mãos-de-mulher-folheando-uma-revista-em-cima-da-mesa

Como escrever releases para divulgar seu livro?

Depois de publicar um livro, é hora de colocar as ações de divulgação em prática. Uma boa estratégia de marketing pode incluir LIVEs de lançamento da obra no Instagram, parcerias com influenciadores, publicidade paga e… releases para a impresa! E é sobre isso que vamos falar hoje.

E se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, fique tranquilo! Como autor de livros, é natural que alguns conceitos jornalísticos e publicitários saiam do seu escopo de experiência. Por isso, preparamos um conteúdo especial para ajudá-lo e tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que são releases e para que servem?

Press Releases são comunicados à imprensa. São muito populares no ambiente corporativo, pois servem como boletins que atualizam os jornalistas sobre noticias das empresas. Além de atenderem à demanda dos profissionais de comunicação por informações que possam ser noticiadas, também são uma importante ferramenta da assessoria de imprensa, pois ajudam na divulgação de conteúdos. Legal, né?

Por que autores de livros deveriam utilizar press releases?

Todo escritor que quer vender suas obras ficaria feliz em estampar uma página de jornal, ganhar uma menção em um post de blog ou ser repostado nas redes sociais. Afinal, essas ações trazem visibilidade para seu trabalho!

Porém, para ter mais chances de ser notado, é fundamental se apresentar e procurar ativamente por oportunidades. Por isso o press release é tão importante: é gratuito, pode ser escrito pelo próprio autor e é simples de produzir :)

Como escrever um Press Release?

Antes de mais nada, vale lembrar que os releases são feitos para contar novidades a jornalistas. Ou seja, precisam utilizar a linguagem que você vê nos jornais digitais ou impressos: devem ser objetivos, atrativos, relevantes e completos. Veja as dicas abaixo:

  • Defina um “gancho”: uma informação só é notícia quando fala sobre algo relevante para a sociedade (ou um grupo de pessoas específico). Somente contar que você publicou um livro não torna o conteúdo noticiável. É preciso selecionar um “gancho jornalístico” relevante para despertar o interesse das pessoas. Um evento, um feito notável, uma super curiosidade etc.
  • Comece pelo mais importante: o primeiro parágrafo do seu texto precisa explicar o que, como, quando, onde e porque algo aconteceu ou vai acontecer. Se sua intenção é falar sobre o evento de lançamento de sua obra, explique brevemente logo no início sobre o que se trata.
  • Seja objetivo e breve: não torne o texto muito pessoal, cheio de adjetivos sobre sua obra ou opiniões particulares. Seja breve e lembre-se de que toda frase precisa conter uma informação. Se ela não contribui para o entendimento do tema, considere descartá-la.
  • Bônus: inclua seus contatos pessoais, datas e horários em caso de eventos, link para seu blog ou redes sociais e, se possível, envie também um exemplar do livro para o jornalista (pode ser a versão digital!). Assim, o profissional terá tudo em mãos para compartilhar sua história.

Como enviar press releases?

Depois de escrever e revisar seu release, é hora de enviá-lo aos jornalistas. Selecione portais locais caso esteja começando sua carreira literária. Assim será mais fácil conseguir um espaço pois haverá menos competição.

Os contatos dos profissionais normalmente estão destacados em suas redes sociais ou no site da empresaonde trabalham. Procure os endereços de e-mail e dispare todos ao mesmo tempo. Caso queira divulgar novamente uma notícia no futuro, lembre-se de criar um novo texto, com novas informações. Jornalistas só publicam novidades e um conteúdo que já foi disponibilizado pela concorrência provavelmente será ignorado.

Dicas para escrever o e-mail:

Além de um bom texto para convencer os jornalistas, vale dar uma atenção especial ao e-mail em que o conteúdo será anexado. Confira as dicas para acertar no envio!

  • Escreva um Assunto breve e descritivo (use palavras-chave que resumam o texto);
  • Depois do “Olá, tudo bem?” apresente-se rapidamente e fale sobre o motivo do e-mail (compartilhar um release sobre determinado assunto);
  • Coloque seus contatos ao fim do e-mail e agradeça.

Ah! E lembre-se de revisar com cuidado o conteúdo, evitando erros gramaticais ou de digitação e tornando a mensagem simpática e atrativa.

Em seguida é só aguardar as respostas! Caso não obtenha nenhuma nas primeiras vezes, não desanime. Os retornos negativos também são uma forma de aprendizado e te ajudarão a melhorar sua estratégia seguinte.

E aí, ficou com alguma dúvida?
Deixe um comentário abaixo e teremos o maior prazer em ajudá-lo :)

Artigos relacionados:

Resenhas de livros: a importância das recomendações
O que é Book Trailer e como fazer o seu?
Best-Seller: o que fazer para conquistar este espaço?

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

5 comentários em “Como escrever releases para divulgar seu livro?

  1. Ola, Adorei seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites novos, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Abraços

  2. Uau! Ricardo, quanta coisa você faz, parabéns!
    Muitas dicas importantes você deixa para nós. Gostei demais. Sou escritora iniciante e acabei de finalizar meu trabalho. A verdade é que a gente tem tanta informação na internet, tanto curso, vídeo e tudo mais que ficamos meio tontos . Mas, enfim, vamos continuar e tentar ter sucesso nas vendas. Minha obra já se encontra na Amazon e em outras plataformas de venda, mas tenho que tentar ainda algumas estratégias para gerar resultado positivo nas vendas.
    Muitíssimo obrigada, você é uma inspiração para nós. Um abraço. Mari Oliveira

    1. Oi, Marilete! Tudo bem?
      Que bom que os conteúdo aqui do blog estão ajudando escritores como você.
      É sempre muito legal ver as histórias tomando forma e depois sendo publicadas no Clube. Esse tipo de feedback nos alegra muito!

      Sucesso para sua obra e conte sempre conosco! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *