caneca-de-chopp-amassada

O que significa sátira?

Sátira é um estilo literário de intervenção, com caráter político e muitas vezes cômico. É muito utilizado em textos, charges e até filmes. No YouTube, esse formato faz bastante sucesso, principalmente em canais de humor crítico!

Qual a diferença entre sátira e paródia?

Sátiras são reflexivas e sempre questionadoras. Servem para mostrar outros ângulos de algo que já foi dito, de forma crítica. Já a paródia normalmente utiliza como base algo que já existe, mas não possui caráter político (ou não precisa ter como via de regra).

Tipos mais comuns de sátira:

Diminuição

Esse estilo deprecia ou reduz a importância de algo. Normalmente é usado para criticar coisas que parecem exageradas ou então banalizar situações, tornando-as ordinárias.

Inflação

Um dos recursos mais populares. É o efeito exagerado de situações comuns ou características pessoais. Esse estilo é muito utilizado em caricaturas, por exemplo, que retratam o rosto de alguém, ampliando alguns detalhes e destacando certas características.

Justaposição

Ocorre quando existe a comparação e nivelamento de situações que não deveriam ter o mesmo peso. Uma forma muito popular de aplicar isso nos textos é comparar os famosos white people problems (como perder um avião ou reclamar do excesso de coisas boas e privilégios) com situações realmente ruins e difíceis que o resto do mundo enfrenta.

E aí, você conhece obras satirizadas ou autores fãs do estilo? Conta pra gente nos comentários!

Conheça outros termos do universo literário:

O que é prólogo?
O que é prefácio?
O que é posfácio?

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *