jovens-adultos-sentados-rindo-com-computador

Características da literatura Young Adult

Se você já passou dos 25 anos, mas continua reservando um lugar especial em seu coração para livros e filmes que atraem o público adolescente, fique tranquilo! Apesar da literatura ser categorizada por faixa-etária, isso não significa que você seja a única pessoa do universo a preferir ficção escrita para os mais jovens. 

Neste artigo, explicaremos o que é o gênero young adult e porque ele faz tanto sucesso.

Mas afinal, o que é o gênero Young Adult?

Teoricamente, Young Adult é a literatura com foco em adolescentes de 14 a 21 anos. A nomenclatura não tem nada a ver com a definição de “jovens adultos” que temos atualmente – isso porque a expressão surgiu no começo do século XIX, quando a percepção de idade era muito diferente do que temos. 

Exemplos de livros e sagas Young Adult

  • A culpa é das estrelas, John Green
  • Percy Jackson, Rick Riordan
  • Crepúsculo, Stephenie Meyer
  • Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Leia também: O que Harry Potter pode ensinar aos escritores hoje?

Por que o gênero faz tanto sucesso?

As histórias normalmente são criativas, romanticas e fáceis de consumir. Por isso, muitos adultos são fãs do gênero: a leitura vem como forma de escape da realidade.

Além disso, as histórias feitas para adolescentes normalmente misturam elementos da realidade à distopias, criam universos paralelos encantadores e são marcantes, com características que ultrapassarão a escrita, chegando até às telas do cinema e confundindo a imagens dos personagens a de atores populares no momento.

Dicas para escrever uma obra Young Adult

Personagem jovem marcante 

Todo livro (ou a maioria, pelo menos) deste gênero tem um protagonista com características marcantes, que fazem com que o público se identifique. Normalmente, observamos sua evolução e amadurecimento ao longo da história, tomando decisões responsáveis e que ultrapassam a sabedoria de um jovem de 14 anos, por exemplo.

Apelo para emoções da adolescência

Durante a adolescência, convivemos com emoções intensas, como revolta, confusão, descoberta de quem somos e o sentimento de incompreensão. Se olharmos para os principais personagens do gênero, é possível notar todas essas emoções presentes em algum momento da história. É esse tipo de emoção que fará com que o público imediatamente identifique-se com a obra, afinal, já viveu ou estará vivenciando muitos destes conflitos.

Linguagem simples 

Nada de escrever coisas difíceis, utilizar palavras pouco populares ou criar grandes conclusões que precisam de contexto histórico, muita interpretação e bagagem literária. Os livros young adult são, normalmente, a porta de entrada para o universo da ficção para muitos adolescentes e uma escolha “fácil de consumir” para o público mais velho. Por isso, aposte sempre em linguagem simples e garanta maior abrangência para sua obra.  

Saiba como retormar o hábito da leitura

Atemporalidade

Para que um livro do gênero young adult seja interessante também para adultos, é necessário evitar expressões ou comportamentos que apenas os mais jovens saberão interpretar. Memes, referências a outros filmes e livros, gírias… tudo isso deve ser deixado em segundo plano, já que muda o tempo o tempo e pode não fazer sentido para outras faixa-etárias ou para os próximos anos.

O que você achou das dicas? Deixe um comentário abaixo! 

Artigos relacionados:

5 coisas que todo escritor iniciante precisa saber
Livros infantis para entreter os filhos na quarentena
Distopia em livros: o que é e como escrever uma

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *