foto-da-autora-sorrindo-cabelo-curto-apoiada-na-mao-ao-lado-de-capa-do-livro-nudes-e-outros-crimes

Nudes e Outros Crimes é o #LivrodoClube de abril

A paquera e os relacionamentos no século XXI nunca foram tão tecnológicos. Aplicativos de encontros, envios de nudes, sexo online, gravações de vídeos pornográficos caseiros. Tudo na tela do seu celular”.

É assim que Mariana Betting Ferrarezi começa a apresetação de seu livro, Nudes e Outros Crimes. De acordo com a autora, essa forma de se relacionar pode parecer simples, mas esconde perigos incalculados no calor do momento. “Trazer à tona essa reflexão foi a motivação principal para a escrita do livro”, completa Mariana.

A obra mal saiu do forno e já entrou para o TOP 10 livros em destaque no mês de abril. Além disso, foi escolhida como a sugestão de leitura do mês no Livro do Clube.

Ficou curioso para saber mais?
Neste post, contaremos um pouco dos bastidores da obra e a experiência da autora com a escrita! Vamos lá?

Sobre a obra:

A história tem gostinho de verão e tempero carioca. E pra completar a mistura, deixando o enredo ainda mais brasileiro: tem carnaval, romance, diversão e muito calor.

Mas a trama não é feita só de coisas boas! A exposição nas redes sociais e uso de aplicativos de encontro dão forma a crimes cibernéticos e investigações policiais. É um livro eletrizante, ficcional e impossível de largar. história ainda mais Além disso, as pitadas de realidade adicionadas pela autora tornam tudo ainda mais interessante – segundo ela, é mais fácil encontrar emoção em situações vivenciadas por nós mesmos (fica a dica para os escritores!).

“Aplicativos de encontros virtuais já são comuns e muito presentes durante a paquera, sedução ou novo encontro. Separada e morando no Rio de Janeiro, já fiz uso desses aplicativos e acompanho minhas amigas utilizando também”, revela Mariana. “A parte que relato sobre meu pai, por exemplo, é totalmente real. E foi muito bom poder colocar pra fora essas emoções e até, de certa maneira, fazer uma homenagem a ele. E assim se passa em outros trechos também”, completa.

Quem é Mariana B. Ferrarezi?

Araquarense de nascimento e carioca por opção. A autora de Nudes e Outros Crimes é formada em Propaganda e Marketing e trabalha há mais de 15 anos como designer de produto projetando móveis outros objetos. Suas criações são vendidas em lojas especializadas de decoração e apresentadas em seu showroom em São Paulo.

Ah, e uma super curiosidade: Mariana e o sócio são vencedores do prêmio alemão IF Design Award, considerado o Óscar do design mundial, nada mal, né? :)

A escritora é muito apegada à natureza. Ama ir à praia, fazer esportes, tomar sol, nadar e fazer trilhas. “Ainda não aprendi a surfar, mas quem sabe um dia conquisto essa habilidade”, brinca a designer. Também que é apaixonada por seu trabalho e gosta de expressar sua criatividade de diferentes formas.

Apesar de não atuar diretamente com redação, a escrita sempre fez parte de sua vida, desde o vestibular aos dias atuais – recém formada, passou a desenvolver textos publicitários e hoje em dia utiliza esse conhecimento para produzir releases das peças que cria.

“A escrita de livros ou contos, no entanto, é algo muito novo em minha vida. Surgiu do desejo de contar essa estória que relato no livro e me dominou por completo”, conta Mariana. Segundo ela, o livro publicado em 2021 foi escrito em 2017. Além deste, também escreveu um conto infantil e já está se programando para escrever o próximo.

Publicação independente e o Clube de Autores:

“Eu conheci o Clube pela internet. Logo que acabei o livro, fiz uma busca por editoras de autopublicação. Estava interessada em fazer a publicação por uma editora convencional, uma vez que não tenho muito tempo para me dedicar ao marketing do livro. Então, guardei o Clube em meus e-mails. Mas, na dificuldade em consegui-lo, e depois de ter a estória lida por vários amigos que me incentivaram a publicá-lo, voltei ao projeto inicial e fiz a publicação”, explica a autora.

Leia também: Como publicar um livro independente?

Aliás, Mariana tem recebido feedbacks positivos dos leitores e está muito feliz com os resultados até agora. Ainda é cedo para ter uma quantidade de livros vendidos que atenda às expectativas da autora, mas ela espera que sejam superadas!

Nudes e Outros Crimes é sua primeira obra e, por esse e todos os outros motivos destacados neste artigo, foi escolhida como sugestão de leitura do clube do livro.

Saiba mais: Como participar do #LivrodoClube?

O tema de abril foi “Autor de primeira viagem” e é claro que não poderíamos deixar de fora uma super dica de Mariana para quem, assim como ela, também quer se aventurar no mercado literário. Confira abaixo:

“O meu principal conselho é: Arrisque-se!

Acredito que todos que escreveram um livro querem vê-lo publicado. Ninguém dedica horas de seu dia escrevendo uma estória, para que ela fique na gaveta.

Estou nos primeiros passos, mas acho que tomei a decisão acertada e espero ter resultados lindos para contar a vocês em algum tempo. Que assim seja!

Ping-pong com a autora:

Quem diagramou o livro e quem foi responsável pela capa?
Eu fui a responsável pela diagramação e pela criação do layout da capa e contracapa. Como disse anteriormente, sou formada, primeiramente, em propaganda e marketing pela ESPM. E hoje sou designer de móveis e objetos, trabalhando com isso há mais de 15 anos. Ou seja, a estética é algo presente em minha vida.
Na contracapa, também conto com uma apresentação do livro escrita pelo jornalista Rogério Mascia Silveira.

Quais são seus livros favoritos/autores que te inspiram?
Meus autores preferidos são Gabriel Garcia Marques e Mario Vargas Llosa, e salvo algumas exceções, gostei de todos os livros que li deles. Gosto de romances bem contados, que me façam viajar junto na história e fugir da realidade, principalmente em tempos tão difíceis como esse que estamos vivendo.
Se os livros já eram boas companhias em tempos normais, na quarentena, eles se tornaram essenciais. É uma maneira de “sair de casa”, conhecer novos lugares e pessoas, sem necessariamente ter que por os pés pra fora da porta. Um verdadeiro escapismo!!!

Como tem sido o “pós-publicação”?
Estou muito feliz com os resultados que o livro tem apresentado. Muitos leitores me dando um feedback positivo sobre a estória e isso tem me deixado muito contente. Sempre surge uma insegurança se irão gostar do livro ou não. Então, quando vem essas respostas do leitor é puro deleite.
Quanto ao retorno, ainda é muito recente minha publicação para eu ter uma quantidade de livros vendidos que atenda às minhas expectativas, mas espero que elas sejam superadas… rs

_________________________________

E aí, o que achou do Livro do Clube deste mês? Conta pra gente nos comentários! :)

Confira também:
Suíte 2121: a obra de março do Livro do Clube
5 livros do Clube mais acessados de 2020

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *