mulher-lendo-livro-que-esta-segurando

5 obras sobre deficiências que você deveria ler

Deste 1982, o dia da árvore compartilha seu holofote com outra data super importante: o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Apesar deste marco ter sido oficializado apenas em 2005, já era celebrado desde a década de 80.

O destaque no calendário anual é uma forma de dar visibilizade à luta por inclusão, igualdade e direitos das pessoas com deficiência. Pautas que deveriam aparecer com maior frequência em nossas mídias, estudos acadêmicos, discussões políticas, conversas no WhatsApp, reuniões corporativas e, inclusive, na literatura que consumimos.

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a porcentagem de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil é de 25%. São cerca de 45 milhões de brasileiros. Todos, sem exceção, são dignos de respeito e autonomia individual – e possuem direitos assegurados por Lei – a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência foi ratificada pelo Brasil em 2006 e entrou em vigor em 3 de maio de 2008.

E já que estamos falando em visibilidade e informação, aqui vão alguns números que você provavelmente não sabia sobre o assunto:

*Fonte: Site ONU

• 150 milhões de crianças no mundo têm alguma deficiência;
  • Ter uma deficiência aumenta o custo de vida em, em média, um terço da renda;
  • Apenas 45% (meninos) e 32% (meninas) das crianças com deficiência completam o ensino primário nos países em desenvolvimento;
  • Mais de 50% das pessoas com deficiênia não conseguem pagar por serviços de saúde;

Todos esses dados reforçam a necessidade de ampliarmos nosso repertório, incluindo o tema da diversidade em nosso dia a dia. Afinal, se todos tomássemos consciência sobre o assunto, a deficiência deixaria de ser um tabu transformando, positivamente, a vida de milhões de brasileiros. E isso vale para todos: pessoas com qualquer tipo de deficiências ou não.

Por isso, neste 21 de setembro, que tal dar uma espiadinha nos livros independentes publicados aqui no Clube com essa temática? :)

Conheça os livros sobre deficiências disponíveis no Clube de Autores:

Educação musical e a deficiência

Escrito por Tatiane B. S. Amaral
Neste livro, a autora analisa a influência positiva da música no ensino e aprendizagem da pessoa com necessidades educacionais especiais (NEE).

Aposentadoria da pessoa com deficiência

Escrito por Lory Brioschi Uhlig
A obra apresenta informações sobre a previsão de direitos de aposentadoria das pessoas com deficiência na Constituição Federal, com o objetivo de dar visibilidade ao tema que ainda é pouco explorado.

Políticas Públicas Sociais para portadores de deficiência

Escrito por Maria de Deus Alves Carneiro
Você sabe quais são as maiores dificuldades para inserir uma pessoa com deficiência no mercado de trabalho? É justamente sobre isso que a pesquisadora reflete em sua obra.

Sou portador de deficiência e tenho direitos

Escrito por Rubiana de Oliveira Bressan
Esta obra tem como objetivo demonstrar a importância do conhecimento das leis e direitos da pessoa com deficiência e refletir sobre os principais desafios enfrentados na luta pela igualdade social.

A Escrita e a Tecnologia na Deficiência Visual: possibilidades e desafios

Escrito por Mariana Lopes da Silva
Como a tecnologia é encarada por pessoas com deficiência visual? A obra relata a experiência da escrita e digitalização.

Tem outra dica de livro sobre o tema? Conta pra gente nos comentários! :)