O planejamento é o primeiro passo para dar início a qualquer projeto. Seja uma dieta, rotina de exercícios, lançamento de um produto, uma campanha publicitária ou… um livro! Aí que entra o tema no nosso texto de hoje: o método snowflake.
Sem um planejamento, arriscamos tomar decisões incoerentes e que resultarão em trabalho dobrado para remendar os furos que deixamos pelo caminho. E foi visando ajudar nesse processo inicial que surgiu o método Snowflake (ou “floco de neve”, em português), idealizado pelo escritor americano Randy Ingermanson. Entenda!
O que é o método snowflake?
O método Snowflake é uma técnica de escrita desenvolvida pelo escritor Randy Ingermanson, projetada para auxiliar os autores a organizar e planejar seus romances de forma eficaz. A ideia central é começar com um conceito simples e expandi-lo gradualmente em passos mais complexos e detalhados, semelhante à forma como um floco de neve se desenvolve a partir de um núcleo central.
Ele permite nortear a tomada de decisão sobre elementos fundamentais da história. Durante esse brainstorm, o escritor pode testar diferentes possibilidades e projetar a obra por completo, do começo ao fim.
Quais são as etapas do método Snowfale?
Etapa 1: escrever a história em uma frase
Resuma sua história em poucas palavras, sem muitos detalhes. Foque no gancho principal da narrativa. Por exemplo, o livro Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, poderia ser resumido em “Detetive investiga assassinato em trem para descobrir o passageiro culpado”.
Etapa 2: expandir a frase em um paragrafo
Depois de criar uma frase, comece a adicionar detalhes. Ainda utilizando o exemplo do livro de Agatha Christie, o parágrafo poderia trazer informações sobre quem morreu e onde o trem estava indo.
Etapa 3: criar fichas para os personagens
Com essas informações, já é possível ter ideia de quais personagens farão parte da narrativa. Crie fichas para catalogar suas principais características e desvios de personalidade. Não é necessário ir muito a fundo neste momento.
Etapa 4: expandir o parágrafo inicial em vários parágrafos
Agora que você já perfilou os principais personagens, fica mais fácil adicionar ainda mais detalhes ao esboço que você já fez. Divida o parágrafo da etapa anterior como se você estivesse contando a história a um amigo, acrescentando mais detalhes para que a trama seja compreendida.
Etapa 5: expandir as fichas dos personagens em sinopses mais completas
Hora de escrever um pouco mais sobre cada personagem. Crie um resumo sobre sua personalidade e seu papel na história, realmente planejando sua jornada. Conhecer os arquétipos de personagens pode facilitar este trabalho.
Leia mais: o que é sinopse e como escrever uma?
Etapa 6: expandir cada parágrafo em uma página
Quanto mais detalhes você conseguir adicionar, melhor. Por isso, complemente o que já foi escrito com mais informações, pensando nos desdobramentos e em como cada ponto se conecta com o gancho principal da história.
Etapa 7: construir uma ficha detalhada dos personagens
Experiências passadas, sonhos, traumas, hobbies, motivações… todos esses detalhes são fundamentais para justificar as escolhas dos personagens ao longo da trama. Por isso ter tudo isso catalogado em uma ficha será fundamental para os passos seguintes.
Etapa 8: criar uma planilha com capítulos e cenas
Agora que você já sabe como sua história começa e termina, é hora de planejar a sequência em capítulos e cenas fundamentais para conduzir a narrativa até o ponto final. A dica é organizar tudo isso em uma planilha, assim você tem um guia prático de qual evento deve ser apresentado em seguida.
Etapa 9: desenvolver as cenas como base para um primeiro rascunho
Depois de organizar os capítulos, comece a rascunhar as cenas mais importantes, pensando em elementos fundamentais, decisões dos personagens e cenários.
Etapa 10: escrever seu primeiro rascunho.
Após esse passo a passo, você está pronto para rascunhar sua história. Todos os detalhes importantes já foram planejados, basta desdobrar tudo o que você já criou em cenas mais detalhadas.
Lembre-se de que você provavelmente revisará esse rascunho no futuro. Por isso, não se apegue ao perfecccionismo neste momento. Escreva da forma mais fluida possível e, depois de finalizar o texto por completo, trabalhe para melhorar o que for necessário.
E aí, gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários qual método você utiliza para planejar uma história :)
Conteúdos relacionados:
Como escrever um livro?
5 coisas que todo escritor iniciante precisa saber