixa o aparelho ligado no canal de previsão do tempo. Ora prestando atenção, ora utilizando os sons como plano de fundo para seus pensamentos. Além disso, dedica-se, junto a um amigo, à tradução de poesias de William Blake, a quem costuma mencionar ao longo de suas reflexões. 

Se você gosta de suspense, reflexões existenciais e debates sobre a vida, morte e natureza, Sobre os Ossos dos Mortos com certeza é uma boa pedida! E, caso você esteja começando a escrever um livro ou planejando uma nova publicação, vale espiar a obra e inspirar-se nessa personagem tão peculiar :) 

Conheça outros 5 personagens principais marcantes para se inspirar!

Continue lendo:

Distopia em livros
Sobre o livro Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *