como-preparar-um-livro-clube-de-autores

Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores?

O Clube de Autores foi fundado em 2009 com o objetivo de democratizar a literatura, permitindo que autores independentes publiquem e vendam seus livros sem depender de validações do mercado editorial.

Com o passar dos anos, nossa comunidade cresceu e hoje temos mais de 80 mil autores que deram vida a seus sonhos, publicando seus livros em nossa plataforma. Aqui, o autor não precisa se preocupar com a distribuição do livro, pois, ao publicar, em poucos dias, ele fica disponível em 14 marketplaces, além de nossa própria loja.

O processo de publicação é simples e rápido. Com o arquivo do livro finalizado, é possível publicá-lo em poucos minutos. O empoderamento do autor não se limita apenas à publicação, mas também à preparação do livro, sendo o assunto que abordaremos neste texto.

O que é necessário fazer para deixar o livro pronto para publicação conosco? Para os leitores terem uma ótima experiência com seu livro, é preciso formatá-lo adequadamente. Quer saber como? Continue lendo e aproveite a leitura.

Etapas anteriores à publicação do livro

O autor independente é responsável por todas as etapas de criação e publicação do seu livro, podendo realizá-las sozinho ou contratar parceiros, como revisores e designers de capa. No entanto, é comum que novos escritores desconheçam as etapas que antecedem a publicação do livro.

Neste texto, apresentaremos quais são essas etapas, sua importância e como realizá-las.

Revisão textual

A revisão textual é essencial para proporcionar ao leitor uma ótima experiência de leitura do seu livro. Imagine se ele se deparasse com um erro gramatical ou, até mesmo, um erro de digitação?

Textos não revisados podem afastar o leitor e, provavelmente, ele nunca mais lerá outro livro seu. É altamente recomendado contratar um profissional para essa etapa. Mesmo que você confie em sua própria escrita, um revisor textual profissional garantirá que o livro não tenha erros.

O revisor textual pode até sugerir ao escritor a retirada de frases inteiras, a inversão de parágrafos e outras mudanças mais profundas. Entretanto, essas modificações mais acentuadas são geralmente cobradas à parte, em um serviço que chamamos de copidesque.

Você não sabe onde buscar um profissional qualificado para revisar o seu livro? Continue lendo que, no final do texto, apresentaremos uma sugestão valiosa!


Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.


Capa e projeto gráfico

A etapa de capa e projeto gráfico é essencial para o livro ter uma apresentação atraente e profissional. Nesse sentido, o autor tem duas opções: desenvolver a capa e o projeto gráfico por conta própria ou contratar profissionais especializados.

O Clube de Autores oferece um criador de capas exclusivo que permite ao autor desenvolver a capa do livro em poucos minutos. Além disso, também é possível utilizar uma capa criada fora do nosso criador, caso prefira contratar um profissional.

Com relação ao projeto gráfico, que engloba a diagramação e a formatação do texto, o Clube de Autores também oferece suporte ao autor. Para cada um dos formatos disponíveis (ver lista abaixo), temos um modelo/template específico. Durante o processo de publicação, o autor pode baixar o modelo correspondente ao formato escolhido. Esse arquivo já vem pré-formatado e o autor precisa apenas incluir o texto do livro.

Confira a lista dos formatos de livros disponíveis no Clube de Autores:

  • A5 (14,8cm x 21,0cm);
  • 16×23 (16cm x 23cm);
  • Pocket (10,5cm x 14,8cm);
  • Quadrado (20,0cm x 20,0cm) e 
  • A4 (21,0cm x 29,7cm).

ISBN

O ISBN é um registro composto por uma sequência numérica e um código de barras que permite a identificação internacional do seu livro por bibliotecas, livrarias, e-commerces, aplicativos, entre outros. Embora não seja obrigatório, o ISBN é pré-requisito para que seu livro impresso seja comercializado na maioria das lojas e livrarias. Para livros digitais (e-books), o ISBN é dispensável na maioria das plataformas digitais.

No Clube de Autores, é possível adquirir o ISBN diretamente antes, durante ou depois do processo de publicação do livro. É importante destacar que o ISBN é específico para cada formato do livro (impresso, e-book, audiolivro, etc.). Portanto, é necessário adquirir um ISBN para cada formato onde o livro for publicado.

Ficha Catalográfica

A ficha catalográfica é um documento que contém todas as informações técnicas da obra literária, servindo para catalogação do exemplar em bibliotecas e acervos diversos. As informações contidas na ficha catalográfica incluem:

  • Título e subtítulo do livro, 
  • nome do autor,
  •  ISBN, 
  • número da edição; 
  • editora (pode também constar como “edição do autor”, caso não tenha uma editora);
  • local de publicação; 
  • número de páginas; 
  • classificação por assunto (CDD e CDU). 
  • Caso o livro tenha versão digital, também deve constar as seguintes informações: 
    • formato; 
    • recurso digital;
    • requisição do sistema; 
    • modo de acesso.

Você também pode adquirir a ficha catalográfica diretamente no Clube de Autores.

Serviços editorias do Clube de Autores

Como você pode ver neste artigo, diversas etapas de preparação de um livro exigem um profissional especializado para garantir uma melhor qualidade ao seu livro. Para ajudar nossos autores durante esse processo, temos a plataforma Profissionais do Livro, onde é possível contratar de forma independente o profissional ou serviço desejado.

No Profissionais do livro, o autor pode contratar os seguintes serviços:

  • Capa;
  • ilustração;
  • diagramação;
  • revisão textual;
  • conversão para ePub;
  • ficha catalográfica;
  • ISBN e 
  • tradução.

Como preparar e publicar um livro com o menor custo possível?

O Clube de Autores, como já foi dito durante o texto, possui ferramentas auxiliares para ajudar o autor durante o processo de preparação do livro. Capa e formatação do livro podem ser feitas pelo próprio autor, diminuindo os custos iniciais. 

Todavia, no Clube de Autores, existe um grande diferencial que é a impressão sob demanda. Os livros publicados por aqui não precisam ter uma tiram mínima inicial de 100, 500 ou 1.000 cópias para serem comercializados. 

O autor não precisa fazer nenhum investimento inicial para a impressão dos seus livros. O livro só é impresso quando é vendido. Além disso, cabe ao Clube de Autores a distribuição, intermediação da venda e envio para o leitor. Por fim, o autor não precisa se preocupar com gestão de estoque do livro. 

Publique no Clube de Autores

O Clube de Autores é a primeira e maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa do mundo, contando com aproximadamente 80 mil livros publicados, o que representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022

Publique o seu livro conosco gratuitamente e faça parte da maior comunidade de autores independentes em língua portuguesa, com mais de  58 mil autores espalhados pelo mundo. 

Por aqui, você tem a vantagem de ter o livro distribuído em 14 livrarias e marketplaces no mundo.

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

12 comentários em “Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores?

  1. Olá! A minha grande dúvida é como deve ficar o texto que será enviado em PDF. O texto pode ter hifenização ? Caso não possa ter o texto não ficará alinhado, pois terá espaços diferentes. Eu não consigo encontrar nada que comente sobre isso, mas para quem é marinheiro de primeira viagem é uma grande dúvida. Obrigado.

  2. Olá! Gostaria de saber os valores que preciso para a publicação de um livro com o Clube de autores.
    Revisão textual eu realmente não preciso, pois já sou revisora. Dei aulas de Língua Portuguesa ao longo de quase 60 anos, do nível fundamental à Pós graduação. Sou formada em Letras, Pedagogia e Direito com OAB e tendo exercido a advocacia por no mínimo 13 anos. Tenho 2 livros publicados ( “Essas crianças espontâneas…”) por editoras normais, poré, o preço é bastante salgado e depois não temos apoio para a venda.
    Poderiam me dar uma luz?
    Aguardo contato
    Mallu Fernandes

  3. Excelente a orientação, porem, gostaria de saber, em termos atuais, quais seriam os valores de cada passo a ser contratado e modo de pagamentos, para a preparação do livro. Venho acalentando o sonho de publicar, de há muito tempo, mas sempre tropeço nos custos de preparação. Grato. Hernán. e mail: chimarron@hotmail.com

  4. Nota 10
    Autora de 9 livros, em Português e Inglês com Vocês.
    Obrigada
    Gostei muito da abertura com publicações em Portugal

    1. Nota 10
      Autora de 9 livros, em Português e Inglês com Vocês.
      Obrigada
      Gostei muito da abertura com publicações em Portugal

  5. Bom dia
    Gostaria de publicar um livro, preciso saber de custos.
    Qual a orientação.
    Aguardo
    Aerton A Rebustini
    17 991318220

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *