homem-e-mulher-conversando

Como criar diálogos realistas para seu livro?

Você passou páginas e páginas preparando seu leitor. Descreveu ambientes, situações, pensamentos. Conseguiu transmitir todos os sentimentos de forma satisfatória. Envolveu o público. Criou personagens marcantes e personalidades críveis.

Está tudo indo bem. Até que, na hora de criar um diálogo, você trava e não consegue colocar entre aspas o que faria tão bem em forma de narração. Falta alguma coisa, as palavras parecem falsas, o tom de voz não está certo.

E aí, o que fazer?

Normalmente quando isso acontece é porque o escritor não sente que seus diálogos são realistas e plausíveis.

Erros comuns na criação de diálogos em livros

De duas, uma: ou o autor está utilizando um formato informal demais, tentando copiar fielmente a realidade, ou está forçando palavras muito formais e que não condizem muito com o contexto da narrativa.

Confira alguns erros que podem prejudicar sua escrita:

  • Falta de padrão nas falas, tornando o personagem confuso ou deslocado;
  • Falta de reações – gemidos, risadas, gritos de raiva ou alegria são fundamentais para conferir características humanas (e animalescas) aos personagens;
  • Diálogos muito parecidos: cada personagem é único e precisa ter seu próprio estilo de fala. Se o leitor não puder distinguir com facilidade o autor da frase, pode ficar difícil compreender o enredo.

Como criar diálogos realistas?

A solução é testar diferentes formas de diálogo (e não apenas introduzir as falas). Confira algumas dicas abaixo:

  • Descreva reações, sons e movimentos. O mundo não para só porque alguém abriu a boca e é fundamental situar o leitor sobre tudo o que está acontecendo enquanto dois personagens conversam;
  • Não exagere em gírias, mas não deixe de usá-las quando for necessário Por isso, a pesquisa é fundamental durante o processo de escrita: quem eram as influencias musicais da época? Com quem os personagens gostariam de se parecer? Qual era o cenário político? Tudo isso pode influenciar muito na forma de falar;
  • Crie frases curtas, diretas e simples. Caso contrário, seus leitores não acreditarão em seu discurso. Ninguém fala por dez minutos sem interrupção.
  • Crie diálogos indispensáveis. Aproveite esses espaços para imprimir ao máximo a personalidade de cada personagem e conquiste o coração de seus leitores com elas.
  • Escreva falas considerando sempre o tipo de narrador da sua história. Caso o enredo seja descrito em primeira pessoa, algumas informações precisam ser ditas por personagens secundários para que tudo faça sentido – afinal, o personagem principal precisa de insumos para fundamentar suas teorias, emoções e anseios.

E você? Tem outras dicas para criação de diálogos? Conta pra gente nos comentários! :)

Artigos relacionados:

Características da literatura Young Adult
5 coisas que todo escritor iniciante precisa saber
Como criar um bom vilão para sua história?

*Parte deste conteúdo foi extraído do livro autoral do Clube: 75 dicas para publicar um livro.

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Como criar diálogos realistas para seu livro?

  1. Olá, Pessoal!

    Deram uma escorregadinha em “(…) Descreva reações, sons e movimentos. O mundo não para só porque alguém abriu a boca e é fundamental cituar o leitor sobre tudo o que está acontecendo enquanto dois personagens conversam;”. O correto é SITUAR (com “s”).

    Também senti a falta de alguns exemplos…?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *