darth-vader-com-criar-um-vilao

Como criar um bom vilão para sua história? [5 dicas]

Quando você ouve a palavra “vilão”, qual imagem sua mente projeta? Uma criatura quase humana, com uma risada maléfica e planos diabólicos de dominação do mundo? Ou uma criança aparentemente indefesa esperando o ônibus da escola? 

Se você pensou na segunda opção, provavelmente não é muito fã de crianças (ou precisa de terapia!). Mas, se sua primeira imagem de um vilão estiver mais próxima da opção número um, parabéns! Você foi influenciado pelos maiores personagens do universo literário (e cinematográfico). Coringa, Darth Vader, Voldemort… a lista é imensa e aposto que você conseguiria facilmente acrescentar outros dez nomes a este artigo. 

Os maiores clássicos da história construíram estereótipos para os vilões e é natural que nossa imaginação se apegue a essas características. Mas isso não significa que esse seja o único molde para criar personagens marcantes. Qualquer um pode ser vilão: uma pessoa comum, uma celebridade, um político, um animal doméstico, um objeto animado… Bem, você entendeu! 

Conheça os livros mais vendidos da história.

Quer saber como criar um bom vilão? Confira as dicas do Clube de Autores: 

Ele é esperto e habilidoso

Um bom vilão não pode se dar por vencido com muita facilidade. Do contrário, o herói da história não teria desafios, certo? Para criar um personagem marcante, é fundamental planejar seus pontos fortes e como suas habilidades impactarão a narrativa. 

Todo mundo acha que está certo

Seu herói quer salvar o mundo? Está correndo contra o tempo para resgatar seu grande amor? Quer conquistar um cargo impossível em uma empresa multinacional? Independente do desafio, seu personagem principal tem motivos para acreditar que está no caminho certo. O vilão também. Essas motivações precisam estar claras para o leitor (ou devem ser reveladas ao longo da trama). Sem embasamento, seu personagem será apenas uma pessoa malvada atrapalhando a paz do universo que você criou. 

Vilões também podem ser bons (as vezes…)

Quem nunca se apaixonou pelo vilão ou sentiu pena do adversário? As características “humanas” podem tornar o vilão mais interessante. Alguns leitores podem, inclusive, compreender suas ações e torcer para que o vilão se arrependa e tudo acabe bem. Além disso, envolver o leitor na história do adversário é um gatilho excelente para gerar curiosidade. 

Ninguém é invencível

Caso seja possível derrotar seu vilão, é fundamental que exista um ponto fraco evidente (ou escondido). Esse Calcanhar de Aquiles precisa ser muito bem planejado para não estragar a história. Ninguém merece passar 200 páginas perseguindo um personagem para, no final, descobrir que 10 polichinelos podiam tê-lo detido desde o início, não é?

Traumas passados são excelentes gatilhos

Antes de ser o todo poderoso rei da maldade, seu vilão era bom? Qual trauma despertou as características mais obscuras do personagem? Mesmo que essa parte da história não seja narrada em detalhes em seu livro, dedique um bom tempo planejando o background do vilão. Esse embasamento te ajudará a fundamentar as escolhas do adversário, criando um conflito mais interessante.

Mas lembre-se: nem sempre o vilão tomará a forma clássica de desenho animado. O adversário do seu heroi pode aparecer na história de diferentes formas e, quanto mais inusitadas, melhor. O elemento surpresa pode ajudar a tornar seu personagem único!

Confira outras características de vilões: 

  • Orgulho do que faz;
  • Inveja do heroi, sua personalidade e suas conquistas;
  • Características em comum com o heroi;
  • Ser misterioso, não deixar suas intenções claras;

Agora é sua vez! Conta pra gente nos comentários quais são seus vilões favoritos e como eles inspiraram a sua história =)

Quer mais dicas para criação de personagens? Confira outros artigos:

Um universo além do personagem principal
Tipos de narrador
Como escolher o nome dos personagens

Imagem de ErikaWittlieb

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

22 comentários em “Como criar um bom vilão para sua história? [5 dicas]

  1. uma mulher que trocou de corpo com o outono num ritual de passagem autoinduzido.
    Controla fatos do presente.
    Suas células a permitem manipular a essência dos elementos.
    Dona da morte, ou pior, do renascimento do que desejar.
    O eterno vício.

  2. O meu personagem tinha um melhor amigo, que lhe passou a perna, com isso ele sofreu, salvou a vida de uma desconhecida que ele passou a amar, perdeu dezoito anos de sua vida na cadeia e agora essa casal (bonie e claid) vai se vingar de quem lhes fez mal. Que basicamente por obra do destino é a mesma pessoa.

  3. O meu personagem sofreu no passado encontrou alguém para amar, perdeu dezoito anos de sua vida, e agora essa dupla (bonie e claid) vai se vingar de quem lhes fez mal. Que basicamente por obra do destino é a mesma pessoa, os dois vão se vingar da mesma pessoa.

    Quando tiver pronto o livro eu volto aqui para lhes convidar a ler.

  4. muito obrigada pelas dicas, tenho vontade de fazer mini filmes de gacha (eu sei que cringe mas eu gosto) sobre super heróis, e com ótimos vilões é claro. Criei uma vilã cujo o nome não é revelado mas todos a conhecem como A grande reversa (rainha dos reversos) os reversos são criaturas corrompidas de um multiverso destruído que descobriram como passar por multiversos através de espelhos, ela encontra com sua versão “normal”, ela se passa por amiga da garota cristal (o codinome de super heroína da sua versão não corrompida) mas depois a engana e usa o seu cristal de poder para corromper as pessoas daquele multiverso também e se vingar por terem quebrado a linha do tempo de seu multiverso. Se ela conseguisse corromper todo aquele multiverso as linhas do tempo seriam trocadas e seu universo voltaria ao normal. Depois de uma reviravolta, os multiversos entram em um acordo e descobrem que outros multiversos estão sendo corrompidos por um ser muito poderoso, então a próxima missão dos vingadores do futuro (uma nova equipe de heróis que eu criei) é descobrir quem está corrompendo os multiversos e impedir que ele destrua todas as linhas do tempo.( Me perdoe pelo textão é que eu precisava compartilhar essa história com alguém, sabe… eu tenho só 11 aninhos ainda tenho muuuuuuita criatividade e é claro que eu quero usa-la para minhas histórias) obrigada por ler ^^

  5. Tô iniciando um projeto, e, é mais um mundo, do que uma história mesmo, esse mundo terá histórias para explorar ele ao máximo, e tô procurando vários tipos de vilão, esse artigo, sem dúvidas, ajudou bastante 😊

  6. obrigado pelas dicas, eu to escrevendo uma historia junto com meus amigos, e eu to pensando no vilão do volume atual, o nome dele é Luigi Bellini, ele é italiano, e é um fenticeiro , o poder dele é ficar em uma forma espectral, e possuir as pessoas alem de varios outros poderes como ex; manipular o vento e ver o futuro, ele usa roupas vermelhas, como um capuz, e jaquetas, o que lhe da o apelido de fenticeiro carmesin

    1. Uma grande dica que eu uso para vilões de alta classe é essa:
      “Os melhores vilões são aqueles que a presença em circunstâncias quase sempre é sentida, porém eles próprios são raramente vistos”

  7. Estou escrevendo uma historia, cuja o nome do vilão é KIllard (nao pensei em outro nome kkkkk) com o passado triste por causa dos antigos amigos que o tratara mau assim como sua mae. Ao contrario de sua irma a (famosa amada dos pais que ninguem gosta) que é “amiga” do personagem principal, e o Killard (meio psicopata kkkk) faz de tudo para atrair o personagem principal até ele. Ele é bom manipulador e pensa antes de tudo e todos, todo o plano, por mais mirabolante que seja ele poem em pratica, inteligente e teimoso. O que acha?

  8. Muito Obrigado, sério kk, eu queria criar um vilão pro meu personagem de Velho Oeste, e quero que ele seja um vilão incrível que as pessoas sente o carisma dele kkk, quis dar umas características boas pra ele, como por exemplo, se preocupa com sua família e amigos

  9. Ajudou bastante, consegui criar o Risonho, Vilão inicial do meu livro sobre heróis/vigilantes. Uma mistura de psicopata com justiceiro fora da linha, por que não, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *