CAPA BLOG guia dos 100 influenciadores literarios para acompanhar em 2023

Conheça: Guia dos 100 influenciadores literários para acompanhar em 2023

O que é um influenciador? Mais especificamente, o que é ser um influenciador literário? Há praticamente uma década vemos pessoas despontando na internet criando conteúdos sobre o universos do livro, compartilhando leituras, processos de escrita e diversas outras experiências, impactando outros tantos amantes literários. Diante desse momento literário digital, criamos o “Guia dos 100 influenciadores literários para acompanhar em 2023“.

Atualmente, milhares de pessoas se dedicam diariamente na produção de conteúdo, com diversos objetivos pessoais e profissionais envolvidos. Ser influenciador se tornou uma profissão e é o “ganha-pão” e de muitos, provando a importância e relevância desse novo mercado.

O Clube de Autores, pioneiro no mercado de autopublicação, desde 2009 viabiliza a publicação, distribuição e venda de livros independentes em diversos países no mundo. Atentos a esse movimento digital, criamos esse “Guia dos 100 influenciadores literários”, Um material gratuito pensado no autor independente, que há muitos anos vem confiando suas obras na nossa plataforma, servindo de referência quando se fala em comunicação, influência, venda e mercado literário.

Aproveite o material, boa leitura!

Afinal, o que é ser um influenciador?

Influenciador é aquela pessoa que escolhe um determinado nicho e compartilha conteúdos relevantes sobre diversos temas relacionados a ele, sendo uma referência para diversas pessoas, alguém que vale a pena ser seguido.

No universo literário, os influenciadores podem ser escritores, leitores aficionados, professores da língua portuguesa ou aqueles que possuem uma boa capacidade de entretenimento, que mesmo sem ter um assunto específico, têm paixão pelos livros.

O início da era das redes sociais

As redes sociais são o perfeito exemplo de tecnologia que não sabíamos que precisava, até o momento que ela surge e toma conta de parte das nossas vidas. Antes mesmo da popularização do Orkut, a partir de 2004, já era possível conectar-se com amigos, e até com desconhecidos, via internet. 

Salas de bate-papo e sites de fotografia (Fotolog, Flogão…) eram os canais preferidos dos adolescentes para compartilhar rotinas, fotos e experiências. Embora não tivessem,  ainda, o objetivo de criar conexões digitais entre as pessoas, com diversas camadas de interação, esses sistemas permitiam rastrear a rotina dos usuários.

Em 2004 foi criado o Orkut, rede social filiada ao Google, que fez enorme sucesso no Brasil e na Índia, chegando a mais de 30 milhões de usuários brasileiros no seu auge. A febre da plataforma americana por aqui, que leva o nome do seu criador, o turco Orkut Büyükkökten, nunca foi bem explicada. Mas, isso pouco importa, pois a rede social serviu para colocar o Brasil como um dos dos principais países criadores de conteúdos na internet.

Instagram e o surgimento dos influenciadores digitais 

Anos após o Orkut, o Facebook se consolidou como a principal rede social do planeta. Mas, naquela época, estávamos engatinhando no que tange a utilização das redes para gerar influência em outras pessoas.

Em meados dos anos 2010, o Instagram se tornou a principal rede social mundial, ganhando notado crescimento desde a sua aquisição pelo Facebook, em 2012. Sua principal ferramenta, o compartilhamento de fotos, trouxe uma nova perspectiva sobre o compartilhamento de conteúdo. 

Elementos visuais permitiram ir além da expressão textual ou compartilhamento de localizações e criação de eventos. “Dar a cara a tapa” permitiu conhecermos melhor quem são as pessoa que seguimos e, com isso, abriu-se a possibilidade de gerar influencia sobre outra pessoa.

É bem verdade que o Instagram não é o pioneiro quando se fala de influenciadores digitais. Antes mesmo da sua popularização, o YouTube já nos mostrava alguns jovens comunicadores, como Kéfera Buchmann e Felipe Neto. E foi nessa época que os primeiros influenciadores literários surgiram.


Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.


Influência digital como um negócio

guia dos 100 influenciadores literários para acompanhar em 2023

Os poucos que tiveram a ideia de usar as plataformas digitais para compartilhar seus conteúdos profissionalmente, conseguiram angariar alguns milhares de seguidores. Outros, como os já citados Kéfera e Felipe Neto, chegaram aos impressionantes milhões de inscritos e seguidores logo no início de suas trajetórias digitais.

Com os aparentes benefícios da famosidade, outras pessoas comuns começaram a compartilhar rotinas, habilidades e negócios rumo ao estrelato. Por volta dos anos de 2014 e 2015, já era possível fechar acordos publicitários com marcas que desejavam ter seus nomes veiculados a uma determinada personalidade digital. 

Ao longos dos últimos anos, influenciadores digitais surgiram em praticamente todos os nichos de mercado possíveis, mostrando a força da internet, uma vez que, para cada influenciador, há sempre vários seguidores. 

Mesmo que poucos alcancem os milhões de seguidores, é possível exercer influência sobre alguém mesmo com poucos milhares de seguidores, afinal, influenciar pessoas envolve outros aspectos tão e até mais importantes. 

Ser um influenciador digital virou um negócio sério e bem estruturado que, até o momento, mostra-se sustentável digitalmente.

Metodologia: o que faz uma pessoa ser influenciadora?

Milhares de perfis foram analisados nos últimos meses, sendo estes 100, aqui apresentados, os selecionados para fazer parte deste primeiro Guia. Com esse guia em mãos, é possível ter uma boa visão de como os influenciadores literários estão se comunicando com a sua audiência leitora e, geralmente, objetivando vender mais e se destacar no mundo dos livros.

Erroneamente, muitos acreditam que quanto mais seguidores, maior, ou melhor, é aquele influenciador. No entanto, existem, diversos aspectos que devem ser considerados e analisados, como: 

  • tempo de vida do perfil do influenciador; 
  • recorrência nas publicações; 
  • foco no nicho escolhido; 
  • engajamento dos seguidores nas publicações; 
  • parcerias realizadas; 
  • possíveis polêmicas envolvidas;
  • o número de seguidores (tamanho da audiência) e 
  • a estrutura deste influenciador (site e e-mail oficial para contato, mídia kit etc).

Pode parecer complicado, ou praticamente impossível, ser um influenciador. Mas não é preciso ter todos os pontos citados para ser um influenciador. O conjunto de fatores, quando bem associados, pode tornar uma pessoa/perfil interessante para ser seguido.

Importante enfatizar que a jornada para se tornar um influenciador literário não é simples, tampouco imediata. Pouco tempo atrás, em meados dos anos 2015 e 2016, era relativamente fácil ganhar milhares de seguidores, afinal, havia poucos produtores de conteúdo, frente a milhões de pessoas sedentas por conteúdos.

Os 100 influenciadores presentes no Guia foram analisados conforme os pontos citados. Importante dizer que esta análise não deve ser interpretada como uma regra, ou verdade absoluta, até porque a influência que uma pessoa exerce sobre outra é de caráter única e particular.

O objetivo do Guia é, literalmente, guiar você, escritor, por perfis interessantes que valem a pena ser acompanhados. Desejamos que, a partir da leitura deste material, você se sinta preparado para descobrir e acompanhar outros tantos perfis relevantes que existem, mas que não foram citados aqui. 

Influenciadores literários

A literatura também foi abraçada pela comunidade digital. Há anos vemos iniciativas para encurtar distâncias entre os amantes do livro. 

Neste guia, o primeiro criado pelo Clube de Autores, mais uma vez pioneiro no movimento em massa entre os escritores, apresentamos para você, escritor, quais são, no momento, os 100 principais influenciadores literários do mercado nacional do livro

Esses influenciadores literários têm um papel importante na democratização da literatura nacional. Com eles, é possível despertar o interesse por livros, além de encontrar boas lojas para comprar, descobrir autores incríveis e participar de iniciativas cativantes. 

Com o guia em mãos, você descobrirá quem mais se destaca digitalmente ao falar de livros e poderá se inspirar, seguir e até mesmo contratá-los para parcerias, se assim desejam. 

Tipos de influenciadores literários

Para apresentar os 100 influenciadores literários, segmentamos os perfis em três categorias:

  • Escritores;
  • Recomendação de livros, leitura coletiva e outros;
  • professores de língua portuguesa.

É bem verdade que cada influenciador possui sua própria linha de comunicação, com diversas particularidades, entretanto, para facilitar sua leitura entendemos que estas são as três grandes categorias relativas ao nicho literário.

Essa divisão permitirá que você descubra e analise diferentes formas de produção de conteúdo. Enquanto uns produzem diversos conteúdos diariamente e com grande cuidado para o designer das imagens, outros influenciadores são mais moderados e “despreocupados” com a ornamentação do feed.

Quem são os influenciadores literários no Guia?

O texto ficaria extenso se citarmos todos os influenciadores literários. Para conhecer em detalhes cada nome, recomendamos que você baixe o e-book e conheça todos os perfis que selecionamos.

Como baixar o Guia dos 100 influenciadores literários para acompanhar em 2023

guia dos 100 influenciadores literários para acompanhar em 2023

O Guia pode ser baixado gratuitamente, basta clicar no link: CDA | Guia dos 100 influenciadores para acompanhar em 2023.

Publique gratuitamente no Clube de Autores

O Clube de Autores é a primeira e maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa do mundo, contando com aproximadamente 80 mil livros publicados, o que representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022. 

Publique o seu livro conosco gratuitamente e faça parte da maior comunidade de autores independentes do Brasil, com mais de  58 mil autores espalhados pelo mundo. 

Por aqui, você tem a vantagem de ter o livro distribuído nos maiores e-commerces e marketplaces do Brasil e da Europa.

PUBLIQUE AGORA MESMO

Espero que tenha gostado do texto de hoje. Até breve!

Assine a Nossa Newsletter

Um comentário em “Conheça: Guia dos 100 influenciadores literários para acompanhar em 2023

  1. Tenho um planejamento de vida, escrever livros como autor independente, por isso, eu preciso do Clube dos Autores para publicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *