jornada-do-heroi

O que é Jornada do Herói e como se inspirar para escrever um livro

Toda história precisa de uma narrativa bem amarrada para o leitor mergulhar no livro, tendo uma experiência prazerosa e satisfatória. Com isso, o leitor, inclusive, pode procurar outros livros do autor para ler. Toda essa experiência positiva só é possível porque existem várias maneira de estruturar essa contação de história. Uma dessas estruturas mais famosas é a Jornada do Herói. Você já ouviu falar? Ela ocorre em 17 etapas que definem a narração e também caráter do personagem principal.

A história ficcional do personagem principal, ou “herói”, se assemelha bastante à história vivida por você, em algum momento na sua vida. Ainda não consegue enxergar como uma história de mentira por ser parecida com a realidade? Calma, recomendamos que você faça a leitura desse artigo se imaginando no lugar desse herói, em cada uma das 17 etapas.

Nos grandes contos clássicos existem “heróis” que deixam as histórias mais envolventes. 

Frodo, Katniss Everdeen, Harry Potter e até o Menino Maluquinho são alguns exemplos. Nós, enquanto leitores, torcemos para o sucesso desse herói. Essa jornada foi bem construída, sendo replicada em outras artes, como no cinema, nas séries e até mesmo nas peças teatrais. 

Aproveite a leitura desse texto, tente se colocar no lugar do personagem principal e inspire-se para o seu próximo romance.

O que é a Jornada do Herói?

Também conhecida como monomito, a jornada do herói é um conceito de jornada cíclica presente em mitose e também encontrada em histórias modernas. A ideia é acompanhar a jornada de um determinado personagem rumo à sua glória. Ah, você também busca a sua glória como escritor, correto?

Ao fim da jornada, o herói consegue retornar para o ponto de partida trazendo todas as vitórias e conquistas adquiridas pelo caminho. É importante salientar que essa trajetória nunca é fácil, pode envolver guerras, lutas e perdas, mas sempre com bastante aprendizado.

A primeira vez que a jornada do herói apareceu como é conhecida atualmente foi na obra “O Herói de Mil Faces”, publicada pelo escritor Joseph Campbell, lá em 1949. Na parte I do livro, chamada de “A Aventura do Herói”, existem três estágios marcantes do personagem principal dentro desse livro. E, a partir desses três estágios, temos os 17 passos pensados por Campbell.

A partida: O chamado à aventura; A recusa do chamado; O auxílio sobrenatural; A passagem pelo primeiro limiar; O ventre da baleia.

A Iniciação: O caminho de provas; O encontro com a deusa; A mulher como tentação; A sintonia com o Pai; A apoteose; A última bênção.

O retorno: A recusa do retorno; A fuga mágica; O resgate com auxílio externo; A passagem pelo limiar do retorno; Senhor dos dois mundos; Liberdade para viver.

Joseph Campbell estipulou essas 17 etapas, e uma readaptação foi feita e condensada em 12 etapas por Christopher Vogler, em sua obra “A Jornada do Escritor”. Esta talvez seja a maior confusão das pessoas quando se fala em jornada do herói.

Os 17 passos do herói de Joseph Campbell

Leia agora, em detalhes, os 17 passos definitivos por Joseph Campebell

1. O chamado à aventura 

O herói vive a sua vida normal, cotidiana, com sua rotina e afazeres naturais. Ele, geralmente, não é dotado de nenhum poder e não tem nenhum protagonismo até então. Mas, de repente, algo acontece em sua vida, com uma possibilidade se apresentando a ele.

2. Recusa do chamado

Inicialmente, diante esta possibilidade, nosso herói recusa este chamado. Afinal, quem é que aceitará algo desconhecido, um grande desafio, sem ao menos entender o que está de fato acontecendo?

A recusa pode ser por medo, insegurança ou qualquer outro motivo tomado por uma decisão, inicialmente, racional. 

3. Ajuda sobrenatural

O herói acaba por aceitar o desafio e recebe uma ajuda sobrenatural. E, assim que aceita seu chamado, o herói recebe um mentor. Alguém que, com frequência, oferecer-lhe-á algum tipo de instrumento mágico ou sagrado.

Aqui, temos como bom exemplo Harry Potter no momento que recebeu a sua varinha mágica. Ou, quem sabe, você, ganhando de alguém uma caneta especial?

4. Travessia do primeiro limiar

Momento que o herói sai do seu mundo comum, partindo para enfrentar o desafio. Além da fronteira física, o herói está rumo ao desconhecido, que trará surpresas e desafios.

5. Barriga da baleia

Ocorre a morte simbólica do herói. Ele deixa de pertencer ao seu mundo original, separando de tudo que conhece, amigos, família etc. O título desta etapa faz referência à passagem bíblica “Jonas e a Baleia”. 

Jonas foi enviado por Deus para uma missão, mas falhou. Como castigo, Deus enviou uma tempestade e, sabendo do castigo, Jonas disse aos marinheiros que o jogassem ao mar para a tempestade parar. Foi engolido por uma baleia. Jonas orou. Decidiu se arrepender e ficou por três dias na baleia. Deus mandou a baleia cuspir Jonas em terra seca.

A volta de Jonas é o paralelo com a morte simbólica do herói. 

6. Estrada de provas

Momento que o herói passa por uma série de testes e provações, que o ajudarão na sua transformação. Mesmo havendo falhas, o herói conseguirá se superar e seguir caminho.

7. Encontro com a Deusa

É o momento na história onde o herói conhece um aliado ou guia. Essa pessoa ou criatura ajudará o herói a continuar a sua jornada e se torna um importante aliado.

8. A Mulher como tentação

A partir das primeiras glórias, vêm as tentações. Aqui, Campbell diz que por diversos momentos podem ocorrer tentações que desviarão o herói do objetivo. Apesar de usar a mulher como fruto dos desvios, sendo um conceito sexista, não necessariamente a mulher é a causadora.

9. Expiação com o Pai

Após se livrar de todas as tentações, vem o grande ponto de virada no enredo. É agora que o herói se depara com o verdadeiro propósito de sua jornada. Geralmente, temos um momento bem emocional da história. 

É o ponto central da narrativa, momento que o herói de se depara com o que há de mais poderoso em sua vida. Agora, o herói deverá enfrentar tudo que ele suportou até então o levou a esse momento de acerto de contas com a pessoa ou entidade detentora do poder que rege sua vida. 

10. Apoteose

Este é o estágio da Jornada do Herói em que uma perspectiva maior é alcançada. O herói alcança o seu ápice. Como resultado de seu confronto com o “pai” simbólico, o herói se torna totalmente consciente do seu poder, propósito e capacidade, pronto para encarar a parte mais difícil da sua aventura.  

Os acontecimentos desta etapa geralmente são os motivadores do herói para o final da história. É o clímax, a apoteose

11. A última bênção

Momento que o herói conquista seu objetivo, após um confronto final e recebe a sua última bênção. Geralmente, a conquista é simbolizada com a aquisição de um item mágico, um item que dá ao herói algum poder único e especial.

12. Recusa do retorno

Início da volta para a casa. Mas antes há a recusa, o herói agora não quer voltar à vida que já conhecia. Afinal, será que seus antigos conhecidos seriam tão dignos como ele?  

13. O voo mágico

Este é o momento da Jornada do Herói em que ele deve voltar são e salvo e geralmente precisa da ajuda de pessoas que encontrou ao longo da aventura. Por mais que agora ele tenha alguma bênção, a volta pode ser tão perigosa quanto foi a viagem de ida.

14. Resgate com auxílio externo

Durante a fuga mágica, o herói pode receber um auxílio externo, seja de um aliado ou guia para retornar com segurança para casa. E essa ajuda é ainda mais bem-vinda se o herói ficou ferido durante a jornada.

15. Travessia do Limiar do retorno

A travessia do limiar do retorno é o momento do monomito onde o herói deixa o caos do mundo exterior, de todas as aventuras vividas, e volta para casa. Mas também é o momento do choque, estranhamento, afinal, como lidar com a simplicidade e as banalidades do cotidiano?

É preciso de adaptar ao velho mundo. É o momento de compartilhar com todos as experiências vividas.

16. Senhor de dois mundos

O herói enfrentou e sobreviveu às aventuras no mundo exterior e agora vive no mundo normal. Isso o faz Senhor dois mundos. Mas há também a interpretação de que o herói precisa equilibrar os mundos material e espiritual. 

17. Liberdade para Viver

Momento do herói viver a sua liberdade. Ele completou a sua missão e pode viver em paz, sem se preocupar com o futuro e sem lamentar, ou relembrar, o passado. A liberdade pode vir com a morte, afinal, a Jornada do Herói pode ser interpretada como morte e renascimento. A morte do antigo “eu” do herói e o renascimento de um novo ser. 

Importante reforçar que Campbell não descobriu a Jornada do Herói. A partir dos seus estudos, ele percebeu, como antropólogo, que todas as culturas em todo o mundo tinha as mesmas estruturas nos seus mitos. 


Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.


Os 12 passos do herói de Christopher Vogler

Agora, vejamos quais são os 12 passos, adaptação de Christopher Vogler, a partir dos 17 passos de Campbell, são os mais conhecidos pelos escritores. Veja baixo quais são: 

1. O mundo comum

Aqui vemos o homem que se tornará o herói em seu ambiente normal, onde há um problema implorando por solução.

2. O chamado à aventura

Algo muda tão drasticamente que chama o herói à ação. Ele sente a necessidade de tornar-se algo mais do que um homem comum.

