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Qual a diferença entre uma editora e uma distribuidora de livros?

Quando um escritor embarca em sua jornada literária, explorando o vasto universo dos livros, surgem inúmeras dúvidas, questionamentos, anseios e incertezas. Assim como um herói em busca de sua glória, esses obstáculos devem ser superados. Geralmente, essa jornada é marcada por pessoas, seres mitológicos (aproveitando a licença poética proporcionada pela literatura fantástica), ambientes e organizações que podem ajudar ou dificultar a conquista dos objetivos.

Cabe ao protagonista desta história tomar as melhores decisões. No entanto, sabemos que nem sempre a melhor decisão é simples ou óbvia. Ao estudarmos a jornada do herói, aprendemos que durante esse desafio o herói encontra um mentor, que o auxilia em sua transformação de um indivíduo comum em um herói.

Voltando à realidade, embora a fantasia nos ajude a compreender todo esse processo, durante as etapas de preparação, publicação e distribuição de um livro, é essencial que o escritor saiba escolher as pessoas certas, as empresas adequadas ou as plataformas ideais para tornar o sonho de ter o livro publicado uma realidade.

No mercado editorial, existem as editoras, tanto as tradicionais quanto as de serviços editoriais (explicaremos mais adiante), empresas ou sites de venda e distribuição de livros e também as plataformas de autopublicação, como o Clube de Autores.

Este texto explicará as características de cada uma dessas opções e apontará a melhor escolha conforme as diversas necessidades dos escritores. Ficou interessado(a)? Acompanhe as próximas linhas e boa leitura!

Afinal, quais são as opções para publicar e vender um livro? 

O mercado editorial está se tornando cada vez mais diverso e democrático. Agora, qualquer pessoa, com qualquer tipo de livro, pode publicar sua obra, inclusive gratuitamente, como é o caso aqui no Clube de Autores.

Por um lado, essa democratização possibilitou uma maior presença dos autores independentes no mercado. No entanto, com tantas opções disponíveis, está se dificultando fazer uma escolha e até mesmo compreender as funções de cada empresa. Para acabar de vez com essas confusões, falaremos sobre os principais segmentos, sendo:

  • Editoras:
    • Editoras tradicionais;
    • Editoras prestadoras de serviços;
    • Profissionais do livro autônomos;
    • Gráficas impressoras de livros;
  • E-commerces e marketplaces para vender livros;
  • Soluções completas: 
    • Plataformas de autopublicação e gestão.

Editoras: quais os tipos e qual a melhor opção para o autor independente

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Décadas atrás, a única opção prática e viável para publicar um livro era por meio de editoras (ou em partes nos jornais e revistas). Estamos falando de editoras fundadas nas décadas de 1930, 1940, 1950, 1960… Essas são as que rapidamente vêm à nossa mente, mesmo que, no passado, o número de publicações e autores fosse limitado.

Com o aumento do acesso da população à literatura, o mercado aqueceu e o surgimento de milhares de editoras ocorreu naturalmente. Assim, não apenas a leitura, mas também a publicação de um livro se tornou mais acessível. Com essa primeira mudança no mercado editorial, surgiram diferentes tipos de editoras:

  • Editoras tradicionais: são aquelas que tiveram poucas mudanças em relação ao seu modus operandi na seleção de autores. Ou seja, são editoras que publicam apenas um seleto grupo de escritores, sendo ela mesma responsável por decidir quem terá suas obras publicadas.
  • Editoras independentes e/ou prestadoras de serviços: são editoras que publicam qualquer autor, exceto algumas restrições ou escolhas específicas.

Além dessa distinção entre editoras, também incluímos nessa “categoria” os profissionais autônomos (freelancers) que desempenham tarefas específicas, como revisão textual, design de capa e narração para audiobook.

Por fim, também falaremos das gráficas especializadas na impressão de livros.


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Editoras tradicionais

Esse tipo de editora, que ainda possui uma grande representatividade no mercado editorial, é chamado aqui de editoras tradicionais, pois trabalham há décadas e mantêm uma estrutura de funcionamento semelhante desde o início.

Não podemos negar as evoluções, mudanças e estratégias de mercado adotadas por elas. O avanço da tecnologia, o relacionamento, a comunicação, o marketing, a aquisição de escritores, os eventos e todos os outros setores de atuação mudaram nas editoras tradicionais. No entanto, a decisão de entrar ou não no catálogo dessas editoras ainda é algo restrito.

As editoras tradicionais não representam o caminho mais fácil para um escritor independente ser publicado. É necessário se destacar e ter uma obra de qualidade para que essas editoras reconheçam o potencial mercadológico do autor em questão.

Um estudo de mercado que envolve várias variáveis e condicionantes é realizado, uma vez que a editora assume o risco da publicação. São realizados investimentos em marketing, logística, distribuição, comunicação e, é claro, na preparação e impressão do livro. Dezenas de profissionais são envolvidos para a publicação de um único título, justificando o número restrito de obras publicadas.

Editoras independentes ou prestadores de serviços

Uma solução viável e democrática para a publicação de um livro é o formato de autopublicação. Esse modelo editorial está aberto a qualquer pessoa que deseje publicar um livro. No entanto, para viabilizar essa forma de publicação, é responsabilidade do autor arcar com os investimentos necessários para a preparação e publicação do livro.

Nesse caso, a editora não tem custos prévios, ficando isenta de boa parte dos riscos e, teoricamente, não se importando se um livro não vender bem, uma vez que todos os custos já foram pagos. Os custos para o autor variam conforme o tipo de projeto do livro, como o número de páginas, o tipo de papel, o acabamento, gênero literário, número de exemplares impressos, registros (ISBN, ficha catalográfica).

Profissionais do livro (autônomos/freelancers)

Os freelancers se tornaram uma opção interessante para os autores independentes, uma vez que é possível negociar os valores dos serviços diretamente com esses profissionais. A liberdade de negociação e a possibilidade de escolher os profissionais são os principais atrativos de trabalhar com eles separadamente. No entanto, cabe ao autor fazer a gestão do projeto e supervisionar esses profissionais.

Embora contratar profissionais pontualmente seja mais econômico, é importante ressaltar que o autor precisa ter um maior tempo disponível para gerenciar esse processo.

Gráficas especializadas na impressão de livros

Existem gráficas que se especializam principalmente na produção de livros e outros materiais impressos de alta complexidade. Autores independentes também têm a opção de negociar diretamente com essas empresas. No entanto, é importante ter um conhecimento técnico adequado para fornecer à gráfica o material do livro devidamente formatado para impressão.

As editoras independentes, em geral, estabelecem parcerias com gráficas específicas, assim como com profissionais freelancers, especialmente designers gráficos.


Prepare a publicação do seu livro, acesse nosso blog: Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores?


E-commerce ou marketplace: como colocar um livro à venda

Seria impossível listar todas as plataformas de e-commerce e marketplaces existentes para publicar um livro. Apesar da grande diversidade, há algumas preferidas entre os leitores, incluindo aquelas criadas exclusivamente para livros.

Para aqueles que estão acostumados a comprar livros (impressos ou digitais) pela internet, é provável que eles pesquisem o título do livro e/ou autor na barra de pesquisa do Google. Os primeiros resultados geralmente são dos principais sites de venda de livros online, como Amazon, Mercado Livre, Estante Virtual, Clube de Autores, Google Play Livros, entre outros.

Essas plataformas de venda de livros podem ser classificadas como e-commerce, quando vendem apenas livros da própria plataforma, ou como marketplaces, quando permitem que outras pessoas e empresas vendam livros lá.

Um escritor pode publicar seus livros separadamente em cada plataforma, porém isso exigirá o preenchimento de vários cadastros e a repetição do processo de publicação diversas vezes, o que não é rápido nem prático. Além disso, estará sujeito a diferentes políticas e termos de cada plataforma

Geralmente, o autor opta por uma ou, no máximo, duas plataformas de publicação. Embora o livro seja disponibilizado para venda, seu alcance será menor, justamente por estar presente em menos locais de venda.

Soluções completas: plataformas de autopublicação e gestão

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O principal objetivo dos autores é serem lidos. Após meses ou até anos de escrita, revisão e preparação de um livro, o desejo é que ele seja bem publicado, distribuído e vendido. A jornada da escrita é desafiadora, como mencionado no início do texto, e para auxiliar nessa trajetória é necessário um “mentor”. Essa figura simbólica ajudará a encontrar a melhor solução para alcançar o sucesso literário.

O Clube de Autores, uma solução completa para a publicação e distribuição de livros de autores independentes, foi criado em 2009, quando o mercado digital de livros ainda estava em seus estágios iniciais. Enfrentou resistência por parte de diversos segmentos do mercado editorial, mas felizmente hoje oferece aos autores independentes o poder necessário para tornar seus livros realidade.

Dez soluções do Clube de Autores:

  • Publicação acessível: qualquer pessoa pode publicar um livro;
  • Gratuidade na publicação: publicar um livro no Clube de Autores é gratuito;
  • Maior distribuição: os livros publicados no Clube são distribuídos para dezenas de plataformas on-line, incluindo: Amazon, Estante Virtual, Mercado Livre, Scribd, Skeelo e outras;
  • Distribuição internacional: os livros publicados no Brasil, são automaticamente distribuídos para a Europa e, em breve, para outros países e continentes.
  • Gestão do livro: é possível acompanhar o número de acessos à página de venda do livro, quantos livros foram vendidos, quantos reais em royalties o autor tem para receber e outras funcionalidades no dashboard exclusivo;
  • Liberdade de ganhos: o autor decide quantos reais ele ganhará por cada venda realizada. 
  • Impresso ou digital: a plataforma permite ao autor escolher se quer publicar um livro impresso e/ou digital;
  • Impressão sob demanda: o autor não precisa gastar uma fortuna comprando 100, 500 ou mil cópias do livro. No Clube de Autores, os livros são impressos um a um. Ou seja, um livro só é produzido na gráfica parceira do Clube após a venda. 
  • Serviços editoriais: o Clube de Autores ainda oferece a plataforma Profissionais do Livro, onde é possível contratar diversos serviços editoriais.
  • Pioneirismo: desde 2009, o Clube é a primeira empresa de autopublicação do Brasil e referência mundial em inovação no mercado do livro.

É evidente que o Clube de Autores valoriza e apoia os autores independentes, fornecendo soluções viáveis para a publicação de livros. Você conhecia todas essas soluções?

Agora que você conheceu as principais alternativas disponíveis para escritores independentes publicarem e venderem seus livros, está pronto para decidir qual é a melhor opção para você?

Publique no Clube de Autores

Quem sabe agora não é a sua vez de publicar um livro no Clube de Autores? Faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 58 mil autores espalhados pelo mundo e que já publicaram mais de 85 mil livros, representando mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022. 

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Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

4 comentários em “Qual a diferença entre uma editora e uma distribuidora de livros?

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