como-começar-a-escrever-um-livro

Dicas para começar a escrever um livro

Você terminou de ler um livro incrível e está se sentindo inspirado? Ou então, viu aquele seu filme favorito e lembrou da sensação de mergulhar em universo paralelo que até parece real? Sabemos como é: dá vontade de escrever um livro também, criar personagens particulares e dar vida a uma história que é só sua. Fique tranquilo! Você não está sozinho nessa.

Para te ajudar a colocar esse sonho em prática, separamos algumas dicas essenciais para que você comece, de uma vez, a escrever seu livro.

Se você ainda não sabe sobre o que quer escrever: 

É mais comum do que parece querer publicar uma obra sem nem mesmo ter uma história planejada. Neste caso, partimos do básico. Vamos lá?

Escolha um gênero 

Que tipo de livro você costuma ler? Ou então, qual gênero de filmes e séries você mais gosta? Entender o estilo literário que mais combina com você é essencial para planejar uma história. Também é preciso repertório: se você deseja escrever um livro de terror, mas morre de medo, talvez não seja a melhor escolha, certo? É preciso se apaixonar pelo universo e pelo estilo de narrativa escolhido, por isso, a dica é sempre começar por algo que faz parte da sua rotina. 

Inspire-se em um autor

Seu autor favorito pode sim ser uma inspiração para sua obra. Observe sem medo sua forma de construir diálogos, capítulos, inícios e fins. É claro que inspiração não significa plágio. Ou seja: aproveite o que outros escritores têm de melhor para construir seu próprio estilo narrativo, mas não copie o que já foi inventado.

Faça um brainstorm de temas

Se você ainda não sabe por onde começar, é hora de viajar nas ideias. Se você gosta de romances, formule algumas histórias sem muitos detalhes. Por exemplo “um casal que se conhece na praia, se encontra 10 anos depois e revive um amor quase esquecido” – esse tipo de esboço vai te ajudar a chegar em uma ideia mais concreta. 

Rascunhe uma trajetória 

Depois de escolher uma história, é hora de lapidar a narrativa. Como os personagens passarão do início ao fim? O que acontecerá de importante no meio? Quem são as pessoas envolvidas?

Resuma sua história em três linhas

Toda história precisa de início, meio e fim. Eles não precisam, necessariamente seguir uma ordem, mas é importante que você reconheça com facilidade como se inicia a jornada e como ela irá acabar. O que acontece no meio é um recheio da trama, mas tão essencial quanto qualquer outra parte – é ela que ditará o rumo do livro. 

Para facilitar esse processo, tente construir sua ideia em apenas três linhas. Caso você ainda não consiga resumir a história, talvez seja necessário investir mais um tempinho na formulação da proposta. Não se apegue a detalhes, apenas considere um cenário geral.

Se você já tem uma história:

Com uma ideia mais definida do que você quer escrever o processo fica mais objetivo. Já podemos partir para os detalhes. Confira as dicas:

Planeje os personagens

Pense com cuidado no herói e no vilão da narrativa. Os detalhes da personalidade e o passado de cada personagem serão fundamentais para justificar suas escolhas na história. 

Os conteúdos abaixo podem ajudá-lo neste processo:

Crie o universo onde a história acontece

Se a história se passa em um lugar real, é hora de estudar (muito!) sobre ele. Leia sobre a natureza, os costumes e a cultura local e seus diferenciais. Veja filmes que se passam neste mesmo lugar e leia outros livros para criar repertório. 

Mas, se você está criando um universo original, é hora de planejar os detalhes: como é o clima? O que ele tem de especial? Como as pessoas se comportam? Enfim… tudo o que pode ser relevante para ajudar o leitor a mergulhar nessa aventura com você.

Faça um esboço com mais detalhes 

Agora que você já tem mais informações sobre a história que deseja contar, é necessário criar os detalhes e rascunhar a linha do tempo. Esse esboço servirá como guia na hora de escrever o livro e você poderá consultá-lo (ou ajustá-lo) sempre que necessário. Esse esboço também é fundamental para compreendermos se a história se sustenta até o final e se tudo continua fazendo sentido antes de partir para a prática. 

Escolha um estilo de narrativa

Sobre qual ponto de vista a história será contada? Entenda os estilos de narrador (observador, primeira pessoa etc) e escolha qual combina mais com o formato que você pensou. Além disso, planeje também a apresentação dos fatos. Um livro nem sempre precisa começar pelo ponto 0. Podemos apresentar um acontecimento do meio da história e, aos poucos, ir revelando como tudo chegou aquele ponto. 

Hora de escrever!

Com essas dicas, você está pronto para começar. Lembre-se que a história é construída aos poucos e você não precisa ter tudo decidido antes de escrever. A escrita fluirá naturalmente depois do planejamento inicial. Por fim: não seja um perfeccionista! Escreva, veja como tudo se encaixa e, no final, altere o que for necessário. 

E boa sorte! :) 
Já estamos ansiosos para conhecer sua obra. 

Continue lendo: 

O que são autores independentes e como se tornar um?
Como escrever um livro? Guia completo
Sobre os ossos dos mortos: lições para criar personagens

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

7 comentários em “Dicas para começar a escrever um livro

  1. Já me cadastrei no site já postei um trabalho…
    Só que não me falaram nada… não me deram nem resposta… A ideia é muito boa de…. Más,
    falta comunicação…. Não sei se e trabalho foi aprovado ou não…como é confeccionado o livro……

    1. Oi, Esequiel! Tudo bem?

      No final do processo de publicação, o site imediatamente já informa ao autor que o processo foi concluído e redireciona para a página de venda da obra. Em seguida, também enviamos um e-mail com essas mesmas informações. Você chegou a verificar sua caixa de entrada?

      Ah! E a impressão é feita sob demanda: ou seja, os livros só são impressos de acordo com os exemplares vendidos! :)
      Qualquer outra dúvida, podes entrar em contato através do endereço atendimento@clubedeautores.com.br

  2. Gostaria muito de ter uma mentoria para esse fim. Dentro de mim mora um livro desde os cinco anos de idade! Ele pulsa, se agita e quer sair em oportunidades marcantes da minha vida, mas preciso de ajuda, vocês sabem indicar algum serviço de mentoria para escritores iniciantes?

  3. Já havia me cadastrado anteriormente. Agora tento entrar e esqueci minha senha. O sisema disse-me que enviaria prara meu email link para o cadastro. Não recebi o link. Ao tetntar me cadastrar novamente, não consigo.
    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *