mulher-lendo-no-kindle

Publicação independente cresce durante a quarentena

Antes da pandemia assumir os destaques na programação da mídia, contávamos com centenas de formas diferentes para acessar a arte.

Agora, com cinemas, teatros e bibliotecas de portas fechadas, como medida de conter a transmissão do novo coronavírus, foi necessário encontrar maneiras alternativas para suprir a necessidade de cultura. 

Neste artigo, explicamos como esse novo comportamento impactou os serviços do Clube de Autores. Confira!

*O texto contém trechos trechos da entrevista concedida por Ricardo Almeida, presidente do Clube, ao Estadão.

O que é publicação independente?

Primeiramente, vale lembrar: “independente” é toda obra lançada através da autopublicação, ou seja, sem a mediação de uma editora tradicional, que decide o que é ou não publicado. 

Saiba porque publicar livros independentes.

Agora sim, vamos ao aumento de interesse por obras independentes: 

Em meio a esse novo cenário, a escrita tem se destacado como uma forma de diminuir a ansiedade e garantir uma fonte de renda extra aos autores. Esse mesmo comportamento pode ser observado na procura por obras independentes. Confira os dados:

  • Em abril deste ano, o Clube registrou um aumento de 40% na quantidade de livros publicados em relação ao mesmo período de 2019;
  • Em maio, as vendas cresceram 56%;
  • Ainda no mês de maio, o número de novos autores aumentou em 83%;
  • Os posts mais acessados no blog do Clube entre abril e junho foram relacionados ao projeto Crônicas de Quarentena e o lançamento do novo livro colaborativo. 

De acordo com o presidente do Clube de Autores, a pandemia é, quase que por definição, um momento de concentração absoluta de ansiedade.

“Não é por outro motivo que temos notado uma profusão literária tão inédita na comunidade de autores que formam o clube. Nunca se escreveu tanto — e esse volume está diretamente relacionado à necessidade que cada escritor tem de extravasar as suas próprias angústias e esperanças transformando-as em histórias”, explica.

Medidas do Clube de Autores tomadas durante a quarentena: 

“Podemos resumir todas as nossas ações em três categorias: ouvimos os nossos autores e as angústias por eles expressadas durante esse período; incentivamos a criação de seus textos, seja por meio do concurso Crônicas em Quarentena ou por um apoio mais educacional sobre como lançar seu livro; e garantimos que toda a cadeia, da impressão à logística, continue operando”, afirma Ricardo Almeida.

Abaixo, mais detalhes sobre algumas das ações do Clube:

  • Desconto em todos os livros impressos entre 23 de março e 15 de abril. 
  • Aumento no repasse às gráficas, com o objetivo de aumentar o faturamento de parceiros fundamentais na cadeia editorial.
  • Desafio Crônicas de Quarentena como incentivo à escrita.
  • Publicação do livro colaborativo Crônicas de Quarentena e doação dos lucros obtidos com a venda para a plataforma Missão Covid.

Confira o artigo completo e atualizado sobre as ações de incentivo relacionadas ao COVID-19.

Para saber mais sobre como publicar sua obra independente, confira os artigos relacionados: 

Como escrever um livro?
Como publicar um livro?
Tudo sobre autores independentes

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Publicação independente cresce durante a quarentena

  1. Preciso de saber como faço para publicar 25 livros, os mesmo não tem fins comerciais, é para divulgação do meu trabalho de pesquisa nas bibliotecas e faculdades.

    1. Oi! Tudo bem?

      No caso, essa não seria uma opção que disponibilizamos de forma institucionalizada. O que você pode fazer é o seguinte: Você pode publicar seu livro e adquirir quantos exemplares desejar. Em seguida, você poderá retirá-lo temporaria ou definitivamente do nosso catálogo, a qualquer momento, para que ninguém possa comprar :-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *