microfone de gravação em frente a tela desfocada de computador

Pensática Podcast, Ep 01: Como usar dados e estatísticas a favor do seu livro?

O mercado editorial sempre esteve imerso em um nevoeiro de romantismo que separava o sucesso do fracasso. Sempre houve aquela figura poética do “editor-gênio”, aquele que conseguia localizar a agulha no palheiro com uma precisão infalível e descobrir autores de futuros brilhantes quando estes ainda estavam lutando com cada letra para conseguir sobreviver. E não é que essa figura do editor-gênio, do profeta literário, jamais tenha existido.

A questão aqui é que os tempos mudaram de maneira tão radical que, hoje, em plena era da abundância de conteúdo, é fisicamente impossível que todos os grandes livros, que os futuros clássicos em potencial, sejam realmente descobertos por uma meia-dúzia de editores. Simplesmente não há tempo disponível para que eles consigam desbravar os tantos enredos existentes para escolher quais formarão as mentes dos leitores do futuro. 

Quer ter uma ideia? Apenas em 2018 – ainda antes da pandemia -, os 10 países que mais contabilizaram livros publicados chegaram, juntos, a 4.547.925 títulos. 

Como lidar com isso – principalmente sob a ótica do autor? Considerando que a tsunami de títulos é avassaladora ao ponto de efetivamente impedir grandes descobertas feitas por poucas pessoas, como um autor independente, possivelmente desconhecido do grande público, consegue navegar sozinho e com sucesso por um universo editorial cada vez mais competitivo? A resposta pode ser simplificada em uma palavra: dados. Ou melhor: usando o mar de dados à disposição ao seu favor. 

Para falar sobre isso, conversamos hoje com William Leunam, CEO da DataMining.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.

Os episódios do Pensática Podcast serão disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, a partir do dia 9 de maio. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Tags
dados
Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *