livro azul sobre mesa de madeira com headphone branco em volta da capa

Dicas para transformar seu livro em Audiobook

Para uns, ouvir um livro é considerado uma verdadeira ofensa à literatura; para outros, a oportunidade de absorver conhecimento em momentos tipicamente destinados a outras tarefas (como dirigir, algo que consome tempo e paciência de milhões de pessoas nas principais cidades brasileiras). Há ainda os que misturam as duas coisas e acompanham as palavras escritas simultaneamente à voz do narrador pelo simples prazer de escutar uma história, mas sem abrir mão de nenhuma vírgula do que o autor colocou no papel.

Seja qual for a linha de pensamento, fato é que o mercado de audiobooks já soma uma massa de adeptos e o hábito de ouvir histórias vem ganhando cada vez mais força inclusive entre os mais jovens. Os podcasts nunca foram tão populares (até o Clube de Autores já tem um!) e são um divisor de águas para a forma como consumimos conteúdo digital – e a distância entre podcasts e audiolivros é curta, convenhamos.

Saiba como ouvir o Pensática Podcast, do Clube de Autores.

Mas vamos partir do princípio!

O que é um audiobook (ou áudio-livro)?

Um audiobook, ou livro falado, é uma gravação em áudio das palavras de um livro, narrada por um locutor, o próprio autor, ou até mesmo um elenco. Esses livros em formato de áudio podem ser ouvidos por meio de diversos dispositivos, como smartphones, tablets, computadores, ou players de mídia dedicados.

Eles são especialmente populares entre pessoas que têm pouco tempo para ler ou preferem consumir conteúdo auditivo enquanto fazem outras atividades, como dirigir, fazer exercícios físicos ou tarefas domésticas. Os audiobooks estão disponíveis em várias línguas e abrangem uma ampla gama de gêneros, incluindo ficção, não-ficção, autoajuda, aprendizado de idiomas e muito mais. Eles podem ser comprados em lojas online, baixados de bibliotecas digitais ou acessados por meio de serviços de assinatura.

Ouvir uma obra é uma experiência diferente – mas é também, sem sombra de dúvidas, uma opção a mais para autores e leitores. Afinal, livro é livro – quer seja devorado pelos olhos ou pelos ouvidos.

Quem pode gravar um áudiobook?

Qualquer pessoa – inclusive você!

É claro que não é só sair por ai gravando leituras no celular e depois publicá-las na internet de qualquer jeito. É preciso dedicação e estudo para produzir um bom áudio-livro. Mas também não é tão complicado quanto parece!

Com o equipamento adequado e muito treino, até mesmo os autores podem narrar suas obras e oferecer aos leitores mais uma opção de consumo. Além disso, as plataformas de streaming estão cada vez mais acessíveis e facilitam muuuuito para os conteúdos serem compartilhados e encontrados por aí.

Ficou interessado em produzir sua própria gravação? Continue a leitura e saiba por onde começar.

Cuidados ao transformar sua obra em um livro falado:

Escrever um livro não é, por si só, uma tarefa simples e vem acompanhada de diversos cuidados para convencer o leitor de que trata-se de uma obra de qualidade. Para a criação de um áudio-livro não seria diferente, né? Afinal, de nada adianta ter uma grande história, mas não saber como contá-la, seja com palavras escritas ou faladas.

A seguir, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a traduzir seu texto em voz. Vamos lá?

• Invista na revisão do seu livro para garantir a unidade entre o que você escreveu e o que você planeja narrar para seu público ouvir. Não adianta tentar corrigir erros de concordância, pontuação ou digitação durante a gravação do áudio – texto e fala precisam estar alinhados para garantir a experiência do leitor.
  • A qualidade do som não é um diferencial, é uma necessidade. Ruídos e barulhos de fundo, voz muito baixa e grandes diferenças entre os momentos de narração podem comprometer o resultado. Portanto, se você planeja gravar seu próprio livro, a dica é investir também em microfones especializados e fazer muitos testes antes de engatar na leitura oficial.
  • Escute outros livros transformados em áudio. Observe a entonação do narrador, as pausas e a clareza com que as palavras são ditas. Em seguida, faça testes de leitura observando esses mesmos pontos. Sem dúvidas, você encontrará oportunidades de melhoria que ajudarão a tornar seu livro falado ainda mais interessante.

E aí, curtiu as dicas?
Aliás, temos uma série bem especial de conteúdos sobre audiobooks saindo do forno (ou melhor, do nosso podcast) ainda neste mês! Fique de olho aqui no blog e não perca as discussões!

Você também pode se interessar por:

7 melhores programas e apps para escrever livros
Quantas páginas seu livro deve ter?
Sites para autores: como divulgar seu livro na internet

Para ouvir:

Pensática Podcast, Ep. 19: A produção automatizada de audiolivros