auto-publicacao-descomplicando-vinho

Autopublicação e dicas do autor de “Descomplicando o Vinho”

Você entra em uma livraria, passa pela seção dos mais vendidos, esbarra com a estante de autoajuda e religião, percorre as prateleiras de ficção, culinária, biografias, ciências social, biológica e política. Descobre os livros de poesia e história e vê de longe (mas sempre em destaque) os clássicos da literatura – em português, inglês e até alemão.

A pluralidade de estilos e histórias que recheiam as livrarias é o produto de experiências vividas por quem as escreve. E se, cada vez mais páginas forem preenchidas por autores independentes, esse repertorio ficará ainda mais diverso! Mas, para que isso aconteça ainda precisamos quebrar alguns tabus – a começar pela ideia de que é necessário ser autor em tempo integral para lançar uma obra!

Se você ainda tem dúvidas quanto a isso, basta explorar as publicações mais recentes do Clube de Autores.

O livro Descomplicando o Vinho, por exemplo é a união do desejo de publicar uma obra e a paixão por vinhos de Alexandre Santucci.

“Em 2006 uma poesia minha foi publicada em uma edição da Antologia Poética, a sensação foi boa e imaginava escrever um livro de minha autoria, mas não sabia o que”, conta o autor.  “Em 2010 recebi o convite para me tornar colunista do Jornal “A Tribuna” de Vitória, ao aceitar o convite iniciava o projeto do livro. Escrevia as colunas pensando no livro”, confessa.

Alexandre é palestrante nas áreas de Empregabilidade, Comportamento e Vinho. Também é o criador do blog sobre vinhos mais antigo do Brasil (2005) e lançou quatro livros: Sucesso é o Caminho; A Depressão Curou Minha Vida (2017); Descomplicando o Vinho (2013 e 2019).

Ele conta que levou cerca de um ano para produzir a primeira edição de Descomplicando o Vinho, reservando duas horas do dia para escrever. Já a segunda foi escrita em apenas 15 dias, com dedicação em tempo integral. A indicação do Clube de Autores foi feita por um amigo e, em 45 dias, após edição e produção da capa, tinha em mãos a primeira cópia.

Rápido assim.

A diferença entre a primeira e a segunda está, principalmente, no refinamento visual. Além disso, o autor também incluiu mais três capítulos, uma crônica e a história do “Wine Comedy”, seu projeto Descomplicando o Vinho para o teatro.

Alexandre é prova de que todo mundo tem uma história para contar, seja vivida em um mundo paralelo, com personagens mágicos ou em uma vida real, inspirada em habilidades, interesses e experiências do autor. Há quem sonhe em publicar uma obra, mas ainda não tenha encontrado uma boa história, e os que já têm certeza absoluta do que querem contar.

Independentemente do cenário, a autopublicação está aqui para viabilizar o processo – da publicação e impressão até a distribuição e vendas. E, acredite, é mais simples do que você imagina!

Que tal tirar sua história da gaveta e publicar sua obra? Confira as dicas de Alexandre Santucci:

O melhor conselho para quem quer escrever é começar a escrever, na hora em que começa fluir, você não quer mais parar. É a mesma sensação de ler um bom livro, ou assistir um filme, uma série, uma adrenalina para chegar ao final”, recomenda.

“Cada um vai encontrar um processo, mas acredito que em comum há uma vontade de escrever, é essa vontade que delineia todo o processo. O meu processo é criar um esqueleto, algo como os capítulos, quais são os temas que vou abordar, depois escrever os capítulos como fosse artigos e na revisão criei as costuras entre um capítulo e outro. Como escrevi estilos diferentes, posso dizer que se for um romance, aí não há a mesma estrutura, é como escrever uma redação, só que mais longa.”

Se você já escreveu seu livro, mas não está familiarizado com o processo de publicação, confira o guia de autopublicação do Clube de Autores e 5 motivos para publicar sua obra conosco.

Mas, caso ainda esteja planejando sua história, leia este artigo sobre como escrever um livro!