Entenda qual a força dos clubes de leitura

A leitura costuma ser, quase que por definição, uma atividade individual. É na mente de cada leitor, afinal, que qualquer história efetivamente se constrói: personagens tomam corpo, cidades se erguem e dramas são forjados a partir tanto das letras do autor quanto da imaginação do leitor. 

Mas uma atividade individual não precisa necessariamente ser uma atividade solitária. 

Por mais que cada livro “aconteça” individualmente, é cada vez mais comum a formação de Clubes de Leitura como ambientes de compartilhamento de histórias, de interpretações, de estudos e, na falta de palavra melhor, de celebração literária. 

Em nossa era tão digital que mais parecemos ciborgues dependentes de tecnologia do que humanos tradicionais, esses encontros, virtuais ou reais, tem se multiplicado quase diariamente. Livrarias formaram clubes de leitura, em parte como ferramenta para superar crises que volta e meia batem às suas portas; editoras criaram clubes de leitura para melhor girar seus catálogos; empresas inteiras, a exemplo da Tag Livros, erigiram modelos de negócio inteiros abraçando essa prática; e assim por diante. 

Sobre os clubes de leitura

Mas clubes de leitura não são, exatamente, uma novidade. O primeiro de que se tem notícia, aliás, foi criado em 1634 por Anne Hutchinson: um ambiente inicialmente exclusivo para mulheres onde se debatiam sermões religiosos e questões espirituais. A força inovadora das ideias que passaram a circular por causa do seu clube de leituras foi tão intensa que Anne acabou eventualmente acusada de sedição, julgada e expulsa da colônia. 

Embora seu fim não tenha sido exatamente feliz – Anne acabou morta em um ataque de indígenas nas proximidades da atual Nova Iorque em 1642 – o fato é que ela iniciou um movimento que persiste até os nossos dias. 

Quantos clubes de leitura existem pelo mundo hoje, em pleno século XXI? Impossível se dizer. O que se pode afirmar sem sombra de dúvidas é que são milhares, em todos os cantos do nosso planeta, que aglomeram milhões de leitores em torno da sagrada troca de ideias que, por sua vez, servem de combustível para que mais livros sejam escritos e publicados e circulados. 

Conheça nossa convidada: Daisy Gouveia

daysi-gouveia

Ao que parece, nossa espécie é tão social por natureza que até essa tão individual atividade de leitura ganha mais corpo quando inserida em um grupo. 

O episódio de hoje é com uma influenciadora, escritora, empresária do ramo da moda há 35 anos e coordenadora do seu próprio clube de leituras para mulheres, Daisy Gouveia. O assunto: como funciona a dinâmica de um clube de leitura e como ela enxerga o futuro da literatura pelas lentes da coletividade. 

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts 

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Entenda qual a força dos clubes de leitura

  1. Gostaria de saber se o Clube de Autores efetuam venda on line de livros editados por outras editoras. Acabei de lançar o livre Elas & Eu Reflexões sobre o feminino pela Editora Gradus e agora preciso saber de um canal de vendas
    Obrigada

    1. Olá, Sandra. Nós não editamos os livros. O processo de publicação é feito diretamente pelo autor na nossa plataforma. Caso você tenha o PDF do seu livro, e o contrato com a sua editora permitir, você pode publicá-lo conosco e ter seu livro distribuído pelos nossos canais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *