menina-loira-vestida-de-mulher-maravilha-segurando-picole-de-chocolate-sentada-no-meio-fio-com-pessoas-em-volta-e-com-expressao-de-choro

Tipos de personagens na ficção: planos x redondos

Um das etapas mais importantes do desenvolvimento de um livro de ficção é o planejamento dos personagens. Afinal, é a partir de suas personalidades, experiências e motivações que a história toma forma (ou desanda completamente).

Por esse motivo, ao planejar uma narrativa, é muito importante pensar nos motivos que fazem os personagens tomar determinadas decisões ou agirem de uma forma e não de outra. Mas fique tranquilo: essa tarefa não precisa ser complicada e nem é necessário aprofundar-se muito na construção de toooooodos que aparecem na trama.

Com isso em mente, você pode estar se perguntando quando dar atenção especial a uma personalidade ou como descobrir se seu personagem precisa de mais complexidade, certo? E é justamente sobre isso que falaremos neste post, confira!

Saiba mais: O que é a Lei de Tchekhov e qual sua importância para a literatura?

Tipos de personagem

Primeiramente, cabe esclarecermos que os personalidades com baixa complexidade também são importantes para as histórias de ficção. Afinal, nem todos que aparecem na trama precisam, necessariamente, ser envolvidos em situações de conflito que colocam seu caráter à prova.

Dito isso, podemos passar ao ponto seguinte: os diferentes tipos de desenvolvimento. Para isso, apresentaremos a seguir dois conceitos bastante populares entre os estudiosos de literatura e cinema, que explicam personalidades simples (planas) e complexas (redondas). Entenda:

O que são personagens planos?

Personagens planos (do inglês, flat characters) possuem emoções, motivações e personalidades simples. Entre as principais características deste tipo estão:

  • Ausência de conflitos internos;
  • Passado e experiências vividas não representam “pontos de virada” em sua personalidade;
  • Não há mudanças nas motivações ou forma de agir;
  • Previsibilidade das ações.

Considere, por exemplo, Gina Weasley da saga Harry Potter.
Ao longo dos sete livros, não há muito o que destacar em relação a ela. Seu papel na história é, basicamente, ser a irmã dos meninos Weasley e a parceira romântica do protagonista. Do começo ao fim, sua personalidade é exatamente a mesma.

bonequinha-em-miniatura-de-gina-weasley-de-roupa-e-capa-preta-com-fundo-branco-varinha-na-mao-direita

Mas fique atento: essas características também podem ser observadas em personagens principais!


Sherlock Holmes, o famoso detetive que deu origem a séries, livros e filmes é um exemplo de protagonista plano. Mesmo com personalidade peculiar e marcante, situações inusitadas e histórias envolventes, o caminho percorrido é sempre o mesmo. No fim, o mistério é desvendado sem alterar a forma como ele se comporta e nenhum acontecimento ao longo da história consegue provocar emoções diferentes das já previstas inicialmente no heroi.

O que são personagens redondos?

Como já era de se imaginar, os personagens redondos (round characters) são justamente o oposto dos planos. São motivados por experiências complexas e mudam conforme a narrativa se desenrola. Suas emoções e decisões não são sempre previsíveis e moldam-se à história.

Confira as características mais comuns deste tipo:

  • Conflitos internos evidentes;
  • Acontecimentos representam “pontos de virada” nas decisões do personagem;
  • Não é possível prever todas as suas emoções.

Para ilustrar melhor a personalidade redonda, tomaremos como exemplo Meredith Grey, do seriado Grey’s Anatomy. E mesmo que você nunca tenha assistido, basta saber que a protagonista está presente nas mais de 16 temporadas. Dificilmente um personagem com pouco desenvolvimento e emoções simples renderia tantas histórias, certo?

Na série, Meredith começa como interna, depois residente no hospital e, por fim, torna-se uma prestigiada Cirurgiã Geral. No desenrolar das coisas, assistimos a conflitos amorosos, pessoais, profissionais, éticos, sociais e por aí vai. Cada acontecimento é refletido de forma evidente na personalidade da protagonista – é possível, sim, reconhecer o caráter da recém graduada Meredith das primeiras temporadas, mas também conseguimos identificar as transformações de comportamento conforme a história corre.

Leia também: Tudo sobre o método Snowflake de contar histórias

4 dicas para “arredondar” seu personagem principal, caso esse seja o objetivo:

Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de personalidade, confira algumas dicas importantes que podem ajudá-lo a criar personagens mais complexos para sua narrativa!

  1. Trace um perfil completo, incluindo acontecimentos passados e tudo o que levou o personagem até o momento da história. Nem tudo precisa aparecer com detalhes na história, mas contar um pouco sobre essas experiências ajuda a tornar esses traços mais evidentes.
  2. Adicione “migalhas de pão” ao longo da narrativa que ajudarão o personagem a chegar ao ponto de mudança. Pequenos acontecimentos podem ir moldando sua personalidade aos poucos até que a transformação total aconteça.
  3. Deixe as necessidades x desejos bem claros do começo ao fim. Assim será mais fácil identificar os motivos que conduziram seu protagonista até as emoções sentidas em determinado momento da história.
  4. Crie situações interessantes e envolventes! Lembre-se que o personagem é importante, mas todo planejamento só fará sentido com uma boa narrativa dos fatos e diálogos bem construídos.

E aí, está pronto para criar seus próprios protagonistas e coadjuvantes?

Confira outros conteúdos sobre o tema:

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também Key-Account Director da Brivia, escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *