foto-da-autora-sorrindo-cabelo-curto-apoiada-na-mao-ao-lado-de-capa-do-livro-nudes-e-outros-crimes

Nudes e Outros Crimes é o #LivrodoClube de abril

A paquera e os relacionamentos no século XXI nunca foram tão tecnológicos. Aplicativos de encontros, envios de nudes, sexo online, gravações de vídeos pornográficos caseiros. Tudo na tela do seu celular”.

É assim que Mariana Betting Ferrarezi começa a apresetação de seu livro, Nudes e Outros Crimes. De acordo com a autora, essa forma de se relacionar pode parecer simples, mas esconde perigos incalculados no calor do momento. “Trazer à tona essa reflexão foi a motivação principal para a escrita do livro”, completa Mariana.

A obra mal saiu do forno e já entrou para o TOP 10 livros em destaque no mês de abril. Além disso, foi escolhida como a sugestão de leitura do mês no Livro do Clube.

Ficou curioso para saber mais?
Neste post, contaremos um pouco dos bastidores da obra e a experiência da autora com a escrita! Vamos lá?

Sobre a obra:

A história tem gostinho de verão e tempero carioca. E pra completar a mistura, deixando o enredo ainda mais brasileiro: tem carnaval, romance, diversão e muito calor.

Mas a trama não é feita só de coisas boas! A exposição nas redes sociais e uso de aplicativos de encontro dão forma a crimes cibernéticos e investigações policiais. É um livro eletrizante, ficcional e impossível de largar. história ainda mais Além disso, as pitadas de realidade adicionadas pela autora tornam tudo ainda mais interessante – segundo ela, é mais fácil encontrar emoção em situações vivenciadas por nós mesmos (fica a dica para os escritores!).

“Aplicativos de encontros virtuais já são comuns e muito presentes durante a paquera, sedução ou novo encontro. Separada e morando no Rio de Janeiro, já fiz uso desses aplicativos e acompanho minhas amigas utilizando também”, revela Mariana. “A parte que relato sobre meu pai, por exemplo, é totalmente real. E foi muito bom poder colocar pra fora essas emoções e até, de certa maneira, fazer uma homenagem a ele. E assim se passa em outros trechos também”, completa.

Quem é Mariana B. Ferrarezi?

Araquarense de nascimento e carioca por opção. A autora de Nudes e Outros Crimes é formada em Propaganda e Marketing e trabalha há mais de 15 anos como designer de produto projetando móveis outros objetos. Suas criações são vendidas em lojas especializadas de decoração e apresentadas em seu showroom em São Paulo.

Ah, e uma super curiosidade: Mariana e o sócio são vencedores do prêmio alemão IF Design Award, considerado o Óscar do design mundial, nada mal, né? :)

A escritora é muito apegada à natureza. Ama ir à praia, fazer esportes, tomar sol, nadar e fazer trilhas. “Ainda não aprendi a surfar, mas quem sabe um dia conquisto essa habilidade”, brinca a designer. Também que é apaixonada por seu trabalho e gosta de expressar sua criatividade de diferentes formas.

Apesar de não atuar diretamente com redação, a escrita sempre fez parte de sua vida, desde o vestibular aos dias atuais – recém formada, passou a desenvolver textos publicitários e hoje em dia utiliza esse conhecimento para produzir releases das peças que cria.

“A escrita de livros ou contos, no entanto, é algo muito novo em minha vida. Surgiu do desejo de contar essa estória que relato no livro e me dominou por completo”, conta Mariana. Segundo ela, o livro publicado em 2021 foi escrito em 2017. Além deste, também escreveu um conto infantil e já está se programando para escrever o próximo.

Publicação independente e o Clube de Autores:

“Eu conheci o Clube pela internet. Logo que acabei o livro, fiz uma busca por editoras de autopublicação. Estava interessada em fazer a publicação por uma editora convencional, uma vez que não tenho muito tempo para me dedicar ao marketing do livro. Então, guardei o Clube em meus e-mails. Mas, na dificuldade em consegui-lo, e depois de ter a estória lida por vários amigos que me incentivaram a publicá-lo, voltei ao projeto inicial e fiz a publicação”, explica a autora.

Leia também: Como publicar um livro independente?

Aliás, Mariana tem recebido feedbacks positivos dos leitores e está muito feliz com os resultados até agora. Ainda é cedo para ter uma quantidade de livros vendidos que atenda às expectativas da autora, mas ela espera que sejam superadas!

Nudes e Outros Crimes é sua primeira obra e, por esse e todos os outros motivos destacados neste artigo, foi escolhida como sugestão de leitura do clube do livro.

Saiba mais: Como participar do #LivrodoClube?

O tema de abril foi “Autor de primeira viagem” e é claro que não poderíamos deixar de fora uma super dica de Mariana para quem, assim como ela, também quer se aventurar no mercado literário. Confira abaixo:

“O meu principal conselho é: Arrisque-se!

Acredito que todos que escreveram um livro querem vê-lo publicado. Ninguém dedica horas de seu dia escrevendo uma estória, para que ela fique na gaveta.

Estou nos primeiros passos, mas acho que tomei a decisão acertada e espero ter resultados lindos para contar a vocês em algum tempo. Que assim seja!

Ping-pong com a autora:

Quem diagramou o livro e quem foi responsável pela capa?
Eu fui a responsável pela diagramação e pela criação do layout da capa e contracapa. Como disse anteriormente, sou formada, primeiramente, em propaganda e marketing pela ESPM. E hoje sou designer de móveis e objetos, trabalhando com isso há mais de 15 anos. Ou seja, a estética é algo presente em minha vida.
Na contracapa, também conto com uma apresentação do livro escrita pelo jornalista Rogério Mascia Silveira.

Quais são seus livros favoritos/autores que te inspiram?
Meus autores preferidos são Gabriel Garcia Marques e Mario Vargas Llosa, e salvo algumas exceções, gostei de todos os livros que li deles. Gosto de romances bem contados, que me façam viajar junto na história e fugir da realidade, principalmente em tempos tão difíceis como esse que estamos vivendo.
Se os livros já eram boas companhias em tempos normais, na quarentena, eles se tornaram essenciais. É uma maneira de “sair de casa”, conhecer novos lugares e pessoas, sem necessariamente ter que por os pés pra fora da porta. Um verdadeiro escapismo!!!

Como tem sido o “pós-publicação”?
Estou muito feliz com os resultados que o livro tem apresentado. Muitos leitores me dando um feedback positivo sobre a estória e isso tem me deixado muito contente. Sempre surge uma insegurança se irão gostar do livro ou não. Então, quando vem essas respostas do leitor é puro deleite.
Quanto ao retorno, ainda é muito recente minha publicação para eu ter uma quantidade de livros vendidos que atenda às minhas expectativas, mas espero que elas sejam superadas… rs

_________________________________

E aí, o que achou do Livro do Clube deste mês? Conta pra gente nos comentários! :)

Confira também:
Suíte 2121: a obra de março do Livro do Clube
5 livros do Clube mais acessados de 2020

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também Key-Account Director da Brivia, escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *