Escrever um livro é um sonho para muitas pessoas, mas o caminho até a publicação e divulgação pode ser cheio de armadilhas — especialmente para quem está começando e não entende muito como funcionam todos os processos.
O desconhecimento, aliado à ansiedade de publicação, faz muitos autores iniciantes cometem erros simples, mas que comprometem a qualidade da obra. Se evitados, podem poupar tempo, frustrações e até melhorar a qualidade da obra.
O texto de hoje ajudará novos escritores na superação desses desafios iniciais. Se você está dando os primeiros passos no mundo da escrita, fique atento a esses 5 erros comuns e veja como superá-los!
5 comuns entre os escritores iniciantes
Diariamente, a equipe de suporte e atendimento ao Clube de Autores conversa e orienta escritores que estão dando seus primeiros passos no mundo dos livros. Essa experiência nos permitiu identificar padrões — o que chamamos de “erros comuns”, mesmo quando cometidos sem intenção.
Abaixo, listamos esses comportamentos frequentes e, claro, trazemos também as soluções para ajudá-lo a evitá-los ou corrigi-los.
1. Não planejar a história antes de escrever
Muitos escritores começam a escrever movidos pela inspiração, mas, sem um planejamento mínimo, a história pode se perder no meio do caminho. Personagens sem desenvolvimento, enredos inconsistentes e finais apressados são consequências comuns da falta de estrutura.
Para não cometer este erro, faça, no mínimo, um esboço da sua história antes de começar. Defina os principais acontecimentos, o arco dos personagens e o rumo da narrativa. Ferramentas como mapas mentais ou um simples resumo por capítulos podem ajudar a manter a coesão.
Por mais que esta etapa de estruturação não seja a mais prazerosa, ela é essencial para garantir uma boa história.
2. Não revisar o manuscrito
Achar que o primeiro rascunho está perfeito é um engano comum. Textos não revisados costumam ter erros gramaticais, repetições e trechos confusos, o que pode afastar os leitores.
Revise seu livro várias vezes, de preferência após um intervalo (para ter um olhar mais fresco). Mas é perfeitamente possível revisar seu manuscrito somente quando terminar toda a história. Outra estratégia interessante é pedir feedback a leitores beta ou contrate um revisor profissional. Uma boa revisão faz toda a diferença na qualidade final da obra. Inclusive, um dos principais motivos de afastamento de um leitor de um livro é a falta de revisão textual.
3. Acreditar que só livros de grandes editoras são bons

Muitos iniciantes desanimam ao pensar que apenas obras publicadas por grandes editoras têm valor. No entanto, o mercado editorial está em transformação, e a autopublicação, há muitos anos, tem se mostrado uma alternativa viável e de qualidade.
Plataformas de autopublicação, como o Clube de Autores, permitem publicar com profissionalismo e liberdade criativa. Livros independentes podem ser tão bons (ou melhores!) que os tradicionais — tudo depende do cuidado do autor.
Por aqui, temos livros que vendem muito bem todos os meses, alcançando milhares de cópias vendidas. Para conferir alguns desses livros mais vendidos e falados, acesse nosso TOP10, atualizado mensalmente.
4. Achar que vender um livro é fácil e rápido
Escrever é apenas o primeiro passo. Muitos autores acreditam que, uma vez publicado, o livro venderá sozinho, mas a realidade é que a divulgação exige esforço contínuo.
É essencial que autores invistam em marketing pessoal, crie redes sociais para o seu livro, participe de eventos literários e busque parcerias com bookstagrammers e blogs. Construir um público leva tempo, mas a persistência é recompensadora.
Abaixo, uma lista de textos sobre estratégias digitais para autores. Confira:
- Marketing Literário: como fazer e qual a importância para a divulgação de livros
- Planejamento de conteúdo para autores: guia completo para divulgar seu livro
- Redes sociais para escritores: quais são os tipos de conteúdo ideais para divulgação de um livro
5. Não estudar o mercado literário
Ignorar as tendências do mercado, os gêneros mais populares e as estratégias de publicação pode levar a decisões equivocadas, como investir em um formato que não atrai seu público-alvo.
Pesquise sobre o mercado editorial, entenda quem é seu leitor ideal e estude cases de autores independentes bem-sucedidos. Quanto mais você souber sobre o meio, mais chances terá de tomar decisões acertadas.
Fique atento: semanalmente publicamos um conteúdo no nosso blog sobre pesquisas e dados de mercado!
Conclusão
Escrever e publicar um livro é uma jornada desafiadora, mas recompensadora. Evitando esses erros comuns, você já estará à frente de muitos autores iniciantes.
Lembre-se: planejamento, revisão, conhecimento de mercado e persistência são chaves para o sucesso.
E aí, já cometeu algum desses erros? Conte nos comentários e compartilhe suas experiências!
Supere os desafios e publique no Clube de Autores
Seja parte do maior hub de autopublicação para escritores de língua portuguesa, presente globalmente. Junte-se aos nossos mais de 80 mil autores e publique seu livro conosco, onde já ultrapassamos 150 mil títulos publicados.
Clique AQUI para publicar seu livro gratuitamente e impulsionar sua carreira literária.
Comente sobre o texto de hoje e até a próxima leitura.