Poesia, quase que por definição, não se restringe a formatos. É uma arte revolucionária, que costuma sangrar rios tão caudalosos de emoção que contê-los em páginas pode ser considerado um esforço vão, inútil, até mesmo destrutivo.
Destrutivo porque, tal como qualquer animal selvagem, sua contenção é também sua sentença de morte.
Significa que a poesia não cabe apenas em livros.
Porque da mesma forma que ela pode viver em páginas, ela também pode perambular por muros, por painéis, por camisetas, por redes sociais. A poesia, afinal, é viva.
E sabe o que tem de interessante, de importante nesse conceito? A poesia consegue ser talvez das únicas artes que carregam o poder da auto-divulgação, da auto-difusão.
Darei aqui um exemplo simples traduzido em um nome: Stefano Manzolli.
Afinal, o que é uma poesia?
Como falado na introdução to texto, uma poesia não é representada somente por palavras em uma página em branco, ou seja, poesia é tudo o que utiliza recursos especiais para expressar significados. Estes recursos podem ser sentimentos, ritmos, rimas, aliteração e metáforas, cores, sons e por aí vai!
Por outro lado, para muitos, o poema é a concretização da poesia em palavras. É quando colocamos regras e métricas nos versos.
Conheça nosso convidado, Stefano Manzolli
Stefano, nosso convidado do Pensática Podcast – Episódio 48, é poeta, autor dos livros Eu que sou feito de azul (2022) e Tratado sobre o fim do amor (2022), ambos publicados pelo Clube de Autores. Nas suas redes sociais, que somam mais de 60 mil seguidores no Instagram, 105 mil no TikTok e outros quase 60 mil no YouTube, o autor compartilha seus textos com os seguidores, mas distintamente para cada rede.
Além dos livros e dos conteúdos para as redes sociais, Stefano Manzolli possui uma loja com diversas coleções e itens que fazem referência à sua poesia.
Aprenda a escrever suas próprias poesias
A história do Stefano é inspiradora. Após a leitura desse artigo e de ouvir o episódio com o autor, provavelmente você quererá rascunhar alguns versos. Para isso, separamos dois textos publicados no nosso blog para ajudá-lo nesse desafio:
Influenciadores literários, quais são e como se tornar um?
Os influenciadores literários têm um papel importante na democratização da literatura nacional. Com eles, é possível despertar o interesse por livros,, descobrir autores incríveis e participar de iniciativas cativantes.
Seja você poeta ou não, recomendo fortemente que escute este episódio e que aprenda com este mestre como usar a sua arte para se autodivulgar, como fazer da literatura tanto um meio quanto um fim.
Quer conhecer os 100 principais influenciadores literários do Brasil? Clique aqui e baixe, gratuitamente, o Guia de Influenciadores do Clube!
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!
Este é a Editora, que publica sem delongas, sem mexer nas obras originais e capa, sem arranjos ou edição, que isso fica a cargo do autor?
E que a cada x número de vendas, é colocado em conta do autor (descontadas as despesas inerentes)?
Obrigado
Olá, Yuri. Todos os detalhes da obra são de responsabilidade do autor, como revisão textual, capa etc. O autor, com o livro finalizado, pode publicá-lo conosco, do forma prática e rápida. Veja detalhes no link: https://clubedeautores.pt/simulador-de-publicacao
Durante o processo de publicação, o autor define quanto deseja receber por cada livro vendido e consegue ter acesso a esse controle de vendas pelo seu dashboard.