No dia 28 de junho, é celebrado o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo, assexuais e o + engloba outras siglas). A data surgiu a partir dos protestos ocorridos em 1969, nos Estados Unidos e, desde então, o mês de junho é dedicado para reflexão sobre os direitos de indivíduos LGBTQIA+.
Por isso, criamos uma lista com 5 livros populares para serem lidos no mês do orgulho LGBTQIA+! Confira:
Com amor, Simon
O livro de Becky Albertalli narra o romance de Simon, um adolescente que não conversa sobre sua orientação sexual com ninguém. Enquanto lida com suas dúvidas e inseguranças, Simon apaixona-se por um colega não identificado com quem troca e-mails. A história questiona os padrões sociais e já foi adaptada para os cinemas!
O fim do armário
Nesta obra, Bruno Bimbi denuncia iniciativas homofóbicas que partem se pastores, políticos, apresentadores de TV e autoridades da igreja católica. O livro tem viés jornalístico e aborda todas as histórias de forma séria instigante.
Me chame pelo seu nome
O livro que inspirou o filme indicado ao Oscar em 2018 foi escrito por Aciman André. No romance, Elio, filho de um importante professor universitário, apaixona-se por um escritor que trabalha com seu pai. A obra aborda o relacionamento com delicadeza e profundidade, de uma forma raramente vista antes.
Azul é a cor mais quente
A obra é uma tradução da novela gráfica francesa de Julie Maroh. No livro, Clementine, uma jovem de 15 anos, apaixona-se por Emma e descobre sua sexualidade. A história narra os primeiros encontros, descobertas e desafios da jornada da adolescente e também já teve adaptação para o cinema.
Bônus: Publicado no Clube de Autores
E que tal prestigiar também os autores independentes?
O livro chamado Sentimentos Gay, do autor Igor Ruzo surgiu a partir de uma página do facebook, e apresenta versos, frases e pensamentos LGBT.
O primeiro volume foi publicado em 2014 e, em seguida, foram lançados mais duas edições.
Confira todas as edições do livro.
Artigos relacionados:
5 livros para entender racismo
Sobre os ossos dos mortos: lições do livro para criar personagens
25 livros escritos por mulheres para ler em 2020
Vocês poderiam adicionar a categoria “LGBT” na página de detalhes dos livros para dar mais visibilidade. Eu publiquei um e senti a falta dessa categoria.
Olá! Tudo bem?
Agradecemos a sugestão! É uma excelente ideia.
Encaminhamos para os responsáveis pelo site :)
Muito sucesso com seu livro!