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Marketing Literário: como fazer e qual a importância para a divulgação de livros

A divulgação de um livro é um dos grandes desafios enfrentados por autores independentes. Muitos ainda acreditam que basta publicar uma obra para que ela seja bastante vendida. Na realidade, publicar uma obra é apenas o primeiro passo; garantir que ela alcance o público desejado é uma tarefa que exige estratégia e dedicação. Aí entra o marketing literário.

No Clube de Autores, apesar de não realizar o marketing literário, oferece recursos e dicas valiosas para auxiliar os autores nessa jornada, publicando recorrentemente aqui, no blog, e também nas redes sociais, dicas para auxiliar autores na promoção e venda dos seus livros. 

Neste artigo, exploraremos a importância do marketing literário para os autores independentes, compartilhando estratégias que podem ser a solução para você na divulgação do seu livro.

A importância do marketing literário

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Com o crescente número de livros publicados, principalmente obras de autores independentes, o marketing literário se tornou essencial para um livro ter visibilidade no mercado suficiente para ser vendido. Sem uma estratégia de divulgação bem definida e implementada, até mesmo os livros de autores renomados podem passar despercebidos. 

O marketing visa criar grande conexão entre autor e leitor, construindo gradativamente uma reputação e autoridade, promovendo o aumento nas vendas. Abaixo, três dos principais pilares que fundamentam o marketing literário:

  1. Aumenta a visibilidade: com tantos livros lançados diariamente, é crucial se destacar. Uma boa campanha de marketing pode colocar seu livro na frente do público leitor certo.
  2. Constrói a marca do autor: Além de promover o livro, o marketing ajuda a construir a marca pessoal do autor, fundamental para a longevidade na carreira literária, facilitando, inclusive, na divulgação de futuras obras.
  3. Engaja os leitores: estratégias de marketing bem planejadas e executadas engajam os leitores, criando uma base de fãs leais que acompanharão suas futuras obras, bem como demais conteúdos produzidos.

Assessorias literárias como grandes aliadas do marketing literário

As assessorias literárias podem ser o divisor de águas para os autores que desejam profissionalizar suas carreiras literárias. Este é um serviço especializado que oferece suporte ao autor, desde na orientação sobre como se comportar nas redes sociais, até a veiculação de alguma matéria sobre o livro do autor em grandes portais.

Por terem experiência no ramo e contatos publicitários, as assessorias encurtam o caminho entre o autor e sua obra e o sucesso literário. As assessorias literárias fornecem recorrentemente insumos para os autores assessorados, como releases, matérias publicadas em portais e blogs, como a marcação de entrevistas em podcasts, rádios e TV. Assim, o autor fica municiado de conteúdos relevantes para utilizar nas estratégias de marketing. 

Entenda mais sobre o que é e o que faz uma assessoria literária lendo o texto: Assessoria literária: o que é e qual a importância para os autores independentes

Estratégias de divulgação para autores independentes

Você já sabe o que é e qual a importância do marketing literário. Agora, vamos para a parte tática: como começar a fazer o seu marketing literário: Aqui estão algumas estratégias que podem auxiliar na divulgação do seu livro:

Redes sociais

Quando se pensa em divulgação no meio digital, logo nos salta à mente as rede sociais. Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e até o LinkedIn podem ser ferramentas poderosas para promover seu livro. Crie conteúdos variados e personalizados para cada plataforma, como posts sobre o processo de escrita, trechos do livro e vídeos falando sobre a obra etc. Interaja com seus seguidores respondendo comentários e mensagens. Isso cria um relacionamento mais próximo com os leitores.

Além da produção de conteúdo, é importante analisar os números, como qual o melhor horário para publicação, qual dia da semana tem maior engajamento e demais informações que auxiliará no aperfeiçoamento do conteúdo produzido.


Melhore a experiência de leitura do seu livro para seu público-alvo: Capa de um livro: entenda a importância para uma boa primeira impressão do leitor


Blog e site pessoal

Entenda um site como a sua casa. É o lugar no ambiente digital onde as pessoas te encontram e conhecem melhor sobre quem é você e o que você faz. Já o blog, metaforicamente, é o bate-papo que você tem com esta visita. Um blog é recheado de conteúdos sobre os temas do seu livro, dicas para leitores, resenhas literárias etc.  Compartilhe conteúdos relacionados ao seu livro, como artigos sobre o tema da obra, resenhas de leitores e atualizações sobre eventos de lançamento.

Com o aprofundamento no entendimento técnico do site, otimize-o com técnicas de SEO para que ele apareça nos resultados de busca.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vai além da criação dos conteúdos no blog e nas redes sociais. É entender onde você está posicionado nesses canais, atraindo um público leitor qualificado, relacionando com este público e monitorando os resultados alcançados.

Atraindo o público leitor para uma base própria, que pode ser conseguida por meio de cadastros em páginas de captura no seu site, o autor deve relacionar-se com essas pessoas, criando newsletters para mantê-los atualizados sobre novos lançamentos, eventos e promoções especiais.

Parcerias e colaborações

Por mais que a escrita seja uma jornada solitária, é preciso contar a ajuda de parcerias e colaborações para alcançar os objetivos. Forme parcerias com outros autores e blogueiros literários para promover seu livro. Participar de eventos literários, feiras e clubes de leitura também pode aumentar sua visibilidade. Considere colaborar com influenciadores digitais que possam resenhar seu livro ou participar de lives para discutir sobre a obra.

Lançamento e eventos

Fazer um bom lançamento de um livro é começar com o pé direito a jornada literária. Por mais que inicialmente não se tenha um grande alcance, principalmente nos eventos presenciais, causar uma boa impressão é essencial. Aproveite estes momentos para criar conteúdos para serem divulgados nas redes sociais e no site/blog.

Convide amigos, familiares, leitores e influenciadores (via parcerias, como sugerido no tópico anterior) para participar. Ofereça edições autografadas ou brindes exclusivos para quem participar do evento.

Promoções e descontos

Utilize plataformas como o próprio Clube de Autores para oferecer descontos temporários. Isso pode atrair novos leitores que ainda não conhecem seu trabalho. Participe de promoções coletivas, como costumamos fazer por aqui na semana do consumidor, com outros autores para aumentar a visibilidade.

Conclusão

Divulgar um livro exige esforço, planejamento e criatividade. O marketing literário é uma ferramenta poderosa para garantir que sua obra chegue ao público certo e conquiste leitores fiéis. Lembre-se de que a construção de uma carreira literária é um processo contínuo, e cada ação de marketing contribui para o sucesso a longo prazo. Experimente diferentes estratégias, analise os resultados e ajuste suas ações conforme necessário. Boa sorte e boas vendas!

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Comente sobre o texto de hoje e até a próxima leitura.

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