claudio-brito

Como construir uma carreira de escritor

O escritor moderno – seja ele independente ou não – é muito mais que uma máquina de criação de histórias. Claro: a competência dele em estruturar enredos envolventes, em criar personagens marcantes e atmosferas literárias sedutoras é um pré-requisito básico, essencial para se iniciar qualquer tentativa de construção de carreira.

E há, claro, uma série de referências que podem ser captadas pela própria literatura e por inúmeros cursos de técnicas de narrativa que certamente conseguem ajudar. 

Mas é preciso ir adiante. 

Habilidades necessárias de um escritor

Se você ouviu os episódios anteriores daqui do podcast, sabe que um autor precisa entender de SEO – ou otimização de motores de busca como o Google -, precisa saber gerar conteúdo recorrente, precisa aprender a dominar redes sociais, precisa ter ao menos noções básicas de publicidade e mídia, mesmo que na Internet. O escritor precisa conseguir planejar uma campanha eficiente gastando o mínimo possível, precisa abrir uma base de seguidores suficiente para que sua palavra escrita consiga escoar com maior facilidade para os olhos de leitores em todos os cantos do mundo. 

Tudo isso que eu disse pode ser traduzido de maneira simples: o escritor moderno precisa aprender a ser uma empresa, uma start-up, com tudo o que envolve a sobrevivência de um empreendimento novo. 

Seu produto é sua história. Mas, assim como no mundo convencional, produtos não se auto-vendem. Precisam de marketing. Precisam de matemática. Precisam de gestão. 

E isso, friso com base nos mais de 14 anos de Clube de Autores, não é nada opcional – ao menos não se o seu desejo for construir uma carreira em cima das letras e se transformar em referência literária. Há muito o que ser feito – mas a boa notícia é que todo o conhecimento necessário está aí, à disposição, com custos baixíssimos ou mesmo gratuito, pela Internet. Resta a você o árduo trabalho – e é árduo mesmo, não faz sentido nenhum negar – de arregaçar as mangas. 

Nosso convidado: Cláudio Brito

claudio-brito
Cláudio Brito, convidado do Pensática Podcast, episódio 49

Aqui, no Pensática Podcast, já falamos com profissionais dos mais diversos setores de mercado… mas falta um perfil que pode agregar bastante a você, autor independente.

Entra em cena o convidado de hoje, um amigo de longa data e que inclusive foi fundamental na vinda do Clube de Autores para a Europa, Cláudio Brito. 

Claudio é especialista focado na alta performance de mentores. Ou seja: ele é uma espécie de guru dos gurus corporativos, o que traz implícito um conhecimento fora de série sobre como gerir uma carreira em todos os aspectos, dos mais práticos aos mais subjetivos. 

Especializado em Marketing Digital pela Fecap-SP e em Dinâmica dos  Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é  frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e  MIT – Massachusetts Institute of Technology. 

É CEO do Global Mentoring Group, um grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos, e vive hoje às margens do Rio Tejo, em Lisboa, Portugal.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *