diario-de-leitura

Saiba como fazer seu Diário de Leituras

Você costuma fazer anotações sobre os livros que está lendo ou listas das obras que quer ler no futuro? Parabéns, você tem um Diário de Leituras!

Cada leitor tem um processo diferente: alguns gostam de dobrar páginas e destacar com marca texto os trechos mais interessantes, outros preferem registrar suas reflexões em uma agenda ou bloco de notas do celular. Tem também os que guardam suas leituras favoritas na memória e os que esquecem do que leram logo após a ponto final.

Os diários de leitura são uma dica incrível para os do primeiro e segundo tipo: que gostam de manter registros fora da própria mente. Trata-se de uma agenda com anotações sobre tudo o que foi lido, de bom ou ruim, título das próximas leituras, check list de metas…  Alô, bullet journal,você arrumou um concorrente!

Não existe um formato correto. Assim como um diário pessoal, o diário de leitura segue uma linha de raciocínio individual.

E, além de servir como registro de pensamentos e leituras, também pode ajudar no processo de memorização através da escrita.

Confira as dicas do Clube de Autores para criar um Diário de Leituras:

1. Escolha o formato

Você se conhece melhor do que ninguém e sabe qual formato funciona melhor na sua rotina: os diários impressos são uma ótima terapia, permitem desenhos, lápis de cor, canetinha, adesivos… Já os registros digitais podem ser feitos em um aplicativo de notas e estão sempre a mão, onde quer que você esteja.

2. Decida o que quer registrar

Citações curtas e reflexões sobre o que o livro ensinou a você podem ser um ponto de partida. Considere também:

• Autor, editora, título e edição
  • Data de leitura/registro
  • Capítulo favorito
  • Páginas com citações interessantes
  • Sua opinião sobre a obra

3. Registre suas metas

O ano começou e você fez uma lista de livros que gostaria de ler antes de 31 de dezembro de dois mil e alguma coisa? Anote no diário! Isso pode te ajudar a ficar de olho na sua evolução.

4. Compartilhe suas técnicas

Além de guardar com carinho suas memórias literárias, você pode utilizar seu diário para incentivar outras pessoas a lerem seus favoritos ou compartilharem suas próprias anotações com você.

Gostou dessas dicas?

Confira também os melhores livros de 2020 e acrescente mais alguns títulos na sua listinha!