o-que-e-posfacio

O que é posfácio e quando escrever um?

Você certamente já ouviu a história da tartaruga e da lebre.

Se não, pare tudo o que está fazendo e resolva isso agora mesmo. É algo tão importante que deve entrar para a lista de “10 coisas para fazer antes de morrer”, ok?

A moral “quem segue devagar, mas com constância sempre chega primeiro” aparece no final do livro para fechar a história e garantir que todas as crianças consigam compreender a mensagem da fábula.

Esse tipo de desfecho é chamado de “posfácio”. Mas se você ainda tem dúvidas quanto a isso, fique tranquilo! Vamos explicar tudo neste artigo.

O que é posfácio?

É um texto explicativo adicionado ao final de um livro. Basicamente um prefácio (que fica no início), só que no fim. Pode ser uma opinião, conclusão sobre a obra, mensagem para os leitores… Mas não confunda: o posfácio sempre traz uma mensagem “extra” e não serve para finalizar a história.

Quem escreve o posfácio?

Pode ser o autor, para deixar um comentário final. Mas também pode ser escrito por um amigo ou pessoa famosa, falando sobre o que achou da história e até convidando para ler outra obra semelhante.

Quantas páginas tem um posfácio?

Já que não faz parte da história, o posfácio não deve se estender por mais de duas ou três páginas. Afinal, o livro já acabou, é hora de se despedir do leitor e deixá-lo seguir seu rumo para outras literaturas. Ninguém quer queimar a experiência da obra depois dos finalmentes, né?

Além do posfácio, um livro pode ter ainda outras páginas que finalizam a obra como apêndice, glossário, bibliografia, índice e informações técnicas. Tudo isso também é opcional e só deve ser adicionado caso seja realmente relevante para a história. É o caso de literaturas com idiomas próprios ou culturas não tão populares e que podem precisar de explicações mais detalhadas para ajudar o leitor a compreender a narrativa.

Dicas do Clube de Autores para escrever um posfácio:

1. Não seja repetitivo. Se a história já foi autoexplicativa e o leitor não precisa de mais detalhes, escrever um texto adicional pode “estragar” a magia da obra. Não peque pelo excesso.
  2. Seja modesto. Sim, sua obra é como um bebê recém nascido que você deve amar e proteger. Mas não utilize este espaço para falar como seu livro contém a melhor história de todo o sistema solar. Isso pode arruinar a imagem que os leitores têm de você.
  3. Acrescente comentários realmente relevantes e que farão o leitor querer continuar nas páginas seguintes. Pense no que ainda pode ser dito ou agradeça por terem chegado até o final da leitura. Use esse texto para construir um relacionamento com os fãs de sua obra!

Confira outros artigos do Clube de Autores e fique por dentro de todos os elementos de um livro:

O que é sinopse?
O que é prefácio?
Como escrever um livro?

4 comentários em “O que é posfácio e quando escrever um?

1. Boa tarde. Gostaria de saber se é válido escrever a minha narrativa da seguinte forma: prólogo > capítulo 1; breve introdução ao capítulo > capítulo 2. E assim por diante… fico feliz se puder tirar-me esta dúvida.

2. O que preciso para publicar um livro através do Clube de Autores. Tenho vários livros publicados em Portugal, mas gostava publicar no Brasil.
    Gostaria que me dessem algumas informações sobre os direitos e deveres do autor e editor.