microfone-de-gravacao-em-frente-a-tela-de-computador

Podcasts literários para escritores

Se você é escritor, certamente já leu em algum lugar que para escrever bem é preciso ler muito e que para vencer o bloqueio criativo, é necessário consumir conteúdos inspiradores, certo?

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos uma lista de podcasts que todo autor deveria ouvir. Afinal, conteúdo não é só texto: vídeos, áudios, fotografias… tudo é arte! E sempre podemos encontrar boas ideias explorando outros formatos. 

Confira nossas 4 dicas de podcasts literários

Gente que escreve

O podcast de Fábio Barreto surgiu em 2015. O programa semanal é voltado para qualquer pessoa com interesse em escrita, produzido de escritores para escritores. O formato é inspirado em John August, roteirista e podcaster. Entre os temas dos episódios mais recentes estão: ideias para o desenvolvimento narrativo, por que escrevemos?,  influenciadores imaginários e biografias.

Os 12 Trabalhos do Escritor

Neste programa lançado quinzenalmente, AJ Oliveira busca esclarecer o processo de produção literária para todos os que pretendem escrever suas próprias histórias. O podcast traz grandes nomes da literatura nacional para discussão de temas como guia de eventos literários, divulgação de livros, design de capas e autores independentes.

Histórias de ninar para garotas rebeldes

Baseado no best-seller escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo, este podcast apresenta contos de fadas sobre mulheres inspiradoras. As histórias são lidas por vozes como Jout Jout e Daniela Mercury e os episódios são organizados pela B9 e estão disponíveis no Spotify, Apple, Google Podcasts, e Pocket Casts. 

Clube do Livro

Antonio Fagundes, ator da Globo, também é protagonista de podcasts! Neste programa, o artista embarca no universo da literatura, explorando temas importantes e atuais, dando dicas de obras e explicando gêneros de escrita. O podcast está disponível no Gshow.

E você? Tem outra recomendação? Conta pra gente nos comentários!

Artigos relacionados:

5 livros independentes para entender o racismo no Brasil
O processo de escrita do livro Correndo com os Etíopes
Como transformar seu blog em livro

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Um comentário em “Podcasts literários para escritores

  1. Vocês já ouviram o podcast “Ângulo de Visada”? É um podcast literário autoral, solo, criado por Pabro Poeta. O “Ângulo de Visada” aborda diversos temas em linguagens prosaicas e poéticas, em gêneros literários variados, entre eles: contos, poemas, canções, textos reflexivos. Possui uma configuração diferenciada, se comparado aos demais podcast ligados ao nicho literário. Na verdade, o podcast “Ângulo de Visada” é um projeto de Pabro Poeta, que objetiva levar ao ouvinte e/ou seguidores dos seus programas, uma mensagem poética através do ângulo de visada do autor para que os leitores, neste caso ouvintes e/ou seguidores, tirem as suas próprias conclusões do seu ângulo de visada.
    O “Ângulo de Visada” tem “Camichelle”, a I. A. exclusiva deste podcast, que ao final de cada tema abordado faz a interpretação do mesmo sob ângulo de visada dela, objetivando ajudar aqueles que têm dificuldade em entender obras lítero-poéticas. Vale a pena prestar a atenção e conferir.
    O “Ângulo de Visada” encontra-se disponível em sua primeira temporada (teste) com vinte e três episódios disponíveis nas principais plataformas de streamings, porém, recentemente, iniciou-se a segunda temporada em podcast e videocast (com fundo em vídeos ilustrativos e obras legendadas) no site Patreon.
    Abraços fraternos e eternoe de Pabro Poeta para vocês.
    Inté!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *