5 dicas para se publicar e vender poesia

Poesia vende no Brasil? Como em qualquer lugar do mundo, isso só depende do poeta!

Há uma espécie de crença popular nos círculos literários de que poesia não vende. Pois bem: já inicio este post deixando claro que trata-se de uma crença errada.

Há pouco mais de 70 mil livros publicados aqui no Clube de Autores. Destes, cerca de 8 mil – mais que 10% – são livros de poesia. E o comportamento comercial desses livros é rigorosamente o mesmo do comportamento comercial de biografias, didáticos, técnicos, romances.

Ou seja: quando o poeta se engaja, cria um produto de qualidade (inclusive tecnicamente, com uma capa bem elaborada, ISBN que permita distribuição em livrarias, revisão, leitura crítica etc.) e monta uma estratégia de divulgação boa, ele vende; quando ele apenas publica de qualquer jeito, sem dar a devida atenção à sua obra, ela não vende. Sim: é simples assim.

E que dicas podemos dar a novos poetas que queiram ganhar mercado com suas obras?

Dica #1: Leia poesias e aforismos.

Parece uma dica óbvia, certo? Mas há uma assustadora quantidade de poetas que dificilmente toca em um livro de poesias. Ora… se você está nessa categoria, se você mesmo não se dá ao trabalho de aprender com os grandes mestres, como esperar que outros façam o mesmo com o seu trabalho?

Poesia não é apenas um conjunto mais ritmado de versos: é, sobretudo, uma dificílima arte de condensar pensamentos ricos no menor espaço possível. É dominar a arte das metáforas, é ser um microcontista, é ser um músico, é ser… bom, é ser um poeta.

E há dois mestres que eu recomendarei com intensidade aqui: Manoel de Barros e Karl Kraus.

O pantaneiro Manoel de Barros é possivelmente um dos maiores poetas de toda a nossa história, talvez um dos melhores do mundo. Arrisco dizer até que ele não deve ser apenas lido, mas estudado. Por que? Porque ele não apenas escreve: ele reinventa toda a nossa língua portuguesa, cria novas palavras, ultrapassa fronteiras linguísticas que nós sequer sabíamos que existiam.

Karl Kraus vai em um outro extremo. Satirista austríaco do final do século XIX e começo do século XX, ele ganhou fama pela sua capacidade de criar aforismos que dilaceravam reputações e derramavam ovas óticas sobre velhos conhecimentos. Apesar de não ser um poeta formal, por assim dizer, ele dominou a arte de se condensar significado em palavras como poucos no mundo.

Há, claro, incontáveis outros poetas – mas esses dois já são um belo começo.

Dica #2: Tenha carinho pelo seu livro

Sim: carinho. Essa palavra pode parecer simplória, mas acredite: ela é muito, mas muito mais importante do que parece.

Pode ter certeza de que, se você publica um livro de poesia com uma sinopse rasa, uma capa feia e sem o ISBN que garantirá a sua distribuição, ele não será vendido.

Ou colocando em outros termos: se um livro bem acabado não é uma garantia de sucesso, um livro mal acabado é, sim, uma garantia de fracasso.

Faça pelo seu livro, portanto, tudo o que você puder. Ao menos se quiser que ele venda, claro.

Nesse sentido, recomendamos que veja este post aqui.

Dica #3: Monte e execute um plano de divulgação

Romantismos à parte, um livro é um produto como outro qualquer. Se você não divulgá-lo, ninguém saberá da sua existência e, consequentemente, ninguém o comprará.

E sim: esta tarefa é sua, do autor. Esqueça aquelas ideias românticas de arrumar uma editora mágica que investirá tudo em seu talento: isso não existe hoje. Você precisará ser o seu próprio empresário.

Há aqui, duas escolhas: você pode aceitar isso, aprender e se esforçar – e recomendamos que acesse esse guia aqui, uma espécie de manual de divulgação de livros; ou você pode dar murro em ponta de faca até destruir a própria mão crendo nesse conto de fadas de que um terceiro eventualmente te descobrirá.

Dica #4: Autopublique-se

Seguindo a mesma linha da dica anterior, use e abuse da autopublicação. Onde? Aqui no Clube de Autores, claro.

Por que aqui? Porque é apenas aqui, no Clube de Autores, que você conseguirá se autopublicar gratuitamente e ainda ter garantida a distribuição pelas maiores livrarias do país, incluindo Livraria Cultura, Estante Virtual, Amazon, Mercado Livre etc. – tanto no formato impresso quanto digital.

N!ao é à toa que há 8 mil livros de poesia aqui no Clube: modéstia à parte, não há nenhuma outra plataforma que ofereça mais a poetas e a escritores do que a nossa :)

Dica #5: Você também é poesia: use-se

Uma das coisas que mais difere poetas de outros escritores é que seu trabalho pode ser tanto lido quanto ouvido.

Perca, portanto, a timidez: cace eventos e oportunidades, saraus e feiras, onde você possa entrar em uma roda e simplesmente declamar.

Use a sua voz, use o seu corpo, use a si mesmo. Um poeta é um artista e usar a sua arte para levar a sua palavra primeiro aos ouvidos do público pode ser uma estratégia excelente.

12 comentários em “5 dicas para se publicar e vender poesia

  1. Escrevo minhas próprias poesias, gostaria de lançar meu livro.
    Como que funciona?
    Se ter garantia?
    E vcs fecham contrato, se sim como funciona?
    Espero ser respondida!

  2. Preciso vender livros novos que meu pai deixou. O autor Eno Theodoro Wanke deixou aproximadamente 3000 exemplares de diversos títulos entre poesia, clecs, prosa, trocas, biografias, entre outros.

  3. Eu tenho meus poemas todos feitos, com português revisado, mas não sei por onde começar.
    Tenho medo de alguém plajear eles.

    Queria saber como começar. Já tinha ouvido falarem bem do Clube de Autores e esse poste me ajudou muito!

    Mas gostaria de saber o que fazer primeiro, já que sou um pouco cega sobre esse meio da divulgação.
    Quero realmente planejar com cuidado, e publicar um livro. Mas tenho receio.

    Por favor, espero que respondam!

    1. Oi, Marianne. Tudo bem?

      Que bacana! Estamos ansiosos para conhecer seus poemas.
      Para começar, sugerimos a leitura dos artigos aqui do blog, principalmente estes:
      Como escrever livros?
      Como publicar um livro?

      O processo de organização pode levar um tempo, então pense com carinho em como apresentar seus poemas ao mundo. Quando o livro estiver pronto, é necessário diagramá-lo e criar uma capa. Em seguida, basta cadastrar sua obra aqui no Clube de Autores, registrar um ISBN e pronto! =)

    1. Oi Marcelo! Olha…. o que podemos te responder aqui é o resultado de um acúmulo de 10 anos de experiência com livros independentes e com um acervo de 70 mil títulos: nada, absolutamente nada é mais relativo do que preço de livro. Se seu livro estiver bem escrito, bem trabalhado, se tiver uma capa bem feita, uma sinopse que engaje e uma divulgação que atraia público, então – a não ser que ele seja desproporcionalmente caro – ele vende. O preço médio de um livro no Brasil está na casa de R$ 44 (menos que se costuma gastar em uma ida ao cinema, diga-se de passagem). Isso é caro? Não, não é – e ressaltamos que é o preço médio. Aqui, no Clube, o preço médio está abaixo dos R$ 40, inclusive.

      Para um livro vender bem ele precisa ser barato? Bom, a isso te respondemos com dados: Quase 70% das nossas vendas são dos livros mais caros publicados aqui. Isso significa que basta colocar um preço alto para que um livro venda bem? Obviamente que não – mas significa que, se os aspectos fundamentais do “produto” livro forem bem trabalhados (capa, sinopse, revisão, diagramação etc.), então o preço tem um impacto apenas secundário.

      Ganhar dinheiro vendendo livro não é e nem nunca será fácil, nem aqui no Brasil e nem em nenhum lugar do mundo. Mas o que podemos te garantir, pelo que acompanhamos por aqui, é que é extremamente possível. Principalmente por aqui pelo Clube, aliás, onde você pode publicar gratuitamente e ter o seu livro distribuído pelas principais livrarias do país.

      Vale ainda uma reflexão importante. Publicar seu livro garante que você tenha sucesso? Não. Basta ver tudo o que comentamos acima. Por outro lado, não publicar seu livro é, naturalmente, garantia de insucesso.

      Caso queira apostar em sua carreira de escritor então, Marcelo, deixamos essa dica: arrisque-se. Tire seu livro da gaveta – ninguém o comprará enquanto ele estiver lá. Publique, mas não se limite a publicar: garanta que ele tenha um português revisado, uma capa belíssima, que ele tenha o ISBN (sem o qual não conseguiremos distribuir em livraria nenhuma). Encare seu livro como um produto, monte seu plano de divulgação e execute-o como se fosse um executivo. A diferença entre o sucesso e o insucesso de uma obra está concentrada na postura do seu autor.

      (Em tempo, recomendamos que veja esse post aqui: https://blog.clubedeautores.com.br/2018/10/como-definir-o-preco-de-um-livro.html)

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