caneca-de-chopp-amassada

O que significa sátira?

Sátira é um estilo literário de intervenção, com caráter político e muitas vezes cômico. É muito utilizado em textos, charges e até filmes. No YouTube, esse formato faz bastante sucesso, principalmente em canais de humor crítico!

Qual a diferença entre sátira e paródia?

Sátiras são reflexivas e sempre questionadoras. Servem para mostrar outros ângulos de algo que já foi dito, de forma crítica. Já a paródia normalmente utiliza como base algo que já existe, mas não possui caráter político (ou não precisa ter como via de regra).

Tipos mais comuns de sátira:

Diminuição

Esse estilo deprecia ou reduz a importância de algo. Normalmente é usado para criticar coisas que parecem exageradas ou então banalizar situações, tornando-as ordinárias.

Inflação

Um dos recursos mais populares. É o efeito exagerado de situações comuns ou características pessoais. Esse estilo é muito utilizado em caricaturas, por exemplo, que retratam o rosto de alguém, ampliando alguns detalhes e destacando certas características.

Justaposição

Ocorre quando existe a comparação e nivelamento de situações que não deveriam ter o mesmo peso. Uma forma muito popular de aplicar isso nos textos é comparar os famosos white people problems (como perder um avião ou reclamar do excesso de coisas boas e privilégios) com situações realmente ruins e difíceis que o resto do mundo enfrenta.

E aí, você conhece obras satirizadas ou autores fãs do estilo? Conta pra gente nos comentários!

Conheça outros termos do universo literário:

O que é prólogo?
O que é prefácio?
O que é posfácio?

Assine a Nossa Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *