5 dicas para organizar o seu evento de lançamento de livro

Qual o lugar ideal para realizar o seu evento de lançamento de livro?

Para novos autores, o evento de lançamento é um dos momentos mais importantes de suas carreiras. Lá consegue-se reunir amigos e leitores em potencial em torno da sua obra, dando uma espécie de ignição nas vendas.

Quem nos acompanha aqui sabe que temos apostado bastante em lançamentos virtuais – que, de fato, apresentam resultados interessantes (principalmente, claro, quando bem divulgados). Isso sem falar no benefício de ser algo completamente gratuito e acessível – o que sempre ajuda.

Mas nada se iguala a um lançamento físico, rico tanto em pompa quanto em resultados.

A grande questão é: até que ponto vale a pena investir em um local para lançar o seu livro?

A boa notícia é que nem sempre isso é necessário. Aliás, dependendo da habilidade de negociação do autor, isso quase sempre pode sair de graça. Como? Compilamos algumas sugestões com base em eventos feitos por autores daqui do Clube. Confira abaixo:

Centros Culturais

Todas as grandes cidades tem algum tipo de centro cultural, por vezes funcionando com verbas públicas e destinado à divulgação da cultura. Uma rápida busca no Google (ou mesmo ligação para os canais corretos na prefeitura ou secretaria da cultura/ educação) certamente gerará uma lista, mesmo que pequena, de opções.  Basta ligar para os locais e negociar o evento que, em grande parte, pode sair gratuito.

Cafés e restaurantes

Locais como esses vivem de fluxo de gente – de clientes que consomem e que deixam nos caixas dos estabelecimentos os seus sustentos. E um evento de lançamento de livros trará exatamente isso: gente. Assim, localize alguns desses locais e negocie com os seus proprietários. É possível que você não consiga bancar o coquetel em si para os seus convidados – mas não há nenhum pecado em fazer cada um pagar pelo que consumir.

Livrarias

Essas também vivem de gente – claro. Afinal, enquanto os seus convidados estiverem circulando e conversando com amigos no seu evento, eles também estarão olhando (e, possivelmente, comprando) outros títulos. Boa parte das livrarias não cobra nada pelo evento de lançamento – e ainda banca o coquetel. Da mesma forma que com bares, cabe a você escolher algumas livrarias, ligar e negociar o evento em si.

Vale uma observação importante aqui: a maior parte das livrarias exige que seu livro tenha o registro do ISBN para viabilizar o lançamento. Essa é uma recomendação importante que reforçamos pois, com o ISBN, seu livro publicado aqui no Clube de Autores poderá ser vendido em uma vasta gama de livrarias como Cultura, Estante Virtual, Amazon etc. Para facilitar a sua vida, temos este post aqui com o passo-a-passo para fazer o registro do ISBN.

Eventos do setor

Aplicável principalmente (mas não exclusivamente) para livros mais técnicos, você pode negociar com a organização de eventos a realização de seu lançamento lá. Se o livro tiver a ver com o tema, o evento em si sairá ganhando, pois aumentará o fluxo de pessoas e ainda poderá sair como apoiador da sua obra.

Em sua própria casa

É fato que um lançamento em sua casa provavelmente se restringirá ao seu círculo de amigos. Todavia, essa reunião continua sendo caracterizada como um evento e será uma forma de começar a espalhar pelos quatro cantos que você está lançando um livro seu. Esses pequenos encontros, simples e baratos de organizar, podem ser o pontapé inicial na sua carreira de escritor.

Organizar um evento de lançamento pede a criatividade para se conseguir economizar e, ao mesmo tempo, alcançar resultados positivos. Mas se você já teve a criatividade suficiente para escrever um livro, isso certamente não será um problema!

Quer saber mais?

Ainda está cedo para pensar no evento em si? Então confira esses outros conteúdos que certamente poderão ser úteis a você: 

Se ainda não tem o livro escrito e precisar de um modelo, veja os templates que temos disponíveis aqui.

Se precisar de informações mais detalhadas sobre o lançamento do livro (indo muito além do evento), acesse este post aqui.

Se quiser saber como divulgar o seu livro, baixe nosso guia aqui.

92 comentários em “5 dicas para organizar o seu evento de lançamento de livro

  1. Meu livro ficou pronto e agora estou querendo fazer lançamento dele para atrair mais leitores, apesar de ser pequeno o seu conteúdo é muito bom! Estou precisando de lugares que fazem essa divulgação gratuitamente. Obrigada!!

    1. Oi Ana! A divulgação é sempre o mais chave no lançamento de um livro, mas infelizmente não é algo tão simples. Imagine que estamos falando de cerca de 50 mil livros novos lançados apenas no Brasil todos os anos. Isso, por si só, já indica que não existe uma receita de divulgação gratuita que consiga atender a todos: cada autor deve planejar e executar o seu próprio plano de divulgação alinhado às características de seu livro e de seu público. Recomendo que dê uma olhada nesse material aqui, um manual de divulgação de livros que preparamos aqui no Clube de Autores: http://media.clubedeautores.com.br/assets/templates/ComoDivulgarSeuLivro.pdf . E, claro, que publique seu livro aqui conosco, pois é somente aqui que você conseguirá distribuição por todas as principais livrarias do país! :)

  2. boa tarde,
    Nós do Café Raiz, disponibilizamos local e serviço para lançamento de livros e outras exposições culturais.
    Estamos à disposição, abraço,
    Beatriz
    Café Raiz,
    Rua Cardoso de Almeida, 920 – SP- SP
    11-3672-2199
    whatsapp 11 9-9999-9152
    insta: caferaiz
    face: caferaiz

  3. OLÁ EU ESCREVO NO BLOG TESTOSDEALINNYMELLO.BLOGSPOT.COM.BR E GOSTARIA MUITO DE PUBLICAR MEU PRIMEIRO LIVRO, MAS NÃO TENHO MUITA NOÇÃO DO WORD PARA EDITAR. BAIXEI O MODELO DO LIVRO PELO CLUBE DOS AUTORES.PARA CONTINUAR A ESCREVER DEPOIS DA DÉCIMA TERCEIRA PÁGINA, QUAL É O PROCESSO PRA FICAR IGUAIS AS DE CIMA?
    OUTRO PROBLEMA É QUE EU NÃO TENHO REVISOR, O CLUBE DOS AUTORES FAZ REVISÃO DE ERROS ORTOGRÁFICOS, PONTUAÇÕES…?
    COMECEI A ESCREVER UM LIVRO SOBRE A MINHA HISTÓRIA DE VIDA, EXPERIÊNCIAS AMOROSAS, DISTÂNCIA DA FAMÍLIA. E EU GOSTARIA DE UMA DICA SOBRE TÍTULO. PORQUÊ ASSIM QUE ESTIVER PRONTO MANDO PARA O CLUBE DOS AUTORES PUBLICAR!
    GOSTARIA DE SABER TAMBÉM, COMO E A QUANTO OS EXEMPLARES SÃO VENDIDOS PARA NÓS ESCRITORES, E QUANTO SAIRIA MAIS OU MENOS 200 EXEMPLARES. SOU DE BARRA DO CORDA NO MARANHÃO, E MEU SONHO É ME TORNAR UMA ESCRITORA BEST-SELLER! ESTOU PESQUISANDO E ESTUDANDO MUITO, TENHO FÉ QUE IREI CONSEGUIR!

    AGUARDO TODAS AS RESPOSTAS… RSRSR
    MUITO OBRIGADA.

    1. Oi Alinny. O Clube é um canal de autopublicação – nós não fazemos nenhuma revisão, diagramação ou trabalhos do gênero. Os livros aqui são impressos exatamente como enviados pelos autores, sem alteração de nenhuma vírgula. Caso preciso de serviços profissionais, o que recomendamos é que acesse o http://www.profissionaisdolivro.com.br . Lá há mais de mil profissionais (revisores, diagramadores, capistas etc.) que vendem seus serviços, sendo que nós fazemos a intermediação financeira. dá uma olhada lá – todas as regras estão detalhadas.

      Com relação a valores, realmente não temos como informar por aqui. Dependendo da quantidade de páginas e do acabamento que escolher para seu livro os valores mudam totalmente. O que recomendamos é que, depois que tiver o livro publicado, nos contate diretamente pelo [email protected] e conseguiremos estruturar um orçamento para essa quantidade. OK?

      E, claro, boa sorte na carreira! O mundo precisa de boas histórias :-)

  4. Olá para todos! enfim gostaria de saber como fazer o meu livro, fisicamente, tipo: um livro de verdade com capa e tudo, onde posso esta fazendo isso? outra pergunta eu desenhei a capa do meu livro, nesse caso eu preciso registra a imagem também na biblioteca nacional?
    muito obrigado!!

  5. Bom dia eu acabei de escrever um livro e vou fazer o lançamento em Brasília. Gostaria de receber dicas sobre onde fazer esse lançamento. O livro fala da história do meu livro que é deficiente.

    1. Olá,

      Também estou precisando de dicas de livrarias para lançamento em Brasília. No artigo diz que “Boa parte das livrarias não cobra nada pelo evento de lançamento – e ainda banca o coquetel”, não tenho encontrado esse serviço gratuito por aqui. Alguém tem alguma sugestão?

    2. Oi Brenda! Em Brasília eu realmente não conheço, mas, normalmente (e isso funciona bem aqui em SP), as da rede Cultura costuma abrir suas portas para novos livros. De maneira geral, é um super negócio para livrarias: eles movimentam suas lojas em períodos que costumam ser vazios e ganham sobre o seu livro.

  6. Olá, meu sobrinho Lucas Delacroix, de 11 anos escreveu um pequeno livro de história infantil, estamos desde o ano passado tentando ver a publicação, no entanto não deu certo. Agora estamos querendo fazer um pequeno lançamento, com alunos do colégio dele e outros convidados, não queremos deixar de fazer, pois entendemos que servirá de estimulo para que ele venha a escrever outros livro.
    Alguém tem experiência, como devemos fazer? Gostaria de algumas sugestões.

    Agradeço

    Geni Carmem

  7. Olá Pessoa, Olá Clube de Autores!

    Não é nada fácil a realização de uma publicação por conta própria. Venho trabalhando nesse processo desde o mês de setembro/2015, com leitura critica, revisões, ISBN, Ficha catalográfica, capa, impressão, marcadores, convites, local para lançamento e por ai vai.Enfim, estou realizando o grande sonho da minha noite de autógrafos. 10 anos depois de haver escrito alguns livros na categoria romance, e só agora estou me permitindo esta alegria da publicação física. A primeira arrancada foi através da dica do Clube de Autores, onde tenho 3 livros de poemas publicados, nos informando sobre o financiamento coletivo do Kikante. Talvez por falta do meu empenho não fiz grandes arrecadações, mas me permitiu a leitura critica, e capa do livro. Daí em diante não parei, e hoje quero convidar os colegas que estiverem aqui em nossa cidade para brindarem comigo este momento de alegria.
    Juliete 1 – Virando As Páginas da vida ( livro da serie Juliete )
    Lançamento: 18/02/2016
    Horário: 19 horas
    Local: Foyer do Centro de Cultura da Câmara Municipal
    Salvador-Bahia

    Gostaria de saber como colocar o convite aqui no clube e como proceder.

  8. Para lançar em maio/2015 2ª edição do meu livro Motociclistas Invencíveis “Nos Deliciosos Anos Dourados”, aventura/romance ocorrida em 1960 quando piloto sai estrada de terra afora em busca de sua amada, que da noite para o dia desaparecera, tive a seguinte ideia: procurei restaurante com salão no térreo, mas 1º andar dotado de aparelhagem sonora. Combinei com o gerente que eu levaria convidados, uma Banda com alguns instrumentos e vocalista, e caixas com livros.
    Marcamos para um meio de semana das 18 às 20h. Porém o evento se estendeu até às 22h porque os convidados gostaram do repertório da Banda que era MPB, com alguns outros estilos também.
    Com isso, várias dezenas de exemplares vendi na ocasião, vendendo outros através da Internet.
    Em 2016 terei mais duas obras para editar/lançar, a saber:
    – Dia “D” A Guerra e o Enigma. Conta aventura de seis soldados brasileiros que combateram na 2ª guerra mundial e tiveram participação especial na invasão pelos Aliados nas praias da Normandia no famoso dia “D”. Finda a guerra, alguns deles retornaram ao Brasil, surgindo então o misterioso enigma, que desvendado no final, causa grande emoção;
    – O Bruxo X “Serial Killer” – Roteirista do cinema americano para roteirizar história que recebera sobre condenado à morte pela forca, resolve viver o personagem para assim poder passar toda emoção sentida no “corredor da morte” para o roteiro. Tudo corria muito bem com o plano traçado, porém algo estranho aconteceu, tornando o final inacreditável.

  9. Olá, é com muito prazer que venho aqui compartilhar minha alegria de fechar contrato com a Editora Multifoco do meu livro Papo Cabeça – O manual da mulher poderosa, graças a minha autopublicação pelo Clube de Autores! E continuo no Clube de Autores com outros títulos, a plataforma é maravilhosa e não tenho do que me queixar. O caminho é longo, Grandes escritores surgem da autopublicação e as grandes editoras estão de olho nesta fome de escrever. mas muitos escritores pensam que é somente publicar o livro e pronto!
    Errado!
    Vai ter que dar o melhor de si nas divulgações e em diversos meios.
    Fazer o lançamento, participar de eventos literários e de saraus também é ótimo para a divulgação.
    Criar página em rede social e um blog também é imprescindível.
    Enfim, uma autopublicação bem feita tende a ser bem vista e apreciada!
    Imagine se Clarice Lispector tivesse os meios que temos hoje… ai,ai.
    Hoje desenvolvo trabalhos sobre “como e onde divulgar seu livro” com escritores iniciantes.
    Precisando de uma ajuda só me enviar um e-mail : [email protected] e meu face é Alessandra Benete
    Será um prazer ajudar!!! beijoss e boa sorte para todos!

  10. Alguém tem uma dica de um local onde posso fazer o lançamento do meu livro. Ele é de literatura fantástica de terror, moro em SP, ja entrei em contato com bibliotecas aqui da região algumas falam que estam com a agenda lotada, não respondem e-mail, uma que me deu uma resposta positiva disse que eu não poderia comercializar o livro e criou uma série de argumentos que me impeliam a dessistir.
    Meu email [email protected].

    1. Oi Felipe! Nós sempre recomendamos fazer impresso e ebook – até porque, de fato, há vantagens que apenas o formato físico viabiliza. Mas alguns autores do Clube fizeram lançamentos virtuais via Hangout, usando o modelo justamente para falar dos ebooks. Não houve assinatura ou cocktail – mas eles compensaram com palestras relacionadas ao tema.

    1. Oi Manoel. O Clube é um site de autopublicação gratuita para autores de todo o país. Se quiser publicar conosco, é só ir a http://www.clubedeautores.com.br, clicar em Publique seu Livro e seguir os passos. Sua obra estará disponível para todo o mundo em formatos impresso e digital a custo zero para você. A única coisa que não fazemos, de fato, é divulgar livros que não estão publicados conosco.

  11. Publiquei meu segundo livro pelo Clube, e sinto na pele a dificuldade de se ter o apoio necessário para fazer a obra alavancar, ainda não fiz minha noite de autógrafos, gostaria de fazer, mas em lugares pequenos como é a minha cidade as pessoas ainda interpretam a noite de autógrafos como um evento de doação. Ninguém pensa no investimento que o autor e a editora está fazendo na obra. Parte do meu sonho ainda não se realizou, mas estou feliz de estar aqui, publiquei minhas obras, ainda falta alguns detalhes para torná-las efetivas, como por exemplo o registro, e o marketing que ainda não está a altura que estas obras merecem, mas acredito no meu trabalho. Amo meus personagens e os dramas que viveram. Graças a Deus que o Clube existe, porque se não fosse isso, tenho certeza que os meus livros estariam ainda na gaveta.

    1. Oi Cacilda! O mercado editorial é SUPER concorrido – provavelmente o mais concorrido do mundo. Infelizmente, o autor moderno tem mesmo que aprender a navegar por esses mares revoltos, atuando como seu próprio empresário. O lado bom é que parte da equação – a publicação em si – está já solucionada :-)

  12. Se Deus quiser, no dia 30 deste mês lançarei um livro oficialmente pela primeira vez, embora eu já tenha nove livros publicados no Clube de Autores. O local do lançamento de meu décimo livro, “A origem de Bons Ventos”, será na Igreja Batista no Jardim Maria do Carmo, à qual eu pertenço aqui em Sorocaba/SP. Da minha parte, os gastos com o evento se restringirão apenas à encomenda de exemplares do livro citado, que serão vendidos e autografados após o culto.

  13. Olá, sou nova nesse rango de escritor, escrevi um livro e consegui publicar, mas por motivos financeiros só consegui 30 livros, mas já é um começo, né?
    Agora quero fazer um lançamento pequeno mesmo, já que consegui somente 30 e o clube de autores me ajudou bastante!!!

  14. Olá,
    Estou fazendo um orçamento de um livro que acabei de escrever, realmente fica muito caro. Para quem não é escritor famoso, então. rsss… Não existe patrocínio, mas estou entrando em conato com algumas editoras.
    E agora pesquisando, encontrei o clube dos autores, fiquei muito feliz, pois acredito que este espaço será de grande interações valiosas para o nosso fazer.

  15. meu livro UMA HISTÓRIA DE UNIÃO, (casos, clônicas e contos) está no forno, pela GARCIA EDIZIONE, devendo sair no final de Março ou comecinho de abril. Gostei destas dicas e também dos comentários dos colegas que como eu acabaram de escrever seus Livros. Confesso que como a Adriana comentou aí acima, também estou ansioso. Gostaria de fazer meu lançamento físico e também por aqui, como devo me proceder para que seja lançado virtual?
    Este Livro conterá mais ou menos 174 páginas, até hoje não sei o preço de capa, como definir isto? Colocando a preço mais acessível terá uma vendagem melhor?
    Agradeço a Deus por eu ter descoberto tão linda página quanto esta O CLUBE DE AUTORES.
    abraços

    João Leles Martins

    1. Darci, isso depende da criatividade do próprio autor. Normalmente, há pelo menos vinho, bebidas não alcoólicas e alguns canapés mais simples. Não precisa ser nada demais – o foco, afinal, não é comer e beber, mas sim comprar o livro :-)

  16. Gostei muito dos comentários sobre lançamento de livro. Meu primeiro livro está quase saindo do forno. Quando tivermos a data gostaria de convidar a todos caros amigos escritores desse clube. Grande abraço!

  17. Estou ansiosa com o lançamento do meu livro: Essência-Uma Parte de Mim- Abordagem sóciofilosófica da subjetividade humana. A minha poesia não é rimada e os versos desenham na imaginação o cotididiano. Ter encontrado este Clube de Autores foi um presente para mim. Quando li sobre a importãncia do ISBN, fiquei mais tranquila porque já tenho, agora vou para a etapa de diagramação. Agradeço a todos pela atenção e breve estarei enviando o convite a todos vocês.
    Um abraço virtual
    Adriana Gomes – Caruaru-PE

  18. É ruim, hein… a livraria não cobrar nada e ainda bancar. Dias atrás pesquisei diversas livrarias para o lançamento do primeiro volume, da minha trilogia. E, a maioria delas cobrando de 40% para cima, pela venda de cada título.

  19. olá pessoal amei os comentários e as dicas de lançamento, me sentir mais confortável agora,acabei de escrever um livro e ele conta uma pouco a minha historia quando criança e a dificuldade enfrentada pelos meus pais para sobreviver tamanha dificuldade.no livro faço a dedicatória para eles ,e a minha dúvida era quando o lançamento ,mais agora estou mais tranquila obrigada.

  20. Gostaria de dicas de como fazer um “comentário” para fazer sobre um livro de uma amiga que está para ser lançado. Ela me pediu por eu já conhecer o conteúdo, e não tenho ideia do que escrever. Agradeço antecipadamente.

    1. Oi Rosângela! Não há uma “regra” para isso. Alguns autores organizam uma espécie de palestra; outros, apenas um cocktail com autógrafos. Depende muito do tipo de livro – mas o importante mesmo é que você se sinta confortável!

    1. Oi Sérgio. Não trabalhamos não – mesmo porque todas as vendas aqui geram impressões sob demanda (o que significa que não temos estoque). No entanto, nós não temos nenhum tipo de exigência de exclusividade. Se, independentemente de ter seu livro por outra editora, quiser publicar aqui também, seu livro é extremamente bem vindo!

  21. Estou lançando o livro A BÍBLIA EM CAMPO MINADO.
    Já se encontra nas principais livrarias de todo o país.
    Trata-se de um livro polêmico, de fácil leitura, onde se analisam questões dadas como resolvidas que afrontam o bom-senso, proporcionando uma nova visão dos acontecimentos bíblicos.
    Recomendo sua leitura e gostaria do retornos que confrontam o ponto de vista ali apontado.

  22. Olá, publiquei dois livros pelo Clube de Autores e desejo fazer um lançamento físico. O Clube de autores disponibiliza aluns exemplares para o evento, ou o autor deve comprar suas próprias obras e vendê-las no lançamento? Desde já, agradeço.

  23. Estou lançando meu primeiro livro, um romance que trata de assuntos delicados como câncer, morte, voluntariado, solidariedade e amor entre dois personagens.
    No decorrer da história reflexões psicanalíticas são feitas, que muito auxilia nos nossos impasses do cotidiano.
    O lançamento no site da editora virtual http://www.biblioteca24horas.com.br já foi feito.
    Vou lançar o livro físico na Livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi em Belo Horizonte/MG no dia 29 de Maio, das 19:00 ás 22:00.
    Obrigada !

  24. Fiquei muito feliz em saber que as livrarias não cobram para fazerem lançamento, estou lançando meu 1° livro. No dia, se comprarem nossos livros elas terão a porcentagem em cima da venda, sendo os livros do autor?

    1. Oi José. Qual a mensagem de erro que aparece? Em geral, o motivo sempre está nela. De toda forma, recomendo que entre em contato pelo [email protected] , pois o suporte é dado diretamente por lá :-)

  25. Por que o livro é mais caro no Brasil?
    Leiam esse meu artigo, autores e comentem! Porque é revoltante,
    Enquanto o nosso livro custa aqui R$ 30 a 40,00 + correio, nos EUA, principalmente pelo Amazon, custa R$ 7 a 10,00 sem despesas postais em alguns países, mas veja essa explicação:

    Não é novidade para ninguém. Nos Estados Unidos e na Europa, um livro sai bem mais barato que no Brasil. Vamos só lembrar um dos muitos exemplos. Na França, um dos volumes com as aventuras de Asterix (vendidos em livrarias, não em bancas) sai pelo equivalente a R$ 8,95. Aqui, custa R$ 17,00. A capa, o tamanho, o número de páginas, os quadrinhos, tudo é idêntico. Só o que muda é o idioma que vem dentro dos balões.
    A maioria fala que o problema é a tiragem. Enquanto outros países trabalham com tiragens médias de mais de 10 mil exemplares por edição, no Brasil esse número fica na casa dos 2 mil. O mercado é pequeno, vende-se pouco, e elevar essa média é produzir encalhes. Daí que, com edições reduzidas, o custo por unidade sobe. O raciocínio é bem simples. Fora o papel, que varia segundo a quantidade de exemplares, toda edição tem um custo fixo, do qual não dá para fugir. Composição das páginas, máquinas, revisões, ilustrações, tudo isso independe da tiragem. E quando se divide o custo fixo pelo número de exemplares, tem-se o custo unitário.
    Como o mercado brasileiro se organizou com base nas pequenas tiragens, o preço final de um volume é sempre alto. Mesmo os best-sellers, que vendem dezenas de milhares de cópias, custam caro, já que os editores fixam o preço com base em padrões (um certo “x” por página) estabelecidos a partir das baixas tiragens. A vantagem, dos editores, é que best-sellers dão mais lucro.
    E quase sempre compensam o prejuízo dos títulos que acabam encalhando nas prateleiras.
    O leitor brasileiro é prejudicado pelas tiragens pequenas. Como o mercado de livros no Brasil é bem reduzido, as edições são minguadas. Na média, não passam dos 2 mil exemplares. A equação é cruel: tiragens mínimas projetam o custo unitário lá para as alturas. O leitor, quando pode, é quem acaba pagando a conta. Veja, em porcentagens, para quem vai cada parcela do preço de capa que você paga na livraria:
    Papel: Menos de 5%
    Às vezes é transformado no vilão da história. O custo subiu — depois do Real, o preço da tonelada de papel branco passou de cerca de 600 para 1.100 reais —, mas não significa nem 5% do preço de um livro.
    Editor: Cerca de 25%
    O editor fica com algo em torno de 25% do preço de capa. Esse valor paga os custos de funcionamento da editora, a tradução, revisão, paginação e o lucro.
    Autor: De 7% a 12%
    Recebe em média 10% do preço de capa de um livro, mas essa porcentagem varia. O valor inclui todos os custos de seu trabalho. Na maioria dos casos, o autor não recebe adiantamentos.
    Gráfica: Cerca de 8%
    O custo de impressão de um livro comum, sem ilustrações impressas em papel especial, é da ordem de 8% do preço de capa, sem incluir o preço do papel.
    Distribuidor: Cerca de 15%
    A maior parte do preço de capa do livro fica na distribuição e venda. O distribuidor atacadista fica com 15%.
    Livraria: 40%
    A livraria fica com 40% do preço de capa do livro, em média.
    Por favor, comentem. E o clube de autores o que iram poder fazer em cima dessa situação, pois eu gosto muito do nosso clube. Quero esse site arrebentando!!!

    1. Cicero, gostaria muito de confirmar sua porcentagem na venda de livros de 40% para as livrarias. Tenho pequena livraria especializada no segmento psi em Porto Velho, capital de Rondônia, há 12 anos e posso afirmar que são raras as editoras que nos passam esta margem. Talvez as grandes redes consigam. Sem considerar o frete rodoviário que atravessa o país e também leva uma parcela. Ser livreiro hoje é um desafio.

  26. EU TENHO UMA GRANDE HISTORIA VIVIDA NA PELE QUE MERECE SER DIVIDIDA …. COM MUITOS .A MORTE BATE EM MUITAS CASA MAIS QUANDO ELA CHEGA NAO SAI DOS NOSSO PENSAMENTOS VALE APENA SABER COMO FOI ESTAS HISTORIAS.

    IVONETE.GONCALVES BR.

  27. Olá, pessoal, achei bem interessante as dicas e os comentários de quem já lançou ou está preparando o seu lançamento. No meu caso, acabei de publicar meu livro em formato e- Book com vocês do CLUBE DE AUTORES e adorei o resultado.
    Existe um jeito de lançar um e-book? Qual seria? Já estive pensando sobre o assunto e gostaria muito da opinião de vocês.
    Obrigada,
    Abraços,
    Sandra Modesto.

  28. Estamos inaugurando nossa Editora Livro Acústico, em Minas Gerais. Seremos especializados em Audiolivros/Livro Acústico. Contamos com Estúdio profissional de áudio na própria editora. Narradores/locutores e atores, estarão a disposição, para criarmos um trabalho a altura de cada obra.
    Acesse nossa fanpage http://www.facebook.com/livroacustico ou entre em contato pelo E-mail: [email protected] estamos aguardando você.

  29. Olá, pessoal! Apreciei muito o texto e participações. Acabei de escrever o meu livro e estou, ansiosamente, aguardando os livros para o lançamento. Eu tentei lançar pela FNAC, mas eles burocratizaram demais! É preciso ter cnpj e contrato de devolução de não vendidos. Como a Clube de Autores é sob demanda, não rolou. Mas não me abati com isso e aproveitei para expremer a criatividade. Resolvi fazer num bistrô cultural da cidade, e como a temática do meu livro é voltada para o público feminino, tive a ideia de chamar duas amigas para exporem roupas e sapatos na ocasião. Também contratei uma bandinha de jazz em soul para embalar os brindes, depois, djs mulheres, visto que será no Dia Internacional da Mulher, propositalmente escolhido. Acho que foi uma forma animada de fazer um lançamento. Estou satisfeita com os preparativos e andiosa para os livros chegarem. Não me deixe na mão, Clube de Autores! Rsrsrs! Meu livro tá aqui: http://www.adoraveishomenserrados.com

  30. Como posso Organiza um evento de um lançamento de um livro?
    Detalhe eu sou um Estudante do curso de Organização de Eventos pelo Senac PE
    um Trabalho Estudantil Não vai ser realizado.
    Mais o projetor e real,
    Casa for aprovado possa ser Realizado.

  31. Acabei de escrever o meu primeiro livro que fala dos momentos que vivenciei com minha neta e eu mesma preparei o cerimonial que farei no meu salão de festa para meus familiares e amigos citados.Quero antes de terminar chamar a citada a quem dedico ,ao meu marido que amo ,meu filho e nora (pais da citada,a homenageada do livro e a outra avó e quem teve seus nomes citados (4 pessoas) pergunto :Como devo fazer para anunciar seus nomes e para entrega lá na frente.ex: quero chamar meu marido Francisco para receber o meu primeiro livro que fiz de forma singela com todo meu amor para Alice.Esta correto ou como faço para os demais?

  32. Achei muito bom esses comentários,por que acabo
    de escrever meu primeiro livro .Por tanto preciso or-
    ganizar seu lançamento no salão de festa do meu con-
    domínio e celebrar com a família e com os citados no
    Livro.Gostaria de receber dica de :o que falar ao dar boas
    Vindas aos convidados e principalmente a importância .
    O meu livro fala de uma maneira pura e singela do Amor que
    Tenho pela citada e os momentos que Vivênciamos .(eu e Mh netinha)

  33. Achei muito bom esses comentários,por que acabo
    de escrever meu primeiro livro .Por tanto preciso or-
    ganizar seu lançamento no salão de festa do meu con-
    domínio e celebrar com a família e com os citados no
    Livro.Gostaria de receber dica de o que falar ao dar boas
    Vindas aos convidados e principalmente a sua importância .
    O meu livro fala de uma maneira pura e singela do Amor que
    Tenho pela citada e os momentos que Vivênciamos .(eu e Mh netinha)

  34. Olá! Gostaria de saber qual um número ideal de exemplares para se ter em mãos na ocasião de um lançamento. Estou pensando em fazer um “café literário” e vou tentar entrar em contato com outros autores da minha cidade para isso, mas, se tiver que fazer sozinha, talvez leve uma pequena quantidade de exemplares comigo para expor antes de eventos, como o teatro ou mesmo a uma livraria. Quantas unidades é indicado ter comigo? Para vender numa livraria, deixando em consignação, é essencial ter o ISBN? Puliquei pelo Clube, mas ainda não tenho esse registro.

    1. Você pode expor 1/3 de livros por números de convidados. Se tem 100 convidados, coloque 30 exemplares sobre a mesa, nunca na mesma disposição, espalhe alguns, empilhe outros, coloque a capa de alguns bem visível. Mas é interessante que você leve um pacote de livros e o deixe escondido em algum lugar no salão ou mesmo no carro, caso o livro vá se esgotando rapidamente durante os autógrafos, peça uma pessoa, já orientada anteriormente, para buscar mais livros.
      Não gosto de fazer lançamentos de livros em conjunto com outros autores, primeiro porque o lançamento de um livro é um momento especial do autor, segundo, porque pode gerar constrangimento. Já fiz lançamentos de livros em conjunto e alguns autores, principalmente os de livros mais volumosos e mais caros, ficaram lá o tempo todo, sem vender, sem dar autógrafos. Quer fazer lançamento de livros com vários autores, monte um Kit Literário, venda-os anteriormente ao evento e espere os convidados só para o autógrafo! Dessa forma, todos saem ganhando, sem frustração. Quanto ao ISBN, hoje percebo que é um erro publicar livros sem esse registro, você fica fora do Jabuti, da seleção do MEC e outros. Abraço! D’Álvares

  35. Olá amigos, apreciei muito as perguntas e respostas que me esclareceram muitas duvidas. Vou lançar meu livro E agora TPM, Culpada ou Inocente?, pela Editora LIO e provavelmente farei o lançamento na Livraria Saraiva num shopping de facil acesso, considerando o estacionamento e as afinidades com o lugar da maioria dos convidados. Vou acessar o site do Clube dos Autores e escalrecer duvidas que forem aparecendo. Beijos e obrigada.

  36. Boa noite,

    Muito esclarecedoras as dicas! Parabéns. Gostaria de tirar uma dúvida quanto a programação do evento. Quais seriam as etapas, os momentos de um coquetel de lançamento de livro? Que momento o(a) autor(a) deve ir para trás da mesa para autografar os livros e que momento deverá sair da mesa de autógrafos? Grata.

    1. Lilian, o ideal é que o autor fique à vontade junto ao seu público. Não há uma regra quanto a momentos de se autografar ou circular pelo ambiente: eles acabam acontecendo de forma natural e você mesma perceberá isso no aumento de demanda de pessoas com livros a serem autografados. Um evento de lançamento é um momento em que leitores se “conectam” com o autor. Quanto mais à vontade ficarem, melhor. Boa sorte!

  37. Oi Maria.

    Normalmente, serve-se vinho e bebidas não alcóolicas, como refrigerante e água. Canapés também costumam ser bem-vindos, mas nada muito além disso. Afinal, o centro das atençòes precisa ser você e o seu livro, e não os comes e bebes! Você já viu a Universidade do Autor, acessada a partir do menu principal do site do Clube (www.clubedeautores.com.br)? Lá tem uma série de cursos online gratuitos que falam da divulgação das obras – incluindo o evento de lançamento.

  38. Boa a dica!
    terminei de escrever um livro e como a grana está curta, faço umas pesquisas para ver até onde posso ir.
    o principal agora é encontrar quem se interresse em publicar!!!
    Valeu

    1. acabei de publicar um livro baseado em fetos reais,nao sabia desse site do clube dos autores.com pouco recurso mas dei um jeitinho e paguei para publicar.estou escrevendo o segundo e com certeza vou lançar por aqui. tbem estou enrolada como fazer o lançamento com pouco recurso.estou querendo fazer na igreja que frequento. Também é uma saída certo? estou preocupada com decoraçao é necessário fazer?

    2. Com certeza é uma saída Elizete! Há muitos lançamentos feitos em restaurantes ou espaços públicos gerais. Eu não me preocuparia tanto com a decoração não – o importante mesmo é que o evento seja bem organizado, incluindo uma lista estruturada de convidados, RSVP etc.

  39. Acabo de editar três livros infantis junto com uma amiga. Agora, estamos nos preparando para o lançamento numa grande livraria aqui da minha cidade. Tenho algumas dúvidas quanto ao que servir no dia do lançamento. O que seria mais adequado? Ficarei muito grata com as suas dicas.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *