leitura-beta

Leitura beta: o que é e porque é importante para os autores

Há algumas semanas, publicamos aqui no blog um texto sobre “leitura crítica”, um serviço editorial bastante importante para a lapidação do manuscrito dos autores. Recebemos diversos comentários positivos, provando a importância de abordarmos esse assunto para os autores independentes. 

Seguindo a linha de produção daquele conteúdo, hoje falaremos da “leitura beta”, que não chega a ser um serviço editorial, mas é outra etapa bem importante para a melhoria na qualidade técnica de um livro.

Se você quer aprender mais sobre o que é a leitura beta e qual a sua importância, nos acompanhe e boa leitura!

Afinal, o que é leitura beta?

Leitura beta é o nome dado para a atividade realizada por leitores, visando dar feedbacks de um livro, que ainda não foi publicado, para o autor. Esta leitura pode ser individual ou coletiva (algo bastante comum). 

O autor, assim que finaliza a escrita do seu manuscrito, e antes de enviá-lo para o revisor textual, seleciona uma ou mais pessoas para serem os primeiros leitores do seu futuro livro. 

Benefícios da leitura beta

A premissa da leitura beta é descobrir possíveis erros e pontos de melhoria na obra, que passaram despercebidos pelo autor. Os leitores betas fazem apontamentos pontuais, como na cronologia da história, troca de nomes de personagens, etc; ou até mesmo apontamentos gerais como se gostou ou não do desenvolvimento da história. 

Ou seja, a leitura beta ajuda os autores nos seguintes pilares:

  • Feedback construtivo para melhorar a qualidade do livro.
  • Identificação de inconsistências na trama e personagens.
  • Melhoria da gramática e estilo de escrita.

Todo livro precisa passar pela leitura beta?

leitura-beta

Diferentemente da revisão textual ou produção da capa, a leitura beta não é um serviço obrigatório, mas altamente recomendado. É preferível receber críticas e sugestões de mudança enquanto o livro ainda não está pronto, do que ter o retorno negativos dos leitores depois que o livro já está pronto e publicado. 

Recomenda-se ao autor procurar perfis literários que periodicamente fazem leituras coletivas. É a oportunidade do autor aprender com o feedback dos leitores, possibilitando, inclusive, a possibilidade de desenvolvimento de parcerias futuras e maior entendimento do mercado literário, afinal, não basta apenas publicar um livro, é preciso estar por dentro do cenário do livro. 

A leitura beta é um serviço pago ou gratuito?  

A leitura beta geralmente é um serviço gratuito. Não é preciso nenhuma formação profissional ou aptidões específicas para ser um leitor beta. Recomenda-se entregar o livro para a “betagem”, como a atividade é popularmente conhecida, às pessoas que gostam da temática do seu livro (ficção científica, romances de época etc). 

No entanto, leitores beta que não são familiarizados com a sua temática também podem agregar, por entregarem uma visão diferente, talvez até mais isenta de quem já tem pré-disposição a gostar da temática desse livro. 


Melhore a experiência de leitura do seu livro para seu público-alvo: Capa de um livro: entenda a importância para uma boa primeira impressão do leitor


Como preparar o manuscrito para receber a leitura beta

Cada autor possui seu próprio estilo e ritmo de escrita. Existem aqueles que estruturam toda a obra antes de começar a escrever e revisam capítulo por capítulo. Outros, escrevem o livro todo para depois revisar. Independente do estilo de escrita, o autor deve revisar o seu próprio livro, sendo um primeiro filtro. 

Após a revisão, o autor deve preparar os leitores beta para receber esse manuscrito, apontando quais são suas expectativas, dando instruções clara ao leitor. Pode ser um pedido do autor pedir ao leitor focar na construção e desenvolvimento de personagens ou cadência da narrativa. Ou então outras questões específicas que os autores podem pedir para os leitores beta focarem.

Como escolher seus leitores beta

Um leitor beta precisa, basicamente, gostar de ler, tendo um bom ritmo de leitura. Além disso, ele pode ter um bom entendimento do gênero, categoria ou tema do seu livro. Este ponto, porém, não é essencial.

Todavia, o leitor beta deve ser honesto e capaz de fornecer críticas construtivas para o autor. Deve ter um olho atento para detalhes, incluindo inconsistências na trama, desenvolvimento de personagens e erros gramaticais.

Procure mais de um leitor beta. Ter uma diversidade de perspectivas é importante. Leitores beta de diferentes origens, idades e experiências de vida podem oferecer insights variados e detectar problemas que você, ou outros leitores beta, podem ter perdido.

Onde encontrar?

  • Contatos pessoais: leitores beta podem ser seu amigos ou familiares;
  • Redes sociais: perfis literários nas redes podem ser bons lugares para encontrar leitores beta ao usar hashtags específicas.
  • Clubes de leitura: participar de clubes de leitura pode proporcionar oportunidades de encontrar leitores dispostos a ajudar.

Como coletar feedbacks?

Coletar e organizar o feedback dos leitores beta de maneira eficiente pode fazer uma grande diferença no processo de revisão do seu livro. Compartilhar com o leitor um arquivo aberto e de dinâmica rápida de apontamentos, como o Google Docs, pode facilitar essa troca de conhecimento. Em tempo real, o leitor comenta sobre determinado ponto e o autor consegue acompanhar, já que a ferramenta permite a edição do documento por diversas pessoas em tempo real. 

O autor também pode coletar feedbacks mediante questionários estruturados. Este questionário contém perguntas específicas para guiar os leitores beta. Isso pode incluir perguntas sobre a trama, ambientação, desenvolvimento de personagens, ritmo e qualquer outra área específica de interesse.

Exemplos de perguntas úteis para os leitores beta responderem:

  • Houve alguma parte da história que você achou confusa ou difícil de seguir?
  • Como você descreveria o desenvolvimento dos personagens principais?
  • O ritmo da história parecia apropriado ao longo do livro?
  • Houve algum ponto onde você perdeu interesse? Se sim, onde?
  • Você notou erros gramaticais ou de digitação recorrentes?

O que fazer com os feedbacks recebidos?

Após receber o retorno dos leitores beta, o autor analisará organizará tudo que recebeu, dando maior atenção às críticas e apontamentos recorrentes. Após organizar os feedbacks, definir prioridades e quais serão as alterações que serão realizadas. 

Lembre-se: enquanto o feedback é valioso, você deve manter a essência e a voz do seu livro. Faça as mudanças que considera necessárias, mas não se sinta obrigado a alterar tudo o que foi sugerido.

Conclusão

A leitura beta é uma etapa crucial no processo de escrita, mesmo que não seja estritamente obrigatório, tendo o potencial de melhorar o manuscrito do autor antes da publicação. Selecionar leitores beta com cuidado, coletar e organizar feedback e saber como utilizar esse feedback são passos importantes para garantir que seu livro atinja seu potencial máximo.

Se você ainda não tentou esse método, considere fazê-lo em seu próximo projeto literário. E para aqueles que já têm experiência, compartilhe suas histórias e dicas nos comentários – sua experiência pode inspirar outros autores.

Lembre-se, o feedback é um presente que pode transformar seu livro de bom para excelente. Boa escrita e boa sorte!

Experimente a Aila!

Aila: a primeira agente literária via inteligência artificial do mundo!  

Ela é uma assistente virtual avançada desenvolvida especialmente pelo Clube de Autores. Projetada para fornecer suporte abrangente e especializado, a Aila está aqui para responder a todas as suas dúvidas e fornecer orientações sobre publicação, distribuição, marketing e diversos outros assuntos que possam surgir.

Acesse seu portal do autor e experimente Aila hoje mesmo e descubra como ela pode tornar sua jornada como autor mais fácil, eficiente e gratificante. 

Estamos aqui para ajudar em cada etapa do caminho dos autores independentes.

Você pode gostar de ler:

6 comentários em “Leitura beta: o que é e porque é importante para os autores

  1. Sim, já conhecia o recurso dos leitores Beta, embora ainda não o tenha utilizado. Grata pelas dicas!
    Gostei da Aila, vou testar assim que possível.

  2. Gostei muito das informações, estou escrevendo meu terceiro livro e utilizarei a leitura beta. Tenho certeza que me ajudará bastante a aprimorar a escrita e melhorar a obra.

  3. Gostei muito das informações sobre leitores beta. Mesmo sem saber que essa técnica existia, já havia pensado em fazer esse processo de obter feedback através de parentes e amigos. Assim sendo, como estou na revisão final do livro que escrevi, já havia escolhido seis pessoas para fazerem a leitura, além de que eles mesmos estão interessados em ler o livro.
    Obrigado pelas dicas, e parabenizo pela iniciativa de criar o Clube de Autores, assim como também, pelas importantes informações que vocês enviam para os sócios, autores e futuros autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *