Se você é escritor, certamente já leu em algum lugar que para escrever bem é preciso ler muito e que para vencer o bloqueio criativo, é necessário consumir conteúdos inspiradores, certo?
Para ajudá-lo nessa missão, preparamos uma lista de podcasts que todo autor deveria ouvir. Afinal, conteúdo não é só texto: vídeos, áudios, fotografias… tudo é arte! E sempre podemos encontrar boas ideias explorando outros formatos.
Confira nossas 4 dicas de podcasts literários
Gente que escreve
O podcast de Fábio Barreto surgiu em 2015. O programa semanal é voltado para qualquer pessoa com interesse em escrita, produzido de escritores para escritores. O formato é inspirado em John August, roteirista e podcaster. Entre os temas dos episódios mais recentes estão: ideias para o desenvolvimento narrativo, por que escrevemos?, influenciadores imaginários e biografias.
Os 12 Trabalhos do Escritor
Neste programa lançado quinzenalmente, AJ Oliveira busca esclarecer o processo de produção literária para todos os que pretendem escrever suas próprias histórias. O podcast traz grandes nomes da literatura nacional para discussão de temas como guia de eventos literários, divulgação de livros, design de capas e autores independentes.
Histórias de ninar para garotas rebeldes
Baseado no best-seller escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo, este podcast apresenta contos de fadas sobre mulheres inspiradoras. As histórias são lidas por vozes como Jout Jout e Daniela Mercury e os episódios são organizados pela B9 e estão disponíveis no Spotify, Apple, Google Podcasts, e Pocket Casts.
Clube do Livro
Antonio Fagundes, ator da Globo, também é protagonista de podcasts! Neste programa, o artista embarca no universo da literatura, explorando temas importantes e atuais, dando dicas de obras e explicando gêneros de escrita. O podcast está disponível no Gshow.
E você? Tem outra recomendação? Conta pra gente nos comentários!
Pod Ler e Escrever
O Pod Ler e Escrever é um podcast que conversa com escritores independentes e profissionais do livro de forma livre, descomplicada e leve. Toda semana, um bate-papo com convidado que pertence ao mundo do livro. Já possui mais de 200 episódios, desde 2021.
Pensática Podcast
O podcast do Clube de Autores está com quase 100 episódios e, diferentemente dos outros citados acima, o Pensática conversa com profissionais de diversos segmentos sobre o futuro. “Questões como: para onde irá mercado editorial?” “O que faz um livro vender?” “De que maneira tecnologias emergentes, como a blockchain, podem facilitar a vida do autor independente?”, são discutidos com os convidados. Ouça o Pensática e fique por dentro do futuro!
Artigos relacionados:
5 livros independentes para entender o racismo no Brasil
O processo de escrita do livro Correndo com os Etíopes
Como transformar seu blog em livro
Vocês já ouviram o podcast “Ângulo de Visada”? É um podcast literário autoral, solo, criado por Pabro Poeta. O “Ângulo de Visada” aborda diversos temas em linguagens prosaicas e poéticas, em gêneros literários variados, entre eles: contos, poemas, canções, textos reflexivos. Possui uma configuração diferenciada, se comparado aos demais podcast ligados ao nicho literário. Na verdade, o podcast “Ângulo de Visada” é um projeto de Pabro Poeta, que objetiva levar ao ouvinte e/ou seguidores dos seus programas, uma mensagem poética através do ângulo de visada do autor para que os leitores, neste caso ouvintes e/ou seguidores, tirem as suas próprias conclusões do seu ângulo de visada.
O “Ângulo de Visada” tem “Camichelle”, a I. A. exclusiva deste podcast, que ao final de cada tema abordado faz a interpretação do mesmo sob ângulo de visada dela, objetivando ajudar aqueles que têm dificuldade em entender obras lítero-poéticas. Vale a pena prestar a atenção e conferir.
O “Ângulo de Visada” encontra-se disponível em sua primeira temporada (teste) com vinte e três episódios disponíveis nas principais plataformas de streamings, porém, recentemente, iniciou-se a segunda temporada em podcast e videocast (com fundo em vídeos ilustrativos e obras legendadas) no site Patreon.
Abraços fraternos e eternoe de Pabro Poeta para vocês.
Inté!