autor-independente

Autores Independentes: Quem são? O que fazem? Como se tornar um?

Autor independente é aquele que cria, escreve, revisa, edita, publica e lança seu livro sem passar por uma editora. 

Mas, é claro que o escritor que opta pela autopublicação não precisa, necessariamente, assumir todas as funções do processo. É possível terceirizar a revisão e diagramação da obra com profissionais ou amigos e, principalmente, contar com plataformas como o Clube de Autores, que auxiliam no processo de publicação e distribuição para as maiores livrarias do Brasil. É mais simples do que parece!

Aliás, está todo mundo tão habituado à ideia de que para publicar um livro é preciso ser descoberto por uma grande editora, que quando chega alguém dizendo que dá pra ser autor independente e não precisa ser difícil, parece conto de fadas. 

Tanta tecnologia inacreditável por aí e as pessoas resolvem duvidar logo da autopublicação? Tudo bem investir milhões de reais em moedas virtuais, ter um robô aspirador em casa ou usar uma fechadura digital. Mas publicar um livro sem burocracia? Loucura! 

Os mais de 70 mil livros publicados aqui no Clube de Autores estão aí para provar que autopublicação não é coisa de outro mundo. Mas, como ainda tem gente que duvida, vamos desmistificar de vez essa história?

Os mitos da autopublicação:

  1. Custa caro: tantos modelos de negócio surgiram nos últimos anos e será mesmo que ninguém pensaria em uma solução para isso? Aqui no Clube, por exemplo, os livros são impressos sob demanda (conforme a venda), então a publicação sai de graça! É sério.
  1. É burocrático: graças à tecnologia, o processo de publicação pode ser feito online. Não precisa nem sair de casa. Bastam alguns cliques para que o livro seja encaminhado às principais livrarias do país.
  1. É para um clube seleto de hipsters descolados que querem vender sua arte na praia: caso você não saiba, aqui no Clube já foram publicados diversos livros incríveis de todas as áreas de estudo e gêneros literários. Tem advogados, professores, mestres, doutores, estudantes, poetas… 

Tudo esclarecido até aqui? Vamos à próxima dúvida.

Como ser um autor independente?

Existem várias formas de se tornar um autor autônomo. Desde conseguir um financiamento coletivo, com apoio da comunidade, até bancar do próprio bolso todos os custos com impressão e distribuição. Mas já que existem jeitos mais fáceis de chegar no mesmo lugar, por que não utilizar uma plataforma como o Clube de Autores? 

O passo a passo é o seguinte: 

  1. Livro escrito, revisado por amigos ou profissionais.
  2. Criação da capa e diagramação das páginas (para quem quer se aventurar nesta etapa também, o Clube disponibiliza alguns templates de livro).
  3. Direitos autorais e registro do ISBN feito.
  4. Definição de quantidade e comercialização (em quais livrarias gostaria de disponibilizar).
  5. Livro cadastrado em nosso site e publicado!

Sei que já falamos sobre isso, mas não custa reforçar: no Clube de Autores, o autor não paga nada para comercializar o livro. Ele é impresso sob demanda (conforme vendas em livrarias ou pelo nosso site) e o valor dos direitos autorais é liberado na sequência. E, caso o escritor queira ter o próprio estoque, ainda fazemos um precinho especial para compras em quantidade! Simples assim. 

Por que apoiar Autores Independentes?

Ser um autor que não possui vínculo com editoras é uma espécie de empreendimento. É como largar o emprego em uma grande empresa para arriscar um negócio próprio, sem depender de alguém para ganhar espaço no mercado.

Publicar um livro sozinho é um trabalho desafiador! Claro que, hoje existem empresas e profissionais dispostos a facilitar essa jornada, mas ainda é preciso coragem para colocar novas histórias no mundo e competir com milhares de lombadas renomadas nas prateleiras das livrarias.

Imagine quantas histórias incríveis já foram contadas em livros não carimbados por editoras! Quantas frases livres de censuras ou apoio financeiro foram escritas e publicadas por autores que você ainda não conhece? Ou então, quantas obras famosas se aventuraram pela autopublicação e você nem sabe. O Descomplicando Vinhos é um exemplo bem bacana. Inclusive, o livro ganhou uma segunda edição recentemente. 

Por onde começar?

Se você agora está convencido de que a publicação autoral deve ser incentivada, que tal conhecer um pouco mais sobre os livros publicados por aqui? 

E, não esqueça de divulgar seus títulos favoritos para amigos e familiares, além de prestigiar os autores nas redes sociais. Utilize a hashtag #LeiaAutoresIndependentes em suas postagens no Instagram e junte-se aos apoiadores!

Agora, se você tem uma boa história para contar, seja bem-vindo ao Clube! Te esperamos de braços abertos e ansiosos para conhecer sua obra. Simule sua publicação e lance seu livro =)

Quer saber mais sobre a autopublicação? Confira outros artigos sobre o tema:

O que funciona melhor na autopublicação?
A revolução do mercado editorial
Esclarecendo dúvidas sobre a publicação independente

Fique por dentro dos conteúdos do Clube de Autores.
Assine nossa newsletter!

Assine a Nossa Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *