motivos-para-publicar-livro-independente

5 motivos para publicar um livro independente

Escrever e publicar um livro sempre pareceu coisa de gente importante, com muitos contatos ou uma mente dotada de genialidade criativa capaz de impressionar grandes editoras. Nessa fantasia, o mercado editorial tradicional poderia, facilmente, ser comparado à corrida para tornar-se um grande cantor ou uma atriz renomada. É difícil e concorrido. Quase um milagre.

Por parecer tão trabalhoso e mágico, muitos textos incríveis ficam guardados a sete chaves, ou nunca são terminados. Afinal, se não estão dignos do Prêmio Nobel, nem vale a pena nem tentar, certo!

Errado!

Existe, sim, uma alternativa à publicação tradicional, que dá muito menos trabalho e é recompensadora na mesma medida. E se você ainda não ouviu falar sobre a publicação independente ou tem dúvidas sobre as vantagens de seguir por este caminho, este post foi feito para você.

Leia mais: Como publicar um livro?

Quais as vantagens de publicar um livro independente?

Você aprova sua própria obra

“Ser seu próprio chefe” significa não ter que esperar o aval de ninguém para colocar um sonho em prática. Na publicação independente não é necessário ser descoberto ou esperar que alguém diga “sim” para a história que você quer contar. Basta escrevê-la e publicá-la. Simples assim.

Maior controle sobre o que você quer realmente publicar

Liberdade para escrever do jeito que você mais gosta e escolher o formato que mais te agrada sem que ninguém interfira é uma vantagem da auto publicação. Afinal, você é quem está no controle da sua obra e não precisa adequá-la para atender aos critérios de ninguém.

É grátis

Estar responsável pela própria publicação não é sinônimo de investimento financeiro. Você pode publicar sua obra gratuitamente através de uma plataforma como o Clube de Autores e os custos com edição, capa e registro são totalmente opcionais. Você pode, inclusive, optar por utilizar os templates disponibilizados para formatação do conteúdo – são fáceis de utilizar (e gratuitos!).

A maior fatia do lucro é sua, não de terceiros

Uma editora precisa pagar seus funcionários, cobrir os custos com impressão e edição e lucrar (muito) em cima da sua obra. Toda a burocracia precisa ser embutida no preço dos livros. Optando pela publicação independente, sua história pode ser vendida a um valor mais acessível e a maior parte do lucro é sua. Aliás, é você quem decide quanto quer ganhar por exemplar vendido. Os custos com impressão e utilização da plataforma são mínimos!

É rápido e não tem burocracia

Por fim, a publicação acontece a partir do momento em que você declara sua obra como pronta. Para lançá-la no mercado editorial, bastam alguns cliques. É claro que o registro do ISBN é sempre recomendado para que seu livro possa ser comercializado nas maiores livrarias do país, mas até mesmo este processo não leva muito tempo!

Ficou com mais alguma dúvida? Comente este post! Estamos à disposição para ajudá-lo e ansiosos para conhecer sua obra :)