canal de compra

Qual o canal de compra preferido dos leitores?

Você saberia dizer qual o canal de compra preferido dos leitores brasileiros? A evolução dos hábitos de consumo está diretamente relacionada ao avanço tecnológico e às mudanças no comportamento dos consumidores. No universo literário, isso não é diferente. A primeira edição do estudo “Panorama do Consumo de Livros: Um estudo sobre o perfil e hábitos de compradores de livros no Brasil”, realizado pela Nielsen BookData a pedido da Câmara Brasileira do Livro, revelou informações valiosas sobre onde os leitores brasileiros preferem comprar seus livros

Este blogpost analisará os principais números dessa pesquisa, explorando esses canais de compra, destacando as preferências e os motivos por trás dessas escolhas. Curioso para saber? Nos acompanhe e boa leitura!

Compras on-line: canal de compra predominante

O estudo aponta que 55% dos leitores brasileiros preferem comprar livros on-line, seja por meio de aplicativos ou sites. Esta preferência pode ser atribuída a diversos fatores:

• Melhores preços e promoções: 43,5% dos entrevistados destacam os preços atrativos e as promoções como o principal motivo para optar pelas compras on-line. A competitividade dos e-commerces faz com que os leitores encontrem ofertas que dificilmente seriam vistas em lojas físicas.
  • Praticidade: 35% dos leitores consideram a compra on-line mais prática. A conveniência de poder adquirir livros com poucos cliques, sem enfrentar filas ou o trânsito das grandes cidades, é um diferencial significativo.
  • Facilidade de encontrar livros: 29,2% dos consumidores apontam a facilidade em encontrar os livros desejados como um grande benefício das compras on-line. Com uma ampla gama de títulos disponíveis, é muito mais simples achar obras específicas sem precisar percorrer várias livrarias.
  • Conforto de não precisar sair de casa: 28,5% preferem comprar on-line para evitar sair de casa. Em tempos de rotina agitada, poder receber livros diretamente na porta é uma vantagem inestimável.
  • Comparação de preços: 24,1% mencionam a possibilidade de comparar preços em diversos sites como um dos benefícios das compras on-line. Isso permite que os leitores façam escolhas mais informadas e econômicas.

Prepare a publicação do seu livro, acesse o nosso blog: Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores? | Blog Clube de Autores

Compras presenciais: a experiência tangível

canal-de-compra-bookstore

Apesar da predominância do e-commerce, 40% dos leitores ainda preferem comprar seus livros presencialmente, seja em livrarias, sebos ou lojas variadas. As razões para essa escolha são igualmente fortes:

• Ver e abrir o livro antes de comprar: 52,4% dos leitores gostam de manusear o livro antes de tomar a decisão de compra. A experiência tátil de folhear páginas é insubstituível para muitos.
  • Levar o livro na hora: 41,9% apreciam sair da loja já com o livro em mãos. A gratificação imediata de possuir a obra desejada sem esperar pelo frete é um atrativo poderoso.
  • Ausência de frete: 23,8% dos consumidores mencionam a economia com frete como um motivo para comprar presencialmente. Muitas vezes, o custo de entrega pode tornar a compra on-line menos vantajosa.
  • Maior variedade: 22,6% dos leitores acreditam encontrar maior variedade de livros em lojas físicas. A possibilidade de descobrir novas obras ao explorar as prateleiras é um prazer particular.
  • Praticidade: 20,7% consideram prático comprar presencialmente, especialmente se a loja for de fácil acesso ou estiver no caminho de outras atividades cotidianas.

Conclusão

A escolha do canal de compra dos leitores brasileiros revela um equilíbrio entre a conveniência tecnológica e a experiência física. Enquanto a maioria opta pela praticidade e economia das compras on-line, uma parcela significativa ainda valoriza o contato direto com os livros e a imediatidade das compras presenciais.

Este panorama não só destaca a diversidade de preferências entre os consumidores, mas também aponta oportunidades para livrarias e e-commerces aprimorarem seus serviços, atendendo melhor às necessidades dos leitores.

Ao entender essas preferências, ajuda o mercado literário a traçar estratégias mais eficazes para alcançar seu público, seja por meio de promoções atrativas on-line ou proporcionando experiências memoráveis em lojas físicas.