na-esquerda-o-autor-geraldo-souza-pinto-em-uma-cabine-de-aviao-na-direita-a-capa-do-livro-a-trajetoria-de-um-piloto

A trajetória de um Piloto é o #LivrodoClube de maio

Filho de peixe, peixinho é.
Essa máxima pode não servir pra todo mundo, mas é facilmente reconhecida no livro A trajetória de um piloto, de Geraldo Souza Pinto.

A obra escolhida para leitura no #LivrodoClube de maio é uma autobiografia, que narra os principais (e também os mais corriqueiros) acontecimentos na vida de um comandante da Varig com mais de trinta e cinco anos de carreira. No livro, o piloto conta suas aventuras desde os tempos de criança – quando acompanhava o crescimento da empresa em que o pai trabalhava – até a aposentadoria.

Sobre a obra de maio:

A ideia de transformar suas histórias em livro surgiu das memórias resgatadas durante as aulas na faculdade de Ciências Aeronáuticas no Rio de Janeiro e escolas de aviação. Com o tempo, o autor notou que alguns fatos de sua vida sempre eram utilizados como exemplos ao lecionar – ou mencionados nos intervalos, entre uma conversa e outra.

“E assim, entre caminhadas, pedaladas e voos de lazer no meu ultraleve, ideias começaram a surgir e aos poucos fui transformando em textos, histórias que gradativamente iam tomando forma literária”, explica Geraldo em sua mini bio no site do Clube.

Se você ainda não ficou convencido de que A trajetória de um piloto contém capítulos emocionantes de história, aqui vão mais alguns motivos para começar a leitura agora mesmo:

De acordo com o autor em seu site pessoal, antes de escrever seus próprios livros, Geraldo assistiu ao processo de escrita do próprio pai. “Assim de Voava Antigamente” é um registro da evolução da aviação, com autoria de Lili Lucas Souza Pinto. Além deste, o pai também é responsável pelo livro “Piloto de Jato”, mais tarde atualizado pelo filho para incluir informações sobre a aviação eletrônica.

Curiosidades sobre o autor:

• Foi representante da empresa Varig no comitê internacional da IATA (International Air Transport Association) na área de operações de voo sediada em Genebra (chique!);
  • É professor teórico de simulação de voo e prepara pilotos para ingresso em companhias aéreas;
  • Em sua família, mais de 14 pessoas tornaram-se pilotos – sendo 10 comandantes e 4 pilotos privados 😱

Ah, e Geraldo também possui um site onde inclui informações sobre seus livros e a história da família. Legal, né?

E você, o que achou da obra do mês de maio? Conta pra gente nos comentários!

Conteúdos relacionados:
#LivrodoClube de Abril: Nudes e Outros Crimes
#LivrodoClube de Março: Suíte 2121
Os livros mais acessados do Clube em 2020

*Foto retirada da página do autor no site do Clube