Na correria do dia a dia, acabamos trocando os substantivos e confundindo alguns significados do universo literário. Eu sei, eu sei. A língua portuguesa vive nos pregando peças, com palavras tão parecidas para diferentes formatos textuais, como poema e poesia, por exemplo.
Neste artigo, esclarecemos de vez a diferença entre os dos formatos. Confira!
O que significa poesia?
Ao contrário do que parece, a poesia não é apenas um estilo literário. Ela também está presente em paisagens, objetos, fotografias e músicas, pois significa “produção artística”.
Ou seja, poesia é tudo o que utiliza recursos especiais para expressar significados. Estes recursos podem ser sentimentos, ritmos, rimas, aliteração e metáforas, cores, sons e por aí vai!
Exemplos de poesias:
“A questão sobre escrever é que
não sei se vou acabar me curando
ou me destruindo” – Rupi Kaur
“No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra” – Carlos Drummond de Andrade
O que significa poema?
Já os poemas podem ser identificados com maior facilidade, porque seguem um formato muito característicos. Afinal, poemas são feitos com palavras em formato verso, normalmente apresentados em rimas. Ou seja, o poema é um tipo de texto que constitui o gênero “poesia”.
Exemplos de poemas:
“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas da roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração” – Fernando Pessoa
Verso
Cada linha de um poema é chamada de verso. Normalmente, possuem efeitos sonoros (como rimas) e um ritmo constante. As frases são agrupadas em pequenas seções.
Estrofe
A estrofe é justamente como chamamos as seções de um poema, constituídas por versos. Cada estrofe é separada por uma linha em branco.
Como escrever um livro de poesias ou poemas?
Todo poeta carrega na manga um arsenal de poemas ou poesias escritas durante sua vida. Sobre amores, dores, superações, saudades… enfim! Assuntos não faltam e, certamente, todos os textos poderiam ser reunidos em um único livro. Aqui vão algumas dicas para colocar este projeto em prática:
- Defina os temas: você escreve sobre um único assunto ou as palavras vão surgindo com a situações vivenciadas? No primeiro caso, é possível agrupar os texto dividindo a obra por ‘capítulos’ de diferentes temas. Já no segundo, pode-se organizar o conteúdo em formato storytelling, colocando as histórias em sequência para que o leitor compreenda a transformação dos sentimentos que originaram o livro.
- Observe seu diferencial artístico: todo escritor possui características únicas. Algumas são mais evidentes, e fazem com que o autor seja reconhecido em qualquer leitura despreocupada, outras são mais discretas, mas estão presentes em todos os textos. Analise os padrões de seus poemas ou poesias e saiba como destacá-los, dando um tom original a sua obra!
- Apresentação importa: cada poesia/poema conta uma história e, certamente, a forma como ela é apresentada em um livro contribui muito com a experiência do leitor. Considere utilizar ilustrações ou imagens como apoio aos textos. Além disso, escolha os desenhos que mais combinam com a mensagem de cada um.
Sou poeta anônimo,artigos dessa natureza,bem elaborados,são deveras esclarecedores, obrigado! estou preparando e selecionando material para posterior publicação de um livro.Por hora,estou pesquisando editoras,valores e outros detalhes.De inicio tive a ideia de publicar um livro contando minha história de vida de forma satírica,bem ilustrada e em versos(estilo Cordel),porém,moderno atualizado com jargões,palavras e colóquios regionais de hoje.
Oi, José!
Estamos ansiosos para ver sua obra publicada aqui no Clube! :)
DEUS é a essência mais pura do amor,do coração de DEUS emana uma fonte inesgotável do amor.
No meio do caminho tinha uma pedra
peguei a pedra , atirei , ouvi um som de quebrar vidro
no meio do caminho tinha uma pedra , só que este tinha
diferente do primeiro tinha , porque não tinha mesmo
quando Drummond por lá passar , não mais a pedra encontrará
no meio do caminho agora tem uma janela ,
sem vidro aberta , de Andrade a Ziraldo , clube dos autores .
Realmente nos causam confusões e artigos como esses nos auxiliam
muito. Parabéns!
Boa noite
Tenho poemas escritos ao longo da vida e gostaria de publica-los para vendas e divulgação em uma loja virtual. a explicação sobre a diferença entre poesia e poemas me foi muito útil, obrigado.
Espero termos novos contatos,
Abraços,
Adilson Menezes,