3. Recusa ao chamado

O herói não quer ser um herói, não quer a responsabilidade, ele tem medo do que está por vir.

4. Encontro com o mentor

O herói encontra alguém para ajudá-lo em sua transformação de homem comum a herói. Ele é seu mentor, o homem sábio que ensina mais ao homem sobre si mesmo do que ele jamais soube.

5. O cruzamento do limiar

O herói, nessa parte do romance, aceita que ele deve deixar seu mundo comum para trás, que ele deve entrar em um novo mundo e tornar-se um novo ser.

6. Testes, aliados e inimigos

O herói agora está a sua altura, lutando com seus inimigos, testado de forma física, emocional e espiritual.

7. Aproximação da caverna profunda

O herói ainda é um soldado e luta por seus princípios. Quando reúne aliados e se prepara para a batalha final, que mudará tudo. O herói descobre que não pode salvar o mundo sozinho.

8. Provação

O meio da história se dá quando o herói deve enfrentar seu maior medo, muitas vezes a morte, e aprender que da morte surge uma nova vida.

9. Recompensa

O herói, tendo enfrentado a morte, tornou-se mais do que apenas um homem, ele consegue lutar contra o mal como nunca sendo recompensado, muitas vezes, por deificação.

10. A estrada de volta

Tendo alcançado seu objetivo, o de ter salvo o seu povo, o herói não vê necessidade de voltar à vida normal e à dor. Algo está ameaçando a recompensa que o herói recebeu. Algo ameaça tomar de volta tudo o que criou a paz, normalmente uma força maior do que se pode esperar.

As necessidades do herói o ajudam a voltar para casa. Ele precisa encontrar seu caminho de volta. Muitas vezes, uma cena de perseguição está envolvida.

11. Ressurreição

O clímax final da história é quando o herói é testado pela última vez, diferente de qualquer outra luta que ele teve antes, que o empurra a seus limites e faz com que ele use todo o conhecimento que ganhou ao longo dos anos. O herói é, finalmente, transformado.

12. Retorno com elixir

A jornada do herói está realizada, ele pode, finalmente, viver feliz sabendo que o mundo está seguro. O verdadeiro herói é aquele que percebe que o mundo é maior que ele, do que seus desejos egoístas e que possui um objetivo pelo qual vale a pena lutar: um mundo melhor para todos.

Construa a sua Jornada do Herói

Após ler em detalhes sobre a Jornada do Herói, é possível elaborar um bom paralelo entre as aventuras ficcionais e a sua jornada como escritor, não é mesmo? 

Ser escritor é se desafiar todos os dias, enfrentar inúmeros obstáculos, considerar desistir, contar com a ajuda de mentores e pessoas que você menos espera. A jornada é árdua, repleta de desafios e surpresas. Mas também é uma jornada de glória, conquistas e realizações.

O BOLO veio para ser o seu guia, seu mentor, àquele que guiará você por todo esse caminho rumo ao seu objetivo maior.

Como usar a jornada do herói para escrever um livro?

A Jornada do Herói pode ser interpretada como uma boa metodologia de construção de narrativa, na qual o escritor pode se inspirar para a criação da sua nova história. Entretanto, o autor deve se resguardar para garantir a originalidade e criatividade da sua obra.

Tenha os 17 passos de Campbell, ou os 12 de Vogler, como estrutura complementar ao que você pensa para a sua história. Inclusive, é perfeitamente possível não seguir esses métodos e mesmo assim ter uma boa história.

Para usar a jornada do herói como base da sua estruturação, antes de começar a escrever o livro, tenha bem definido:

  • Quem é o seu personagem principal;
  • como é a vida, os desafios e sonhos desses personagem;
  • defina o tempo e espaço;
  • defina objetivos do personagem e como eles podem agregar à narrativa;
  • desenvolva bem personagens secundários;
  • não deixe pontas soltas e garanta um final convincente;
  • pense em bons pontos de virada (plot twist);
  • cadencie bem a narrativa.

Esses são alguns pontos que ajudarão você na criação da sua história. E aí, vamos publicar um livro?

Publique no Clube de Autores

O Clube de Autores é a primeira e maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa do mundo, contando com aproximadamente 80 mil livros publicados, o que representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022

Publique o seu livro conosco gratuitamente e faça parte da maior comunidade de autores independentes do Brasil, com mais de 58 mil autores espalhados pelo mundo

Por aqui, você tem a vantagem de ter o livro distribuído em 14 livrarias e marketplaces no mundo.

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

Assine a Nossa Newsletter

2 comentários em “O que é Jornada do Herói e como se inspirar para escrever um livro

  1. Tenho alguns livros publicados com vocês, mas por inexperiência não consegui inserir as capas adequadamente. Vocês podem me ajudar a corrigir as publicações. Não entendo na de edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *